Conecte-se conosco

Cotidiano

Estado realiza mutirão de atendimentos especializados em neuropediatria a 180 crianças e adolescentes com TEA

Publicado

em

Durante os atendimentos, também são emitidos laudos médicos e prescrições, documentos essenciais para a continuidade do cuidado

Mutirão de atendimentos vai atingir cerca de 150 crianças com TEA em dois dias. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Em alusão ao mês de conscientização sobre o autismo, o governo do Acre, por meio da Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre) e em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realiza nesta sexta-feira, 18, e sábado, 19, um mutirão de atendimentos ambulatoriais na especialidade de neuropediatria, voltado a crianças e adolescentes com diagnóstico ou suspeita de Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Ao todo, cerca de 180 pacientes serão atendidos durante os dois dias de mutirão no saguão do Serviço de Atendimento Ambulatorial Especializado (Saae) da Fundhacre. Serão 90 atendimentos por dia, contemplando tanto retornos ao serviço especializado quanto primeiras consultas.

Com início às 9h e seguindo até o atendimento de toda a demanda diária, o mutirão tem como principal objetivo reduzir as filas de espera e agilizar o processo de acesso aos serviços, garantindo uma oferta mais eficiente e qualificada à população.

Equipes de recreação vão estar nos dois dias de atendimento para entreter os pacientes. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

A presidente da Fundhacre, Soron Steiner, destacou: “Reconhecemos que existem famílias ainda aguardando por este tipo de atendimento, mas não estamos omissos a isso. Ações como essa fazem parte de uma política de governo de Estado e serão realizadas por outras vezes e em outras especialidades. O nosso pedido é que você que precisa e que já aguarda, mantenha seu cadastro atualizado na Secretaria de Saúde do seu município. Em breve, entraremos em contato para que você consiga ter acesso a esse serviço, assim como essas famílias que foram atendidas no dia de hoje”.

Soron afirmou que essas ações “serão realizadas por outras vezes”. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

A iniciativa visa não só garantir o acesso a atendimento médico especializado, mas também promover um ambiente que valorize as particularidades de cada paciente, proporcionando uma oferta de alta qualidade, pautada pela sensibilidade, pelo cuidado e pelo respeito à dignidade dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para a secretária adjunta de Atenção à Saúde da Sesacre, Ana Cristina Moraes: “Além de diminuir a fila de espera, o mutirão amplia o acesso a consultas especializadas. Crianças e adolescentes com suspeita ou diagnóstico de transtornos do neurodesenvolvimento estão sendo atendidos por profissionais qualificados aqui na Fundação, o que representa um passo importante para a detecção precoce e o tratamento adequado dos pequenos. Com essa iniciativa do governo do Estado, a população só tem a ganhar”.

Ana Cristina (ao centro) reforçou que o mutirão é uma iniciativa do governo estadual. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Camila Lima é moradora do município de Acrelândia e mãe atípica de três crianças diagnosticadas com autismo. Para ela, esse momento tem uma relevância muito grande, pois ter acesso ao atendimento especializado é uma garantia de que os filhos terão um tratamento digno.

“Me sinto acolhida e menos preocupada, porque sei que meus filhos  estão tendo acompanhamento. Ter criança com alguma especialidade não é fácil e sem acompanhamento seria pior. Toda vez que eu venho, eles são bem atendidos, as doutoras são super carinhosas”, afirmou Camila.

Para Camila, o atendimento realizado pela equipe da Fundhacre é sempre incrível. Foto: Felipe Souza/Sesacre

Durante os atendimentos, também são emitidos laudos médicos e prescrições, documentos essenciais para a continuidade do cuidado. Esses registros viabilizam o encaminhamento dos pacientes para outras etapas do tratamento e garantem o suporte necessário ao longo do processo terapêutico.

Antes dos atendimentos, as crianças puderam se divertir com muitas brincadeiras. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

A neuropediatra Bruna Beyruth já atua no sistema público de saúde há muitos anos e integra a equipe médica que está realizando os atendimentos neste final de semana. Segundo ela, dar qualidade de vida às pessoas é o maior intuito de ações como essa.

“Esse mutirão é muito impactante, porque conseguimos dar uma minimizada nas filas de espera e ajuda bastante as famílias que mais precisam, tanto com a renovação de laudos, uso de medicação e o tratamento em geral. Ações como essa, que o governo, juntamente com a Fundação Hospitalar, está fazendo são muito importantes para que os cidadãos acreanos tenham uma melhor qualidade de vida”, observou.

