fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Estudo mostra o que torna um relacionamento bem-sucedido

Publicado

em

Construir uma união que te faz sentir satisfeito e seguro pode compensar todas essas coisas, escreveu a autora do estudo.

Harmeet Kaur - CNN

Não é com quem você está, mas a dinâmica que vocês têm. 

Essa é a maior conclusão de um estudo referência que explora o que torna os relacionamentos bem-sucedidos, publicado na segunda-feira (27) na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Esteja você procurando por um potencial parceiro deslizando para a direita em algum aplicativo, ou analisando pilhas de dados, como no reality show da Netflix Casamento à Indiana, talvez haja algo para você nas descobertas dos pesquisadores.

Cientistas tentam entender o que faz um relacionamento bom por décadas. Mas a maior parte desses estudos só analisavam algumas variáveis de uma só vez, disse Samantha Joel, líder do estudo e professora assistente na universidade Western em London, província canadense de Ontário, à reportagem

Joel e seus colegas analisaram informações de mais de 11 mil casais, escolhidos a partir de 43 conjuntos de dados que monitoraram esses relacionamentos por uma média de um ano, para determinar até onde seria possível prever a qualidade de um relacionamento e quais medidas seriam utilizadas nessa previsão.

O que eles encontraram é que o seu próprio julgamento de uma relação — ou seja, o quanto você sente que seu parceiro está satisfeito ou o apreço que você tem por ele — diz mais sobre a qualidade desse relacionamento do que a personalidade de cada um.

“Quando o assunto é uma relação satisfatória, a parceria que vocês constroem é mais importante do que o parceiro que você escolhe”, disse Joel.

Em outras palavras, não foque tanto em analisar se uma pessoa se encaixa no seu tipo ou se preenche todos os seus requisitos. Ao invés disso, pense em como vocês estão interagindo com o outro e se a relação lhe dá satisfação.

O que faz um bom relacionamento

Parece que algumas medidas podem prever com mais certeza a qualidade de um relacionamento do que outras.

Os pesquisadores avaliaram a qualidade dos relacionamentos observando características individuais, como idade, gênero, renda e traços de personalidade, bem como características da própria relação, como afeição, conflitos, apoio, entre outras.

A própria percepção de cada um sobre o relacionamento foi responsável por cerca de 45% da satisfação atual sobre a relação no começo do estudo e cerca de 18% ao fim do estudo.

Especificamente, as características do relacionamento que previram melhor a satisfação de cada pessoa foram:

1. Percepção do comprometimento do parceiro;
2. Apreço;
3. Satisfação sexual;
4. Percepção da satisfação do parceiro;
5. Conflitos

As características individuais de cada um, enquanto isso, explicavam cerca de 21% da satisfação com o relacionamento no começo do estudo e aproximadamente 12% ao fim.

As características individuais que melhor previram a satisfação com o relacionamento foram:

1. Satisfação com a vida;
2. Afetividade negativa [maior propensão a sentimentos negativos e baixa autoestima];
3. Depressão;
4. Evasão de apego;
5. Ansiedade em relação ao apego.

“De maneira curiosa, a personalidade do parceiro ou a percepção do parceiro sobre o relacionamento pareceu importar muito pouco”, disse Joel.

E enquanto fatores como a sua personalidade e se você passa por depressão ou ansiedade podem muito bem afetar a qualidade do seu relacionamento, construir uma união que te faz sentir satisfeito e seguro pode compensar todas essas coisas, escreveu a autora do estudo.

“O fato de que características individuais previram a qualidade dos relacionamentos, mas não ofereceram nenhum poder preditivo único além dos fatores relacionais, sugerem que características individuais são importantes, sim, mas seus efeitos na qualidade dos relacionamentos podem ser atribuídos a seus efeitos na dinâmica do relacionamento”, disse Justin Lavner, um psicólogo da Universidade da Geórgia que não estava envolvido no estudo, à reportagem

O que os pesquisadores não conseguiram determinar, contudo, é como a qualidade de um relacionamento pode mudar com o tempo.

