Acre
Eu vi o tamanho do meu pai quando ele morreu, diz filho de Orleir Cameli

No Conversa Franca desta quinta-feira, 15, o convidado da vez foi o engenheiro civil Orleilson Cameli, o Zico Cameli, filho do ex-governador do Acre Orleir Cameli (in memoriam).
Orleilson, que durante o bate-papo pôde contar alguns feitos de seu saudoso pai, disse durante entrevista que só tomou conta do tamanho do poder político de Orleir após sua morte.
Ele lembrou que seu pai, antes mesmo de ser político, sempre ajudou muito as pessoas.
“Eu fui saber o tamanho do meu pai, pra você ter uma ideia quando ele morreu. Meu pai faleceu em Manaus. Nunca me esqueço. No dia 8 de maio. Era quase 11h, meu pai deu os últimos batimentos cardíacos dele. Lá, ele já estava fora de si, mais ou menos umas 12h. A última vez que a gente já conseguiu falar com ele foi tipo 11h, 11h30, noite do dia anterior. E aí ele veio a óbito naquela manhã. No velório, eu tive que sair e eu fui fazer a volta com o carro por trás da Igreja de Nossa Senhora da Glória, que você dá de frente com o rio Juruá. E ali eu vi a quantidade de catraias, de barquinhos, de batelões lotados. Aquela região ali do rio, tanto do lado do Miritizal quanto do lado daqui, da cidade de Cruzeiro, aqui do lado da igreja, do Mercado, do Mercadão, lá não tinha onde estacionar, atracar mais barquinhos, de tanta gente que encostou ali para poder se despedir do meu pai. Então, ali caiu a minha ficha do tamanho dele. Todos saíram das colocações para se despedir. Eu não tenho medo de dizer que pelo menos 20 mil pessoas, 25 mil pessoas foram se despedir dele ali naquele intervalo de uma madrugada. Com o decorrer do dia até as 16h foi muita gente foi se despedir dele”, conta Orleilson.
Esse outros assuntos você pode acompanhar pelo nosso canal do YouTube.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.