fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Fazendeiro sofre dez atentados após fazer denúncias ao Ibama que podem ter motivado Operação Ojuara

Publicado

em

Pecuarista foi parar na UTI duas vezes; o filho teve os dois pulmões perfurados

Freud Antunes, especial para o Diário do Acre

Proprietário da Fazenda São José, no seringal São Domingos, a 40 quilômetros da fronteira com o estado de Rondônia, José Roberto Passos foi um dos autores das denúncias que podem ter resultado na Operação Ojuara, da Polícia Federal. Vítima de dez tentativas de homicídio, ele as atribui às queixas encaminhadas ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O dono da propriedade que mede 13,4 mil hectares, localizada do lado acreano da fronteira, próximo à Ponta do Abunã e ao Sul do Amazonas, Passos afirma que por várias vezes os madeireiros, apoiados por 80 ou 100 homens armados, invadiram sua área de terra para derrubar árvores e roubar as toras.

Após tantas denúncias, ele conta que os madeireiros voltaram a contratar pistoleiros e o filho dele, Adans Luiz Oliveira Passos, acabou sendo o alvo da tocaia. Luiz teve os dois pulmões perfurados durante o tiroteio, cometido em Rio Branco, no ramal Brindeiro, na Vila Acre.

“Identifiquei todo mundo, mas como o próprio órgão que cuidava está envolvido, o Ibama, aí, toda vez que fazia uma denúncia eu sofria um atentado. Sofri os últimos três atentados, e dessa última vez atiraram no meu filho, mas era pra mim. Meu filho está com os dois pulmões perfurados. O atentado foi no dia 22 (de abril deste ano)”, disse.

Luiz dirigia uma caminhonete com películas escuras nos vidros das janelas, e certamente foi alvo dos disparos porque acabou confundido com o pai.

O próprio Passos, vítima de outros crimes semelhantes – sendo um deles em 2017 –, teve a caminhonete metralhada por 118 tiros, tendo sido atingido por quatro e o filho por outros seis.

“Essa foi a décima vez, e por três vezes tive que vir para a UTI [Unidade de Tratamento Intensivo]”, conta.

Passos diz ter perdido metade dos órgãos devido às recorrentes tentativas de homicídio: rins, baço e pulmão. Ele também foi atingido no fígado.

Sempre que tinha invasão, eu procurava meus direitos, ia ao Ibama. Tempos depois eu sofria outro atentado. De tocaia, sofri quatro atentados na fazenda, duas em Extrema, três na California e uma aqui [em Rio Branco]”, diz emocionado por ter sonhado com projetos produtivos para área, os quais não pôde executar.

Além da violência de que ele e o filho foram vítimas, o fazendeiro afirma ter sofrido com o prejuízo de R$ 10 milhões – parte dos quais provenientes de multas aplicadas pela derrubada de madeira feita por invasores.

“[Na localidade] A única terra documentada é a minha. Estava com quatro projetos lá. O problema meu não foi sem-terra. Meus problemas são os pistoleiros e a ganância dos madeireiros. Tudo pela ganância dos madeireiros, inclusive uns já estão preso”, afirmou.

Roberto explicou ter mais de 200 queixas registradas em diferentes órgãos. Além do Ibama, ele teria procurado o Ministério Público Estadual, o Ministério Público Federal, as polícias de Rondônia, Amazonas e do Acre.

Operação Ojuara

A Operação Ojuara, deflagrada nesta semana pela Polícia Federal (PF), prendeu servidores do Ibama, Policiais Militares e fazendeiros acusados de crimes ambientais.

Os servidores do Instituto são acusados de fornecer informações sobre operações que seriam realizadas ou de preencher os autos de infração de forma errada para facilitar o ajuizamento de recursos para a anulação das punições

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Pais protestam por falta de ar-condicionado na escola Ayrton Senna

Publicado

em

Foto: David Medeiros

Pais e familiares de alunos da escola estadual Ayrton Senna, em Rio Branco, realizaram uma manifestação nesta sexta-feira (9) para denunciar a dificuldade enfrentada pelos estudantes devido à falta de climatização nas salas de aula. A principal reivindicação é a reativação dos aparelhos de ar condicionado, que não estão funcionando por problemas na estrutura elétrica da unidade.

De acordo com o professor Lucivaldo, cerca de 400 alunos estudam na escola, distribuídos entre os turnos da manhã, tarde e noite. “O problema não é só nos aparelhos, mas na fiação antiga. Quando todos os ares são ligados, começa a pipocar. Já foi feita manutenção, mas o sistema elétrico da escola não suporta”, explicou o educador.

Durante o protesto, pais relataram que os filhos têm passado mal por conta do calor. “Eles chegam em casa com dor de cabeça, às vezes pedem para ir embora porque não suportam o calor. As salas têm mais de 30 alunos, não tem condições”, afirmou Ana, mãe de um dos estudantes.

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) informou que está elaborando o projeto de instalação de uma subestação elétrica para atender a demanda da escola, mas ainda não há prazo definido para a conclusão. A pasta também afirmou que a equipe de manutenção acompanha a situação e trabalha para restabelecer o funcionamento dos equipamentos o mais breve possível.

 

VEJA O VÍDEO:

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Rio Branco e Assermurb se enfrentam em busca da recuperação

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: O meia Kekel (d) confia na primeira vitória do Rio Branco

Rio Branco e Assermurb se enfrentam nesta sexta, 9, a partir das 15 horas, no Florestão, pela primeira fase do Campeonato Estadual Sub-20 em busca da recuperação. O Rio Branco perdeu na estreia para o Santa Cruz e a Assermurb foi goleada pelo Galvez.

Rio Branco com desfalques

O Rio Branco não poderá contar com o volante Riquelme e o atacante Kikinha, ambos lesionados, no confronto.

O técnico Tony Pantera deixou para definir os titulares do Rio Branco somente no Florestão.

Elenco foi cobrado

O elenco do Rio Branco foi bastante cobrado durante a semana de treinamentos no José de Melo, inclusive, com reuniões entre a comissão técnica e os atletas.

Tentar recuperação

O técnico da Assermurb, Raimundo Rocha, comandou alguns treinamentos após a estreia e a meta é tentar a recuperação no torneio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

São Francisco e Galvez disputam liderança do Estadual

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Galvez goleou na estreia e faz o segundo jogo cercado de expectativa

São Francisco e Galvez fazem nesta sexta, 9, a partir das 17 horas, no Florestão, um duelo pela liderança da fase de classificação do Campeonato Estadual Sub-20. As duas equipes venceram na estreia e o confronto de logo mais pode significar muito na luta pela classificação.

São Francisco

O técnico Geovani Silva realizou ajustes no São Francisco durante os trabalhos da semana. A parte ofensiva ganhou uma atenção especial principalmente nas finalizações.

Galvez

Depois de golear na estreia, o treinador Eriano dos Santos procurou treinar a parte defensiva da equipe e exigiu mais concentração de todos os atletas.

“Pegamos dois gols na estreia e da forma como ocorreu não pode acontecer. Essa situação em um jogo equilibrado será fatal”, avaliou o técnico do Imperador.

Comentários

Continue lendo