Conecte-se conosco

Cotidiano

Família faz campanha em busca de irmão desaparecido há 40 anos

Publicado

em

O professor Marcos Batista, 48 anos, usou as redes sociais, pelo oitavo ano seguido, em busca de realizar o sonho da família: reencontrar Antônio José Batista, um dos irmãos que eles procuram há 40 anos – desde 1981. A história, inclusive, foi exibida recentemente em rede nacional, no programa Balanço Geral da Rede Record.

Batista disse que ele tinha 8 anos de idade quando José, já com 21 anos, resolveu deixar a cidade de Sena Madureira, no interior do Acre, para, como ele mesmo dizia, conhecer e desbravar o mundo, no entanto, nos primeiros anos eles mantiveram contato através de cartas enviadas mensalmente. “Ele vivia dizendo que iria conhecer todas as cidades do Brasil e do mundo inteiro, saiu numa moto dele, só com uma mochila, veio para Rio Branco, depois foi para Porto Velho (garimpo), depois passou 5 anos mandando carta, sempre em cidades diferentes”, declarou.

Contudo, mesmo em contato constante com a família, Batista relatou que José nunca forneceu seu endereço físico aos familiares, que alegam que a estratégia era para despistar. “Ele nunca disse o endereço. Sempre na carta tinha escrito, em trânsito, entre as cidades ele passou por Itaituba, Belém e, por último, Juazeiro do Norte”, ressaltou.

O professor revelou que na última carta escrita pelo irmão, José afirmou que aquele manuscrito seria a última, pois dali por diante, não mais mandaria notícias. No entanto, ele deixou uma mensagem final, nela, ele garantiu à família que um dia retornaria no dia de natal, fato que os familiares aguardam há 40 natais. “Na última carta, ele mandou foto, estava com estilo hippie e disse que não nos mandaria mais notícias a partir daquela data, que não nos preocupássemos, que um dia, no Natal, ele voltaria. E assim, estamos esperamos há 40 Natais. E nunca perderemos a fé e esperança. Meus pais morreram esperando. E continuaremos esperando”, comentou Marcos, o irmão caçula.

Contudo, após alguns anos, a única pista da família sobre o paradeiro de José foi relatos de uma prima, que disse ter visto Antônio na cidade de Rondônia vendendo bijuterias em uma praça pública, porém, ao questionar o vendedor, ele negou que seria o familiar procurado.

Pais morreram à espera do filho

Com a notícia de que Antônio poderia estar em Rondônia, a matriarca da família, Diná Alves Batista, decidiu se deslocar para a cidade vizinha, mas, para isso, ela teve que se desfazer de um imóvel da família, um terreno. Todavia, após um determinado período de buscas, Antonio José mais uma vez, não foi encontrado.

Uma das irmãs, Angela Batista, contou que José ao perceber que estava perto de ser encontrado pela mãe, fugiu da cidade. “Ele soube que a moça [prima] havia avisado pra minha mãe e foi embora”, disse.

Em um gesto de amor e saudades do irmão, Angela contou que sua filha homenageou seu neto com o nome de José Antônio. “Eu pedi e ela colocou o nome dele”.

A mãe de José Antônio faleceu há alguns anos, assim como o pai, Antonio Batista dos Santos. Marcos disse que antes da mãe ir a óbito em decorrência de um câncer, ela passou cerca de 31 dias em um leito da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e nesse período, ela só tinha um pensamento: encontrar o filho pela última vez. “Ela dizia, encontre o José Antônio”, argumentou.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Prefeitura de Capixaba doa dois lotes ao Estado para construção da Delegacia da Polícia Civil

Publicado

em

Áreas somam mais de 1,1 mil metros quadrados e doação prevê cláusulas de reversão caso a obra não seja executada

Foto: Reprodução/Internet

A Prefeitura de Capixaba publicou no Diário Oficial desta quarta-feira (14) a Lei Municipal nº 984/2026, que autoriza a doação de dois lotes urbanos pertencentes ao município ao Estado do Acre. As áreas serão destinadas à construção da sede da Delegacia Geral da Polícia Civil no município.