Bruna Beyruth afirmou: “Esse mutirão é muito impactante”. Foto: Felipe Souza/Sesacre

Com os laudos em mãos, as famílias poderão solicitar benefícios governamentais, como o BPC (Benefício de Prestação Continuada), além de acessar atendimentos multidisciplinares e programas educacionais específicos, o que amplia as possibilidades de inclusão e suporte para os jovens atendidos.

Para Devani Souza, mãe dos gêmeos Cauã e Cauê, a curta espera pela consulta é motivo de agradecimento. “É muito gratificante ter a oportunidade de ter o atendimento, porque, pela demanda ser grande, eu não sabia nem quando eu ia ser chamada. Só tenho que agradecer”, pontuou Devani.

Devani Souza é mãe dos gêmeos e agradeceu pela consulta especializada. Foto: Felipe Souza/Sesacre

O mutirão representa um importante avanço no fortalecimento da rede de atenção especializada no estado. A iniciativa consolida um modelo de cuidado mais eficiente, humanizado e resolutivo, especialmente voltado à saúde mental e ao neurodesenvolvimento na infância e adolescência.

O Ministério Público do Acre (MPAC) é um dos parceiros da Sesacre na realização desse mutirão. Representando a instituição, a procuradora de Justiça Gilcely Evangelista declarou: “Realizamos essa parceria justamente porque, quanto mais consultas em pediatria tivermos, melhor será para os pais e mães de filhos com TEA. Estamos aqui com as cartilhas sobre os direitos da pessoa com o transtorno do espectro autista e com orientações”.

Mês de conscientização sobre o autismo

O mês de abril é marcado pela campanha Abril Azul, dedicada à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista. A data central é o dia 2 de abril, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007 como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O objetivo é promover o conhecimento sobre o TEA, combater o preconceito e garantir os direitos das pessoas autistas.

Abril é o mês de conscientização sobre o autismo. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

No Acre, diversas ações têm sido implementadas para apoiar a comunidade autista. Em 2024, foi lançado o programa “Mentes Azuis”, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (Fapac), que oferece bolsas de pesquisa científica para mães atípicas — aquelas que têm filhos com autismo — com o objetivo de promover a inclusão social e melhorar a qualidade de vida dessas famílias.

Além disso, o Saúde Itinerante Especializado Multidisciplinar em Neuropediatria também é um forte aliado no processo de proporcionar um atendimento mais rápido e eficaz às famílias do interior do estado que necessitam dessas consultas médicas, garantindo, ainda, que os menores com transtornos do neurodesenvolvimento recebam diagnósticos precoces e tratamentos adequados.

Pintura estava entre as brincadeiras oferecidas aos pequenos pacientes. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

No último final de semana aconteceu a segunda edição de 2025 do Saúde Itinerante, no município de Plácido de Castro, durante o lançamento do programa Saúde + Perto. Um total de 150 pacientes garantiram a primeira avaliação com os profissionais da pediatria ou puderam retornar para dar continuidade ao tratamento.

A chefe da Divisão de Saúde Itinerante Especializada da Sesacre, Rosemary Ruiz, salientou: “É muito importante o acesso desses pacientes aos serviços. O Saúde Itinerante vai ao interior e aqui, na capital, esses pacientes também estão tendo mais acesso. Gostaria de parabenizar o governo do Estado, a presidência da Fundhacre e a gestão da Saúde por essa iniciativa que é a inclusão. É dar acesso a quem mais precisa”.

Um tapete colorido foi colocado no saguão da Fundhacre para deixar os pequenos mais confortáveis. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Parceria do bem

A Fundhacre também garantiu uma parceria com os estudantes do curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário do Norte (Uninorte) que resultou em uma ação solidária. Durante uma gincana universitária, os alunos arrecadaram uma grande quantidade de brinquedos, que foram distribuídos para as crianças atendidas. A iniciativa teve como objetivo proporcionar um ambiente mais acolhedor e humano durante os atendimentos, contribuindo para o bem-estar emocional dos pequenos pacientes.

