Conecte-se conosco

Geral

Farmacêutica reinfectada tem complicações pós-Covid: “minha saúde nunca mais foi a mesma”

Publicado

em

“Eu não pegava nem gripe e agora pego qualquer coisa.  Minha saúde nunca mais foi a mesma e agora estou internada com infecção intestinal”

Por Sandra Assunção

A farmacêutica Lauane Cunha de Oliveira, de 26 anos, está internada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cruzeiro do Sul com infecção intestinal.

O problema é resultado de complicação pós-Covid-19. Ela foi contaminada duas vezes pelo coronavírus.

Lauane confirmou a doença pela primeira vez em maio de 2020 e a reinfecção veio em março deste ano. Em nenhuma das vezes ficou internada, mas os sintomas foram fortes nas duas ocasiões: na primeira teve coágulo nos pulmões, falta de ar e  cansaço  extremo. Na segunda, sentiu tontura, náusea e mais uma vez, cansaço extremo.

Ela conta que o estado geral de saúde nunca mais foi o mesmo após a reinfecçao. “Eu não pegava nem gripe e agora pego qualquer coisa. Minha saúde nunca mais foi a mesma e agora estou internada com infecção intestinal”, ressalta, aconselhando às pessoas, que cumpram as medidas sanitárias e de distanciamento como forma de evitar a doença.

Sesacre monitora casos de reinfecçao

A secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) informou que monitora 150 pessoas no  Estado por suspeita de reinfecção da Covid-19. A informação foi dada pela secretária-adjunta de Saúde, Paula Mariano, em entrevista ao jornalismo da TV Acre.

Segundo ela, o Estado aguarda o resultado de amostras enviadas para o Laboratório Evandro Chagas, em Belém,  para saber se novas variantes circulam no Acre. “Estamos aguardando as novas que foram enviadas. Temos ainda a suspeita de reinfecção em 150 pessoas”, contou.

Por enquanto, a farmacêutica Lauane não foi contatada pela Sesacre, que monitora os casos de quem foi infectada mais de uma vez pelo Covid-19.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Policial militar é atropelado durante blitz de trânsito em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Acidente ocorreu no acesso à ponte entre o Boulevard Thaumaturgo e a Avenida Mâncio Lima; motociclista não conseguiu frear ao receber ordem de parada.

Um policial militar foi atropelado durante uma blitz de trânsito realizada nesta segunda-feira (26), em Cruzeiro do Sul. O caso aconteceu no acesso à ponte que liga o Boulevard Thaumaturgo à Avenida Mâncio Lima.

Segundo informações preliminares, os policiais realizavam a abordagem de uma motocicleta quando outra moto se aproximou do local. Ao receber sinal de parada, o condutor, que transportava um garupa, não conseguiu frear a tempo e acabou atingindo o policial, que caiu ao solo.

Com o impacto, os ocupantes da motocicleta também caíram e foram abordados pela equipe que participava da blitz. Até o momento, o comando do Pelotão de Trânsito não informou se o policial ou os envolvidos no acidente sofreram ferimentos.

As circunstâncias do ocorrido devem ser apuradas pelas autoridades competentes.

Comentários

Continue lendo

Geral

Banco de Perfis Genéticos auxilia na identificação de autores de crimes no Acre e confirma dois novos casos por meio de DNA

Publicado

em

Materiais genéticos coletados no Acre foram analisados pelo Núcleo de Genética Forense e inseridos no banco nacional em Brasília. Foto: arquivo/ PCAC

O Banco de Perfis Genéticos auxiliou na identificação de mais dois crimes no Acre após o cruzamento de dados genéticos de indivíduos condenados, inseridos no Banco Nacional da Polícia Federal. A partir do confronto de DNA, foram confirmados um crime contra o patrimônio e um crime de violência sexual, mesmo com os suspeitos já se encontrando presos por outros delitos.

O resultado, conhecido tecnicamente como “match”, ocorre quando há coincidência entre vestígios biológicos coletados em locais de crime e perfis genéticos armazenados nas bases de dados. Essa ferramenta tem se mostrado fundamental para a elucidação de crimes sem autoria definida, inclusive casos antigos que estavam arquivados, ampliando a efetividade das investigações criminais.

No Acre, a coleta de material genético de pessoas condenadas é realizada tanto nas unidades prisionais quanto no Instituto de Análises Forenses (IAF), por peritos do Núcleo de Genética Forense. Enquanto o Banco de Perfis Genéticos Estadual ainda não está plenamente implantado, os perfis são encaminhados para inserção anual no banco federal, por meio de cooperação técnica entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e a Polícia Federal.

Os dois ‘matches’ foram identificados recentemente após os perfis genéticos coletados no estado serem enviados a Brasília e inseridos no Banco Nacional. No primeiro caso, o DNA de um condenado coincidiu com vestígios biológicos encontrados em um local de crime contra o patrimônio. No segundo, a análise genética confirmou a autoria de um crime de violência sexual. Em ambos, os envolvidos já haviam sido condenados por outros crimes.

De acordo com o diretor da Polícia Técnico-Científica do Acre, Mário Sandro Martins, a genética forense tem papel estratégico no fortalecimento da persecução penal. “Nesses dois casos, houve a identificação pelo confronto de DNA utilizando o Banco de Perfis Genéticos. Os materiais coletados no Acre foram enviados para Brasília e inseridos no banco nacional da Polícia Federal, permitindo atribuir mais dois crimes aos suspeitos, um contra o patrimônio e outro de violência sexual, mesmo eles já estando presos”, afirmou.

 

Fonte: PCAC

Comentários

Continue lendo

Geral

Peão de fazenda é esfaqueado durante discussão e sofre tentativa de homicídio no Bujari

Publicado

em

Peão de fazenda é esfaqueado durante discussão e sofre tentativa de homicídio no Bujari

O peão de fazenda Sebastião Vieira Lima Filho, de 34 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite deste domingo (25), durante uma discussão com um colega de trabalho na Fazenda Bela Aliança, localizada no km 65 da BR-364, na zona rural do município de Bujari, no interior do Acre.

De acordo com informações da Polícia, Sebastião estava na companhia do suspeito e de outros trabalhadores quando um desentendimento evoluiu para agressão. Com os ânimos exaltados, o acusado se armou com uma faca e desferiu quatro golpes contra a vítima, atingindo a lateral do tórax, o braço direito, a mão esquerda e a perna esquerda. Após o ataque, o suspeito fugiu do local.

Colegas de trabalho acionaram a Polícia Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que chegou a deslocar uma ambulância de suporte básico. No entanto, devido à distância da fazenda e à dificuldade de acesso ao ramal, agravada pelas fortes chuvas que atingiam a região, a vítima foi colocada em um veículo Fiat Uno, de cor vermelha, e levada por amigos até o Pronto-Socorro de Rio Branco.

Sebastião deu entrada na unidade hospitalar em estado de saúde estável. Policiais militares do destacamento do Bujari estiveram no local, colheram informações e realizaram buscas na tentativa de localizar o suspeito, que até o momento não foi encontrado.

O caso será investigado pela Polícia Civil do município de Bujari.

Comentários

Continue lendo