Conecte-se conosco

Cotidiano

Ex-prefeito de Xapuri é eleito presidente do Conselho Nacional dos Extrativistas

Publicado

em

Os extrativistas ainda debateram os prejuízos causados pelos danos ambientais produzidos por desmatamentos e queimadas ilegais

Por Raimari Cardoso - Correspondente em Xapuri - AC

Júlio Barbosa de Aquino, ex-prefeito de Xapuri e atual secretário-geral da Associação dos Moradores da Reserva Extrativista Chico Mendes no município (Amoprex), foi eleito presidente do Conselho Nacional dos Povos Extrativistas e Comunidades Tradicionais da Amazônia (CNS), antigo Conselho Nacional dos Seringueiros, para o quadriênio 2020-2023.

A eleição de Barbosa se deu durante o IV Congresso Nacional do CNS, entidade criada em 1985, em decorrência da luta liderada por Chico Mendes. O encontro, que começou na última terça-feira, 5, em Brasília (DF), e se encerrou na quinta-feira, 7.

O congresso promove debates sobre a segurança dos territórios extrativistas ameaçados, segundo os dirigentes do CNS, pela desestruturação da política ambiental e pela paralisação dos programas econômicos e sociais de apoio à economia da floresta.

Os extrativistas ainda debateram os prejuízos causados pelos danos ambientais produzidos por desmatamentos e queimadas ilegais, e sobre a perda dos meios de vida contaminados pelo óleo no Nordeste.

Na noite desta quarta-feira, 6, na Esplanada dos Ministérios, os extrativistas realizaram um protesto batizado de “Porongaço”, em defesa dos seus territórios e contra a política governamental de incentivo aos desmatamentos, queimadas, garimpagem e extração ilegal de madeira. Os manifestantes se concentraram em frente à Catedral de Brasília e caminharam portando em suas cabeças porongas usadas por seringueiros para percorrer a floresta à noite.

Eles caminharam até a Praça dos Três Poderes onde no Panteão da Pátria depositaram uma coroa de flores em homenagem a Chico Mendes, líder seringueiro que tem seu nome gravado no “Livro dos Heróis da Pátria”.

Nesta quinta-feira, 7, foi realizada, na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, uma audiência pública sobre defesa territorial e políticas públicas para as populações extrativistas.

A audiência, solicitada pelo deputado Airton Faleiro (PT-PA), teve a participação de representantes do Ministério do Meio Ambiente, do Ministério Público Federal, do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Governo Bolsonaro

O novo presidente do Conselho Nacional dos Povos Extrativistas diz que o enfrentamento ao governo Bolsonaro é o grande desafio do movimento.

Segundo ele, o governo tem uma visão equivocada da área por achar que as políticas ambientais são empecilhos para o agronegócio.

“O Brasil é um país continental. Nós não podemos olhar apenas para o agronegócio. A Amazônia é muito importante e tem uma população que trabalha valorizando a floresta, os produtos da sociobiodiversidade. Acho que com esse governo nossos desafios são maiores, porque não podemos deixar que nosso legado construído com muito sacrifício seja destruído por um governo que não tem noção do que está dizendo sobre os povos da Amazônia”, criticou Júlio Barbosa em entrevista ao site Vermelho.

Ainda na quinta-feira, as lideranças extrativistas se reuniram com os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Publicado

em

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título

Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.

“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.

Grupos do feminino

A

AVQ

Jotas

Teles

Epitaciolândia

B

Tarauacá

Feijó

Cruzeiro do Sul

Mâncio Lima

Chaves do masculino

“A”

Feijó

Teles

Epitaciolândia

Tarauacá

“B”

Corpo

AVQ

Cruzeiro do Sul

Rodrigues Alves

Comentários

Continue lendo