O estudo também se apoiou em autoavaliações dos participantes para chegar às conclusões, e Joel disse que pesquisas no futuro deverão explorar se esses resultados seriam diferentes se essas características fossem medidas por estudos de observação ou fisiologia, bem como se essas conclusões se aplicam a casais que não são do Ocidente.

Lavner acrescentou que seria útil saber o quanto fatores externos, como dificuldades financeiras e estresse, poderiam afetar a qualidade de um relacionamento.

O que isso significa para sua vida amorosa

Há algumas conclusões aqui para aplicar em sua própria vida, os especialistas disseram.

Primeiramente, preste atenção à dinâmica do seu relacionamento.

“Para mim, parece que o relacionamento é mais do que a soma de duas partes”, disse Joel. “É a dinâmica do próprio relacionamento, ao invés dos indivíduos que o compõem, que parece ser mais importante para a qualidade dessa união”.

Também vale a pena avaliar seus próprios sentimentos em relação a esse envolvimento.

“Outra conclusão é que essas percepções apontavam a qualidade do relacionamento em um determinado momento, mas o mesmo padrão foi encontrado em um monitoramento subsequente”, disse Lavner. “O que sugere que como você se sente agora pode ser de alguma forma um diagnóstico de quais serão seus sentimentos no futuro”.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Gracyanne revela que Belo antecipou saída de casa após separação: ‘Tinha levado tudo’

Publicado

em

Por

Após anunciar a separação de Belo, Gracyanne Barbosa contou que o pagodeiro decidiu se mudar, de mala e cuia, da mansão do casal. Gracyanne contou ao colunista Lucas Pasin, do UOL, que Belo antecipou a saída de casa e que levou seus pertences na tarde da última terça-feira (23).

“Não estou nem em condições de falar muito. Não sei para onde ele foi. Cheguei [em casa] e ele já tinha levado tudo. É um momento delicado. Estou arrasada. Não sei onde ele está, o que sei é que agora será ainda mais difícil”, disse Gracyanne à coluna.

O clima entre os dois teria azedado após notícias circularem apontando diversas traições. Na semana passada, Gracyanne falou sobre a mudança quando revelou que ainda amava o cantor e que não descartava uma reconciliação, durante uma entrevista ao portal LeoDias. A musa fitness contou que os dois iriam morar em casas diferentes ao ser abordada após o anúncio da separação:“A gente está se mudando agora”, revelou ela, com os olhos marejados. 

O fim do relacionamento de Belo e Gracyanne Barbosa foi confirmado na quinta-feira (18). Em maio, eles completariam 12 anos de casamento, mas, no total, eles estavam juntos havia 16 anos. A notícia da separação foi dada pelo colunista Lucas Pasin, do UOL, e confirmada ao gshow pela assessoria de imprensa dos artistas.

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

No Altas Horas, Davi, campeão do BBB 24, confirma término com Mani: ‘Ela terminou’

Publicado

em

Por

Davi Brito, campeão do BBB 24, participou na noite de terça-feira (23), da gravação do Altas Horas, que vai ao ar no sábado, dia 4 de maio. O ex-participante do Big Brother Brasil falou sobre o retorno ao “mundo real” após ganhar o reality e ficar confinado por 100 dias dentro da casa.

“Quando saí do Big Brother, queria que as pessoas, todo mundo, minha família, me respeitasse um pouco porque precisava de um tempo para minha cabeça raciocinar o que estava acontecendo comigo. Só que, em geral, não respeitaram o meu momento. Tipo: calma, ele saiu agora, entendeu? Me bombardearam de informações, parei na cama e fiquei em estado de choque”, explicou.

O campeão acabou revelando que de fato não está mais em um relacionamento com Mani Reggo. Desde que terminou o BBB 24, surgiram rumores sobre um suposto término entre ele e a esposa. “Até a minha própria ex-namorada, ela que terminou comigo, ela não soube respeitar o meu momento que estava vivendo. Tanto que conversei com ela, expliquei tudo o que estava acontecendo com a minha vida naquele momento. Falei: ‘calma, por favor, vamos retornar para Salvador, continuar vivendo nossa vida com dinheiro ou sem dinheiro, a nossa vida normal’.” “Tudo o que está acontecendo comigo está sendo uma grande loucura, estou tentando digerir”, finalizou.

