Acre
Falta de dinheiro no mercado é preocupação para 49% dos empresários rio-branquenses, aponta pesquisa Fecomércio-AC

Para 49% dos empresários, a “falta de dinheiro no mercado” é o fator mais preocupante para as vendas no primeiro semestre de 2024 na capital acreana. Os dados são de pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio-AC), em parceria com o Data Control Instituto de Pesquisa. O estudo tem como base dados levantados no último dia 22 de janeiro com 101 empresários do comércio.
Ainda segundo o levantamento, 22,4% demonstraram preocupação com os níveis de endividamento da população de rio-branquense, além de 10,2%, preocupados com a as cargas tributárias; 5,4%, com o elevado índice de violência à integridade física e patrimonial registrado no município. Outros 4,8% afirmaram consternação quanto ao aumento da concorrência de mercado.
Ainda com relação às ameaças para as vendas do comércio de Rio Branco, têm-se o comércio eletrônico (2,7%), o comércio informal (2,7%) e outras ameaças (2,7%).
Como estratégia para aumento de vendas, a “melhora na qualidade de estoque” representa a melhor tática para 29,5% dos empresários pesquisados. Outros 20,1% se mostraram favoráveis a mais investimentos em promoções; 17,4% devem apostar em mais propagandas e; 14,1%, em preços baixos. No mais, 9,4% admitem sobre mais facilidades para vendas a crédito e 6,7% em mais prazo para o cliente. Por fim, 2,7% manifestam disposição em trabalhar com premiação para cliente.
Segundo o levantamento, para o comércio local, a atividade do grande comércio prejudica em muito a atividade do comércio de menor porte, tanto pela capacidade de sobrepor vantagens comparativas dos produtos em promoção (31,7%), assim como ter maior potencial para atrair novos clientes (26,7%). Entretanto, tem os empresários que admitem mais facilidade para fidelização de clientes pelo comércio de menor porte (21,8%) e aqueles que entendem haver maior preferência do cliente para o comércio de bairros (19,8%).
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale

Você precisa fazer login para comentar.