Cotidiano
Farmácias no AC vão divulgar canais de denúncia para vítimas de violência doméstica
Ação é parte da Campanha Sinal Vermelho, que ajuda vítimas de violência doméstica no país. Conselho Regional de Farmácia (CRF) estuda desenvolver um código para que a vítima denuncie a violência.
Por Aline Nascimento
As farmácias do Acre vão começar a divulgar nos estabelecimentos os canais de denúncias para as vítimas de violência doméstica do estado.
A ação faz parte da Campanha Sinal Vermelho, que vai ser lançada no próximo dia 10 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
No Acre, a campanha que amplia os canais de denúncia foi aderida pelo Conselho Regional (CRF) e o Sindicato de Farmácias do estado.
No último dia 2, houve uma reunião virtual com representantes da Coordenadoria Estadual das Mulheres, do Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC), CRF, empresários e outros parceiros e foram traçadas estratégias para ajudar as vítimas do estado.
“O Conselho vai trabalhar a sensibilização dos estabelecimentos comerciais. Vamos começar um planejamento de comunicação com os estabelecimentos e, obviamente, fazer uma orientação de como a pessoa pode usar a infraestrutura do estabelecimento para se defender ou gerar uma denúncia”, destacou o diretor-executivo de farmácias, Robson Fugihara.
Fugihara acrescentou que a fixação de cartazes com os canais de denúncias começam na próxima semana. Porém, já há divulgação nas redes sociais e páginas do Conselho.
Códigos
Outro passo estudado é a criação de um código para que a vítima, ao chegar ou ligar em uma farmácia, por exemplo, utilize para sinalizar que está sofrendo algum tipo de violência doméstica.
Até o momento, segundo o diretor do CRF, é debatido que a vítima sinalize com uma marca de batom vermelho em uma das mãos. Fugihara explicou que há três passos para ajudar as vítimas.
“O primeiro é divulgar os canais de denúncias, seja pelo telefone ou rede social. Temos uma população muito acessível nas farmácias, vamos divulgar em massa os canais de denúncia e sempre vai ter um cartaz com as orientações. O segundo plano é da denúncia. A pessoa vai chegar com uma marcação, uma marca vermelha de batom na mão e vai sinalizar para o pessoal da farmácia”, ressaltou.
O diretor acrescentou que haverá todo um treinamento e capacitação desses profissionais para que possam ajudar a vítima. Segundo ele, não está definido que será mesmo uma marca de batom na mão que servirá como código.
“Estamos estudando também um terceiro passo, que a pessoa vai ligar na farmácia e perguntar, por exemplo, se tem máscara vermelha. Com isso, vamos saber que é vítima de alguma violência. Vamos trabalhar com códigos. Estamos estreitando qual o melhor para contemplar a sociedade”, concluiu.
Comentários
Cotidiano
Mulher condenada por associação criminosa é presa pela Polícia Civil em Tarauacá
A ordem judicial foi emitida pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas de Rio Branco/AC. A condenação dela já foi transitada e julgado, cuja pena é de seis anos de prisão em regime fechado.
Uma mulher, natural do município de Cabo de Santo Agostinho (PE) foi presa na manhã desta sexta-feira, 31, por agentes da Polícia Civil do Acre (PCAC) na cidade de Tarauacá, por força de um mandado de prisão, emitido pela Justiça do Acre.
A criminosa, das iniciais M.T.D.S. de 34 anos, estava se escondendo na cidade de Feijó/AC. A ordem judicial foi emitida pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas de Rio Branco/AC. A condenação dela já foi transitada e julgado, cuja pena é de seis anos de prisão em regime fechado.
Após as formalidades legais em sede policial, a mulher foi colocada à disposição da Justiça, e em seguida será encaminhada ao sistema prisional.
Comentários
Cotidiano
Polícia Civil prende mais duas pessoas ligadas ao tráfico de drogas, em Cruzeiro do Sul
Após empreenderem diligências pelo bairro da Cohab para capturar um homem, das iniciais C.A.N., 34 anos, que estava com mandado de prisão em aberto, os agentes prenderam em flagrante uma mulher
Na manhã desta sexta-feira, 31, a Polícia Civil do Acre (PCAC) prendeu duas pessoas na cidade de Cruzeiro do Sul por envolvimento com o tráfico de drogas. Além das prisões, os investigadores também apreenderam significativa quantidade de entorpecentes e utensílios utilizados para o embalo de drogas ilícitas.
Após empreenderem diligências pelo bairro da Cohab para capturar um homem, das iniciais C.A.N., 34 anos, que estava com mandado de prisão em aberto, os agentes prenderam em flagrante uma mulher, das iniciais M.M.S.O., 23 anos, que estava portando drogas na residência dela e dando abrigo ao criminoso, que tinha em seu desfavor dois mandados de prisão, emitidos pela Justiça.
Assim que os agentes deram voz de prisão ao condenado, perceberam uma razoável quantidade de drogas no interior de um móvel na casa da mulher, fato que motivou a prisão dela em flagrante.
Desta forma, mais dois criminosos foram tirados de circulação das ruas de Cruzeiro do Sul. Após os procedimentos de praxe na delegacia, o casal foi encaminhado ao Poder Judiciário, para as devidas providências.
Comentários
Cotidiano
Polícia Civil do Acre cumpre mandados judiciais por violência doméstica em Plácido de Castro
Durante o cumprimento do mandado, as agentes da Polícia Civil prestaram apoio ao Oficial de Justiça da Comarca local, garantindo a segurança da operação.
Na última quinta-feira, 30, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio de sua equipe de policiais femininas, deu cumprimento a mandados judiciais relacionados a crimes de violência doméstica, na cidade de Plácido de Castro.
Os mandados foram expedidos pelo Poder Judiciário após representação criminal do delegado Dr. Leandro Lucas, titular da delegacia do município.
Uma das ações teve como objetivo afastar um agressor do convívio familiar, um trabalho iniciado a partir de medidas adotadas pela Secretaria de Estado da Mulher (SEMULHER). Durante o cumprimento do mandado, as agentes da Polícia Civil prestaram apoio ao Oficial de Justiça da Comarca local, garantindo a segurança da operação.
“A Polícia Civil reforça seu compromisso no combate à violência doméstica, atuando de forma eficaz para proteger as vítimas e garantir o cumprimento da lei”, disse o delegado, Dr. Leandro Lucas.
Você precisa fazer login para comentar.