fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Everaldo Gomes, vereadores e associações rurais se reúnem com diretor do Deracre na Capital

Publicado

em

REUNIAO DERACRE-14

Alexandre Lima

Uma comitiva composta por nove vereadores de Brasiléia, representantes de associações rurais e o prefeito do Município de Brasiléia, Everaldo Gomes (PMDB), se reuniram na sala de reuniões do Departamento de Estadas e Rodagens do Acre (DERACRE), juntamente com do diretor, Cristovam Moura, para tratar de melhorias de ramais.

Brasiléia é o município do Acre com a maior malha de ramais, que ultrapassa os 1300 quilômetros, o que torna quase impossível a manutenção de todos com recursos próprios pela prefeitura, fazendo com que seja procurado apoio junto aos governos federal e estadual.

Compartilhando do mesmo problema, nove vereadores e representantes de associações de moradores rurais, juntamente como prefeito Everaldo Gomes, se deslocaram até a sede do Deracre na Capital, para uma importante reunião e tratar da planilha referente aos ramais.

REUNIAO DERACRE-80

Segundo o diretor do Deracre, Cristovam Moura, o governo está ciente dos problemas que passam os municípios do Acre, e destacou os problemas em que o País vem passando, mas que irá procurar meios, junto ao Incra e 7º BEC, para que algumas metas sejam cumpridas.

Cristovam falou das dificuldade do momento, mas está solidário e tentará cumprir metas definidas - Foto: Alexandre Lima

Cristovam falou das dificuldade do momento, mas está solidário e tentará cumprir metas definidas – Foto: Alexandre Lima

Com a chegada do inverno amazônico, a preocupação maior fica para o transporte dos alunos, aja visto que alguns dos ramais ficam quase que impossível trafegar. Muitas dessas metas já foram traçadas em reuniões anteriores, mas alguns entreves estavam atrapalhando o andamento e a continuidade dos trabalhos.

Ficou decido que, tão logo seja terminado os trabalhos no município vizinho de Epitaciolândia pelo 7º BEC, irão se juntar à Prefeitura e com moradores dos ramais para dar apoio em logística e cumprir metas antes do início das chuvas

Everaldo acredita que essa parceria com o governo do Estado irá ser concretizada e quem vai ganhar é o povo da zona rural, que precisa escoar suas produções e os alunos possam ir e voltar tranquilamente para a escola.

Veja vídeo reportagem.

Comentários

Continue lendo

Acre

Domingo será de tempo firme e ensolarado com noites amenas e baixa umidade do ar no Acre

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale

A previsão do tempo para este domingo, 20, aponta para um dia de sol e céu claro em todo o Acre. Influenciado por uma incursão de ar polar, o estado deverá ter tempo firme, seco e ensolarado, sem previsão de chuva. A noite tende a ser fria no leste e sul do estado e amena nas demais regiões.

No leste e sul do Acre que abrange microrregiões como Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira o tempo será marcado pela ausência de nuvens e pelo ar seco. Durante a tarde, a umidade relativa do ar deve atingir índices entre 25% e 35%, caracterizando estado de atenção para a saúde, conforme parâmetros da Organização Mundial da Saúde. Pela manhã, a umidade varia entre 65% e 75%. Os ventos sopram entre fracos e moderados, vindos do sudeste.

Já no centro e oeste do estado incluindo Cruzeiro do Sul e Tarauacá as condições são semelhantes: céu limpo, sol forte ao longo do dia e temperaturas mais amenas à noite. A umidade mínima varia entre 30% e 40% à tarde, enquanto a máxima pode chegar a 85% nas primeiras horas da manhã.

Comentários

Continue lendo

Acre

Linha com cerol mata mulher e fere motociclista no Acre em menos de uma semana

Publicado

em

Dois casos graves envolvendo o uso de linhas com cerol voltaram a expor o perigo dessa prática ilegal no Acre. Em menos de uma semana, uma mulher perdeu a vida e um motociclista escapou por pouco de uma tragédia semelhante. Ambos os episódios reacenderam os debates nas redes sociais para o uso das linhas cortantes, proibidas pela Lei Estadual nº 4.394, de 2024, que veta a fabricação, comercialização e utilização desses materiais no estado.

O caso mais recente ocorreu na tarde deste sábado, 19, em Cruzeiro do Sul. Jéssica Santos, 33 anos, bióloga e esposa de um policial militar, trafegava de moto por uma ladeira no bairro João Alves quando foi atingida no pescoço por uma linha com cerol.

A vítima não resistiu ao corte profundo e morreu antes de receber atendimento médico. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas apenas pôde constatar o óbito. A Polícia Militar isolou a área e acionou o Instituto Médico Legal (IML).

Três dias antes, na quarta-feira, 16, um motociclista foi ferido no pescoço ao ser atingido também por uma linha com cerol no município de Epitaciolândia, interior do Acre. Ele retornava do trabalho com o pai, no bairro Aeroporto, quando foi surpreendido pela linha cortante. Segundo relatos, ele conseguiu desviar instintivamente com a mão e parar a moto, o que evitou ferimentos ainda mais graves. Uma imagem do ferimento circulou em grupos de redes sociais e chamou atenção pela gravidade.

Comentários

Continue lendo

Acre

Poluição do ar ultrapassa o limite recomendado em seis municípios do Acre

Publicado

em

Foto: IQAir/reprodução

Seis municípios do Acre apresentam índices de partículas finas respiráveis acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) na manhã deste domingo (20). As informações da plataforma IQAir, referência em medição de poluição no ar em todo o mundo.

De acordo com a plataforma, Rio Branco tem o pior nível de poluição suspensa no ar entre as cidades acreanas, com 17.8 µg/m³ (microgramas de partículas finas inaláveis por metro cúbico), 3.6 vezes o valor recomendado na diretriz anual da Organização Mundial de Saúde.

Brasiléia tem o segundo pior registro, com 15.7 µg/m³, seguido por Epitaciolândia (10.8 µg/m³). Feijó detectou 11.8 µg/m³, enquanto Cruzeiro do Sul mediu 10.1 µg/m³ e Porto Acre 9.7 µg/m³.

Os municípios do Acre citados nesta matéria recebem a classificação de qualidade do ar “moderada”, cujo a recomendação para a população é que faça o uso de máscaras em atividades externas, que sejam usados purificadores de ar em ambientes fechados, e que sejam evitados exercícios ao ar livre.

As cidades do Acre não citadas estão com classificação de qualidade do ar “boa”, ou não possuem sensores.

*as informações desta reportagem foram consultadas às 8h00, são dinâmicas e podem mudar a qualquer momento.

Comentários

Continue lendo