Conecte-se conosco

Geral

Ex-Comandante Geral do Acre, cadete de Fontoura, recebe medalha Mérito Tiradentes

Publicado

em

Rebeca Rocha - VC PM

Na manhã desta terça-feira (12), o Comandante-geral da PMPA, Coronel Dilson Júnior, realizou uma cerimônia de condecoração, onde concedeu ao Ex-Comandante-Geral da Polícia Militar do Acre, Coronel Ulysses Araújo, a medalha “Ordem do Mérito Tiradentes”, uma das honrarias mais expressivas da Polícia Militar do Pará.

A cerimônia de entrega ocorreu na sede do Quartel do Comando Geral e também contou com a presença do chefe do Estado-Maior Geral, coronel Marcelo Ronald Botelho. O Comandante-Geral, Dilson Júnior, iniciou agradecendo a imensa contribuição dada pelo Coronel Ulysses Araújo citando o trabalho por ele realizado e ainda aproveitou o momento para ressaltar a importância simbólica da medalha Tiradentes, Patrono das Polícias Militares.

Segundo o Comandante-Geral, a entrega da medalha Tiradentes é um reconhecimento ao trabalho feito pelo Coronel Ulysses Araújo que iniciou sua carreira militar aos 19 anos de idade, em Curso de Formação de Oficiais realizado em Belém.

“Esta medalha para nós é muito importante. Por isso, estou retribuindo a honra que você me deu em receber a medalha lá no Acre. E hoje, fico feliz em poder entregá-la para você como um reconhecimento não só pelo seu trabalho aqui, como cadete, mas também pelo trabalho que você desempenhou como Comandante-Geral, da nossa co-irmã, que é a Polícia Militar do Acre”, declarou o Comandante-Geral, Dilson Júnior, enquanto entregava a medalha.

Emocionado, o coronel Ulysses Araújo agradeceu pela honraria e aproveitou para relembrar o momento em que chegou à Belém do Pará para iniciar a carreira na Polícia Militar. O coronel relembra saudosamente que fez parte da Academia Coronel Fontoura, onde integrou a mesma turma em que estavam o Comandante-Geral, Dilson Júnior e o chefe do Estado-Maior Geral, coronel Marcelo Ronald Botelho.

“Me sinto muito honrado em receber esta alta condecoração, pois tive oportunidade de iniciar minha carreira na Polícia Militar aqui no Pará. Então poder retornar aqui, hoje, para receber essa condecoração como reconhecimento dos serviços prestados à sociedade é uma honra imensa!”, ressaltou o coronel Ulysses Araújo.

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Acidente de trânsito sem feridos é registrado em Sena Madureira

Publicado

em

Um acidente de trânsito sem registro de feridos foi registrado no último domingo (8) no município de Sena Madureira, no interior do Acre. A ocorrência foi atendida por equipes do 8º Batalhão da Polícia Militar do Acre.

Segundo informações repassadas pela guarnição, o condutor de um veículo perdeu o controle da direção e acabou colidindo contra um automóvel que estava estacionado. O impacto provocou apenas danos materiais nos veículos envolvidos.

A Polícia Militar do Acre esteve no local para atender a ocorrência e realizar os procedimentos previstos no protocolo. A equipe também acionou a perícia para os levantamentos necessários e efetuou o registro oficial do acidente.

Ainda conforme a corporação, os proprietários dos veículos chegaram a um acordo no próprio local sobre o ressarcimento dos prejuízos causados pela colisão. A solução consensual contribuiu para o encerramento da ocorrência sem necessidade de outras medidas.

Comentários

Continue lendo

Geral

Delegado-geral participa de reunião do Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil em Brasília

Publicado

em

Polícia Civil do Acre marca presença em encontro nacional que debate políticas públicas e integração das forças de segurança no país. Foto: cedida

O delegado-geral da Polícia Civil do Acre, José Henrique Maciel, participou da reunião do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (CONCPC), realizada em Brasília, com a presença do secretário nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo. O encontro ocorreu durante a II Conferência de Segurança Pública, promovida entre os dias 2 e 3 de março de 2026.

A reunião reuniu delegados-gerais de diversas unidades da federação para discutir estratégias de fortalecimento da segurança pública no país, com foco na integração entre as polícias civis e o governo federal. Entre os temas debatidos estiveram o aprimoramento das investigações criminais, o enfrentamento ao crime organizado e a ampliação de políticas públicas voltadas à segurança da população.

Durante o encontro, os gestores também trataram do alinhamento de ações institucionais e do intercâmbio de experiências entre os estados, buscando aprimorar as práticas investigativas e a atuação das polícias judiciárias. A participação da Polícia Civil do Acre reforça o compromisso da instituição em contribuir para a construção de políticas nacionais voltadas ao fortalecimento da segurança pública e ao combate à criminalidade.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Civil do Acre captura um dos maiores atravessadores de drogas do Peru para o Brasil durante operação no Vale do Juruá

Publicado

em

Investigado por tráfico internacional de drogas é preso pela Polícia Civil durante operação estratégica no Vale do Juruá. Foto: cedida

A Polícia Civil do Acre (PCAC) capturou, no último sábado, 7, o nacional A.F.S.F., apontado como um dos maiores atravessadores de drogas do Peru para o Brasil. A prisão ocorreu na periferia de Cruzeiro do Sul, em cumprimento de mandado de prisão expedidos pela Justiça. O proso possuía dois mandados de reclusão por tráfico de drogas.

De acordo com a polícia, o investigado era considerado peça-chave na logística de transporte de entorpecentes que entram no território brasileiro pela região de fronteira, utilizando rotas na região do Vale do Juruá.

A captura ocorreu no âmbito da Operação Alto Juruá, uma força-tarefa deflagrada pela PCAC com foco estratégico na região, abrangendo os municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves.

A operação tem como principais objetivos o cumprimento de mandados de prisão, o fortalecimento das ações investigativas e a prestação de assessoria estratégica ao delegado-geral, além de suporte logístico às operações policiais em andamento na região.

Para intensificar o enfrentamento à criminalidade no Vale do Juruá, a operação conta com reforço no efetivo policial, mobilizando servidores do Gabinete da Direção-Geral, da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e do Núcleo de Investigação Criminal (Neic).

Comentários

Continue lendo