Os dois estavam juntos há um ano e meio. Assim que terminou o BBB, notícias sobre um suposto fim da relação começaram a pipocar pelos veículos de comunicação. Davi chegou a confirmar que ainda estava namorando, mas, no mesmo dia, Mani deixou de seguir o campeão nas redes sociais e fez um pronunciamento.

@dudabocao_oficial

O campeão do BBB 24, Davi Brito, confirmou o término do namoro com Mani Reggo, durante participação ao Altas Horas, nesta terça-feira (23). No vídeo divulgado pelo Portal Leo Dias, o baiano diz que ao deixar o confinamento foi bombardeado por informações e que Mani não soube o momento que ele estava vivendo. 
“Eu parei na cama e fique em estado de choque. E até, minha própria ex-namorada, ela terminou comigo, ela não soube me respeitar o meu momento, o que eu estava vivendo naquele momento”, desabafou. #manireggo #davibrito #tiktoknoticias

♬ som original – Zé Eduardo

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Klara Castanho e Karine Teles protagonizam #SalveRosa

Publicado

em

Por

No suspense #SalveRosa, protagonizado por Klara Castanho e Karine Teles, vamos acompanhar a jovem influencer Rosa, que após um desmaio na escola, decide investigar seu passado.

O que ela descobre coloca não apenas sua relação com a mãe superprotetora em risco, mas também sua própria vida.

“Estou muito animada com o projeto e a possibilidade de trabalhar com a Susanna, a gente tem vontade de trabalhar juntas há um tempo e agora, finalmente vai acontecer! Acho a discussão do filme interessante e pertinente pro nosso tempo e estou ansiosa para começar”, conta a atriz Karine Teles.

A partir da ideia original de Mara Lobão e um roteiro elaborado por Angela Hirata Fabri, os espectadores são guiados através de um enredo repleto de reviravoltas e mistérios envolventes.

A responsabilidade pela direção foi assumida por Susanna Lira, uma cineasta de renome com duas décadas de experiência e um portfólio recheado de filmes e séries. Entre seus trabalhos mais recentes estão os longas-metragens: “Nada Sobre meu Pai” (É Tudo Verdade, 2023), “A Mãe de todas As Lutas” (2021), “Prazer em Conhecer” (2020), “Torre Donzelas” (2018) e “Mussum, um filme do Cacildis” (2018).

“A história de #SalveRosa é tão impactante que me senti desafiada como diretora a traduzir para o cinema esse drama tão contemporâneo. Trabalhar com duas atrizes nos papéis principais como Karine Teles e Klara Castanho é um presente que me entusiasma ainda mais”, comenta a diretora Susanna Lira.

O filme aborda uma temática relevante na sociedade contemporânea: o fenômeno dos criadores de conteúdo e sua exposição desenfreada nas redes sociais. Com milhões de seguidores, essas crianças se tornam ídolos, mas por trás da fama, por vezes há uma realidade dura de exploração e exposição excessiva. #SalveRosa lança luz sobre essa realidade de forma inédita. O filme vai deixar sua marca no universo do suspense nacional.

Essa produção ambiciosa é fruto da parceria entre a Panorâmica, produzindo seu primeiro longa-metragem no gênero thriller, e a Elo Studios, resultando em uma colaboração que promete surpreender e cativar o público. O projeto conta ainda com coprodução da Paramount Pictures.

“Já produzimos séries investigativas como ROTAS DO ÓDIO, que teve 4 temporadas e parceria com a NBCU e OS AUSENTES, para a HBO Max, que foi indicada a Melhor Série do Ano no Prêmio APCA. Com #SALVEROSA queremos entrar com força no gênero thriller para cinema e streaming. O projeto é incrivelmente forte e totalmente em sintonia com os nossos tempos, colocando em evidência uma conversa que não queremos ter: sobre qual o limite para uso de internet por menores de 18 anos?”, conta Mara Lobão.

A ELO STUDIOS atua no desenvolvimento, produção e distribuição de conteúdos que refletem a diversidade brasileira. Apostando na inovação – artística e nos modelos de negócios – produzirá cerca de 50 filmes e séries para os próximos anos.

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo