Acre
ETAs operam com vazão reduzida e bairros de Rio Branco são afetados

Foto: Whidy Melo
As Estações de Tratamento de Água I e II (ETA 1 e ETA 2), operadas pelo Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), estão funcionando com vazão abaixo da capacidade máxima. O problema foi registrado nesta segunda-feira (21).
De acordo com o gerente de manutenção do Saerb, Éder Franco, um dos principais motivos da redução foi o rompimento de um PEAD (Polietileno de Alta Densidade) durante a retirada de balseiros na ETA 1. A ETA 2 também enfrenta dificuldades devido ao alto nível de turbidez da água.
“Aqui na captação da ETA 1, a gente está com a vazão reduzida por causa de um ocorrido de ontem, na hora da limpeza da retirada dos balseiros, que acabou quebrando um PEAD. A gente teve dificuldade desde o início do feriado, quando começou a chegar muito balseiro, desceu muito balseiro, e as nossas equipes empenhadas em fazer a limpeza… A gente teve a vazão bem reduzida e, quando foi ontem, quebrou esse PEAD, e a gente está hoje com a vazão de 280 litros. E tem a questão da turbidez também, que impactou tanto na ETA 1 quanto na ETA 2, na captação da ETA 2. Na ETA 2 a gente trabalha com 1.100 litros por segundo e, hoje, lá a gente está com 990, 980 litros por segundo, devido à turbidez da ETA 2, e a ETA 1 é por consequência desse PEAD”, explicou Éder.
Sobre os prazos para normalização do serviço, Éder destacou que a situação depende do nível de turbidez da água, que é monitorado constantemente pela equipe técnica. “Assim, a questão da turbidez… Nosso pessoal que trabalha com tratamento de água está acompanhando de hora em hora para ver, e já consegue subir. Ontem, a gente conseguiu colocar com 1.010, 1.020 litros por segundo, porque eles acompanham isso o tempo todo para ver as condições da água. A turbidez diminuindo, eles já vão aumentando a vazão”, afirmou.
Em relação à ETA 1, os trabalhos de recuperação seguem durante esta segunda-feira (21), com previsão de aumento gradual da vazão. “E aqui na 1, a gente vai trabalhar agora de manhã até a hora do almoço. A gente está com 1 aí bombeando também 450 litros por segundo, 500 litros por segundo no mínimo”, completou.

Foto: Whidy Melo
Com a redução na captação, bairros como Centro, Sobral, Palheiral, Placas e regiões da parte alta da cidade podem sentir os efeitos da diminuição no fornecimento de água. “Aqui a captação da 1, que alimenta a ETA 1, é responsável por abastecer o Central, ali no Palheiral, a parte aqui da Sobral, o centro da cidade e a parte alta, a região do Placas, né? Toda essa região do Custódio é abastecida pela captação da 1.Só que a gente tem uma contribuição da ETA 2 para a ETA 1, né? A gente manda de lá para cá para fazer uma complementação de 300 litros por segundo. Então, a 2 contribui também com a ETA 1, e a ETA 2″, detalhou Éder.
Apesar do impacto, o Saerb afirma que o fornecimento está sendo revezado entre os bairros, de forma a minimizar os prejuízos à população.“A gente tem uma redução, e aí o nosso setor, a nossa gerência de distribuição, trabalha da seguinte maneira: ela vai dividir o prejuízo para todo mundo que está sendo afetado. Hoje teve bombeamento para uma região; vai alternar com aquela que não teve, até a gente conseguir normalizar aqui a captação”, finalizou o gerente.
Em nota , o Serviço de Água e Esgoto (Saerb) informou que a ETA II segue operando com uma vazão de 990 litros por segundo, mesmo após uma leve redução causada pelo aumento da turbidez da água.
Já a ETA I enfrenta instabilidade no sistema, operando com apenas uma bomba em funcionamento, com vazão de 285 litos por segundo. A segunda bomba passará por manutenção devido à quebra do tubo de PEAD (Polietileno de Alta Densidade).
A previsão é de que, até às 12h, a ETA I recupere uma vazão entre 480 e 500 litros por segundo, contribuindo para a normalização do abastecimento.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.