Conecte-se conosco

Acre

Famílias atingidas por cheias dos rios acreanos poderão receber “bolsa-enchente”

Publicado

em

enchente rio acre-174

O autor do projeto, senador Sérgio Petecão (PSD-AC), quer garantir que, com a ampliação do alcance do cartão, as famílias possam recuperar-se materialmente dos danos sofridos

Famílias vitimadas por desastres naturais poderão receber auxílio financeiro da União, a fim de que possam comprar cestas básicas, medicamentos e produtos de higiene e limpeza durante os períodos de calamidade pública. É o que estabelece o Projeto de Lei do Senado (PLS) 102/2015, que a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) analisa na próxima quarta-feira (1º), às 9h. A matéria tem sido chamada de “bolsa-enchente”.

O crédito será feito no Cartão de Pagamento de Defesa Civil (CPDC), criado em 2011 para garantir agilidade no repasse de recursos do governo para as regiões em situação de emergência. O cartão é concedido exclusivamente ao executivo estadual e municipal, para ações de prevenção e respostas a desastres naturais. Hoje, o uso é exclusivo para a aquisição de material e a contratação de serviços destinados a ações de defesa civil.

enchente rio acre-492

O autor do projeto, senador Sérgio Petecão (PSD-AC), quer garantir que, com a ampliação do alcance do cartão, as famílias possam recuperar-se materialmente dos danos sofridos.

O projeto ainda estabelece que a regulamentação do CPDC ficará a cargo do Executivo, cabendo-lhe identificar as famílias beneficiárias, o valor e a duração do benefício. A matéria conta com o apoio do relator, senador Gladson Cameli (PP-AC), e seguirá para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) em decisão terminativa, se for aprovada na CDR.
Audiências

Constam da pauta também dois requerimentos para a realização de audiências públicas. Uma delas tem como tema a demarcação dos terrenos de marinha. Em seu requerimento, o senador Dário Berger (PMDB-SC) convida para a audiência o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, e a secretária do Patrimônio da União, Cassandra Maroni Nunes. A segunda audiência deve tratar do Porto de Santana, no Amapá. O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), autor do requerimento, pede a presença do secretário de Portos, Edinho Araújo.

(Agência Brasil)

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Prefeito de Rio Branco participa de posse do novo Procurador-geral de Justiça do MPAC

Publicado

em

 

<p>The post Prefeito de Rio Branco participa de posse do novo Procurador-geral de Justiça do MPAC first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco lança oficialmente o Carnaval 2026 com festa, tradição e alegria

Publicado

em

<p>The post Prefeitura de Rio Branco lança oficialmente o Carnaval 2026 com festa, tradição e alegria first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Juruá atinge 13,49 m e afeta 6,6 mil pessoas em Cruzeiro do Sul; tendência é de vazante a partir desta segunda (2)

Publicado

em

Água atingiu 26 bairros e comunidades, mas não houve remoção de famílias; nível já baixa em Marechal Thaumaturgo e Porto Walter

Cheia do Rio Juruá afeta 26 bairros e mais de 6 mil pessoas em Cruzeiro do Sul. Foto: arquivo

O nível do Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, atingiu 13,49 metros na manhã desta segunda-feira (2), afetando cerca de 6.600 pessoas em 26 bairros, comunidades rurais e vilas do município. Apesar da elevação, a Defesa Civil informou que não foi necessário pedir a retirada de nenhuma família de suas casas.

De acordo com Iranilson Neri, coordenador de desastres da Defesa Civil Municipal, a tendência é que o rio comece a vazar ainda hoje (2). Em Marechal Thaumaturgo, a vazante já ocorre há três dias, e em Porto Walter começou no domingo (1°). O acompanhamento do nível segue diário, com alerta mantido para áreas ribeirinhas.

A cheia histórica no Vale do Juruá ocorre em meio a um período de chuvas intensas no Acre, que também elevou os níveis do Rio Acre em Rio Branco e do Rio Iaco em Sena Madureira. Em todas as regiões, a Defesa Civil mantém monitoramento e estrutura de abrigos para eventuais necessidades.

Os bairros, comunidades rurais e vilas afetadas pela enchente do Juruá:
Onze bairros:

Remanso, Várzea, Olivença, Mitirizal, Beira Rio, Lagoa, Manoel Terças, Cruzeirinho, São Salvador e Saboeiro Centro.

Doze comunidades rurais:

Centrinho, Tapiri, Humaitá do Moa, Praia Grande, Laguinho, Florianópolis, Laguinho do Carvão, Estirão do Remanso, São Luiz, Lago do Sacado, Simpatia e Ramal do Escondido.

Três vilas:

Lagoinha, Assis Brasil e Santa Rosa.

Três rios afetados:

Croa, Juruá Mirim e Valparaíso.

Segundo a Defesa Civil, não houve nenhum pedido de retirada de família de casa e a tendência é de que o manancial comece a apresentar vazante até o final do dia. Foto: arquivo

Comentários

Continue lendo