De acordo com a legislação, os dois lotes são contíguos e estão localizados na rua Cristiane Vicente Cardoso, sem número. O primeiro imóvel, de matrícula nº 228, possui área total de 625 metros quadrados, enquanto o segundo, matrícula nº 229, tem 500 metros quadrados. Ambos foram desmembrados de áreas maiores e tiveram suas confrontações e limites definidos conforme certidões imobiliárias anexas à lei.

A norma estabelece que todas as despesas relacionadas à infraestrutura dos imóveis doados ficarão sob responsabilidade do Estado do Acre, isentando o município de quaisquer custos. A doação é condicionada à finalidade prevista e prevê que, caso as obras não sejam iniciadas no prazo de até dois anos após o registro em cartório, os imóveis retornarão automaticamente ao patrimônio municipal.

A escritura pública de doação deverá conter cláusulas de inalienabilidade e impenhorabilidade pelo prazo de dez anos, além de dispositivos que garantem a reversão dos lotes ao município em casos de não início das obras, não funcionamento da unidade policial, encerramento das atividades ou desvio de finalidade.

Em situação de reversão, o Estado poderá retirar apenas benfeitorias de fácil remoção, bens móveis e utensílios, dentro do prazo estipulado pela prefeitura. Já as benfeitorias úteis ou necessárias incorporadas ao imóvel não poderão ser removidas nem gerarão direito a indenização.

A lei também autoriza a utilização dos lotes como garantia em financiamentos voltados à construção da delegacia ou à aquisição de equipamentos, desde que mantida a cláusula de reversão, por meio de hipoteca em segundo grau, conforme a legislação federal vigente.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Erick Rodrigues confirma últimos treinamentos do elenco vascaíno

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: O atacante Titô deve ser um dos titulares na estreia

O técnico Erick Rodrigues confirmou a programação de treinamentos do Vasco visando o jogo de estreia no Campeonato Estadual. A partida contra o Rio Branco será disputada no sábado, 17, às 15 horas, no Tonicão.

“Vamos realizar mais três treinos. É fundamental movimentar os atletas e repetir os trabalhos para podermos fazer um grande jogo”, afirmou o treinador.

Antecipou pagamento

A diretoria do Vasco antecipou o pagamento do mês de janeiro nesta terça, 12.

“O objetivo é valorizar e motivar o grupo para o início do campeonato. A nossa meta é a conquista do título”, declarou Erick Rodrigues.

Elenco imunizado

O elenco do Vasco foi imunizado nesta quarta, 13, contra Gripe e Covid. O trabalho foi realizado pela equipe da URAP Rozangela Pimentel, do bairro Calafate.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Maurício Carneiro espera liberação de Marcos Júnior para definir o Galvez

Publicado

em

Foto Gilson Melo: Maurício Carneiro vai fazer os últimos ajustes no Imperador

O técnico Maurício Carneiro comanda um trabalho tático nesta quarta, 14, e vai definir os titulares do Galvez para o confronto contra o São Francisco. A estreia do Imperador será nesta quinta, 15, às 19 horas, no Tonicão.

O meia Marcos Júnior, principal contratação do Imperador, ainda não foi liberado pela Federação Paulista de Futebol e é a única dúvida.

Daniego integrado

Depois de resolver problemas particulares, o atacante Daniego retornou aos treinamentos no Imperador. O atleta é um remanescente do elenco vice-campeão em 2025.

Lutar pelo título

O presidente do Galvez, Igor Oliveira, afirmou ter montado o elenco da atual temporada para lutar pela conquista do título.

“Realizamos um grande investimento e temos objetivos ousados para 2026”, declarou o dirigente.

Comentários

Continue lendo