Cotidiano
Farmácias no AC vão divulgar canais de denúncia para vítimas de violência doméstica
Ação é parte da Campanha Sinal Vermelho, que ajuda vítimas de violência doméstica no país. Conselho Regional de Farmácia (CRF) estuda desenvolver um código para que a vítima denuncie a violência.

Farmácias no AC vão divulgar canais de denúncia para vítimas de violência doméstica — Foto: Alcinete Gadelha/G1 AC
Por Aline Nascimento
As farmácias do Acre vão começar a divulgar nos estabelecimentos os canais de denúncias para as vítimas de violência doméstica do estado.
A ação faz parte da Campanha Sinal Vermelho, que vai ser lançada no próximo dia 10 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
No Acre, a campanha que amplia os canais de denúncia foi aderida pelo Conselho Regional (CRF) e o Sindicato de Farmácias do estado.
No último dia 2, houve uma reunião virtual com representantes da Coordenadoria Estadual das Mulheres, do Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC), CRF, empresários e outros parceiros e foram traçadas estratégias para ajudar as vítimas do estado.
“O Conselho vai trabalhar a sensibilização dos estabelecimentos comerciais. Vamos começar um planejamento de comunicação com os estabelecimentos e, obviamente, fazer uma orientação de como a pessoa pode usar a infraestrutura do estabelecimento para se defender ou gerar uma denúncia”, destacou o diretor-executivo de farmácias, Robson Fugihara.
Fugihara acrescentou que a fixação de cartazes com os canais de denúncias começam na próxima semana. Porém, já há divulgação nas redes sociais e páginas do Conselho.
Códigos
Outro passo estudado é a criação de um código para que a vítima, ao chegar ou ligar em uma farmácia, por exemplo, utilize para sinalizar que está sofrendo algum tipo de violência doméstica.
Até o momento, segundo o diretor do CRF, é debatido que a vítima sinalize com uma marca de batom vermelho em uma das mãos. Fugihara explicou que há três passos para ajudar as vítimas.
“O primeiro é divulgar os canais de denúncias, seja pelo telefone ou rede social. Temos uma população muito acessível nas farmácias, vamos divulgar em massa os canais de denúncia e sempre vai ter um cartaz com as orientações. O segundo plano é da denúncia. A pessoa vai chegar com uma marcação, uma marca vermelha de batom na mão e vai sinalizar para o pessoal da farmácia”, ressaltou.
O diretor acrescentou que haverá todo um treinamento e capacitação desses profissionais para que possam ajudar a vítima. Segundo ele, não está definido que será mesmo uma marca de batom na mão que servirá como código.
“Estamos estudando também um terceiro passo, que a pessoa vai ligar na farmácia e perguntar, por exemplo, se tem máscara vermelha. Com isso, vamos saber que é vítima de alguma violência. Vamos trabalhar com códigos. Estamos estreitando qual o melhor para contemplar a sociedade”, concluiu.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.
Comentários
Cotidiano
Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título
Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.
“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.
Grupos do feminino
A
AVQ
Jotas
Teles
Epitaciolândia
B
Tarauacá
Feijó
Cruzeiro do Sul
Mâncio Lima
Chaves do masculino
“A”
Feijó
Teles
Epitaciolândia
Tarauacá
“B”
Corpo
AVQ
Cruzeiro do Sul
Rodrigues Alves

Você precisa fazer login para comentar.