Estudante Tuana Menezes explicou a motivação do gesto de amor. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Além de colaborar diretamente com o tratamento, os brinquedos ajudaram a tornar a experiência médica menos intimidante. A ação reforça como gestos simples podem ter grande impacto na saúde e no desenvolvimento infantil, mostrando que o cuidado vai além do consultório e envolve também carinho, atenção e solidariedade.

Tuana Menezes é uma das universitárias que fizeram parte desta ação do bem e contou: “Estávamos participando de uma gincana acadêmica e a coordenadora do nosso curso propôs que uma das finalidades da gincana fosse a arrecadação de brinquedo para que a gente pudesse estar abençoando muitas crianças. Com isso, foi possível arrecadar bastante e hoje nós estamos aqui fazendo parte desse dia maravilhoso”.

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Joabe Lira visita CRAS Santa Helena e participa da entrega de brinquedos do Natal Criança Feliz

Publicado

em

O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, vereador Joabe Lira, juntamente com o prefeito Tião Bocalom, visitou na segunda-feira, 22, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Santa Helena, onde também foram entregues brinquedos às crianças atendidas pelo Projeto Natal Criança Feliz.

Durante a agenda, Joabe destacou a importância do trabalho desenvolvido no CRAS e elogiou a iniciativa da Prefeitura em promover ações que fortalecem a política de assistência social, especialmente em um período simbólico como o Natal. Para o presidente da Câmara, a entrega dos brinquedos representa mais do que um gesto simbólico, mas um cuidado direto com as famílias e com a infância.

“É gratificante ver de perto o trabalho que é realizado aqui no CRAS Santa Helena. Um espaço organizado, acolhedor e que cumpre um papel fundamental na vida de muitas famílias. A iniciativa do prefeito de promover o Natal Criança Feliz reforça o compromisso da gestão com as pessoas que mais precisam”, afirmou o vereador.

O vereador também ressaltou a importância da parceria entre o Legislativo e o Executivo municipal para a construção de políticas públicas mais efetivas. “Quando Executivo e Legislativo caminham juntos, quem ganha é a população. A Câmara Municipal é parceira de ações como essa, que fazem diferença real na vida das crianças e das famílias de Rio Branco”, completou.

A visita ao CRAS Santa Helena integra a agenda de ações institucionais voltadas ao fortalecimento das políticas sociais no município, reforçando o compromisso da gestão municipal e da Câmara de Vereadores com o bem-estar da população.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Governo federal autoriza financiamento de até US$ 32 milhões do BID para modernização fiscal do Acre

Publicado

em

Programa de Modernização Fiscal dependerá de contrapartida de 10% do estado e aprovação do Senado; objetivo é aumentar eficiência e arrecadação

A contratação do empréstimo e a concessão da garantia federal ainda dependem das autorizações do Senado Federal e do Ministro da Fazenda. Foto: ilustrativa

O Governo Federal autorizou a preparação de um financiamento internacional de até US$ 32 milhões (cerca de R$ 176 milhões) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)para o Programa de Modernização Fiscal do Estado do Acre. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (22) e aprovada pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex).

O programa prevê a contratação de um empréstimo com o Acre como mutuário e a União como garantidora. O estado terá de oferecer uma contrapartida mínima de 10% do valor total. O objetivo é fortalecer e modernizar a gestão fiscal estadual, aumentando a eficiência administrativa e a capacidade de arrecadação.

A autorização, porém, está condicionada a uma série de exigências:

  • Acre deve apresentar ao Ministério da Fazenda análise de sua capacidade de pagamento e oferecer contragarantias;

  • Necessidade de comprovar o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, normas do Senado e demais regras de crédito externo;

  • Aprovação final do Senado Federal e do Ministro da Fazenda para concessão da garantia da União.

Somente após o atendimento de todos os requisitos o estado poderá formalizar o empréstimo com o BID. A medida visa apoiar a reestruturação fiscal do Acre, que enfrenta desafios de arrecadação e equilíbrio das contas públicas.

Banco Interamericano de Desenvolvimento: veja sua importância

As ações executadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento no Brasil já capacitaram mais de 220 mil trabalhadores em enfermagem e mais de 90 mil auxiliares. Foto: captada 

O foco do Banco Interamericano de Desenvolvimento é o desenvolvimento social, econômico e institucional da América Latina e do Caribe.

Assim, a instituição foi criada em 1959 para atuar como fonte de financiamento para ações e projetos que contribuam para os seus objetivos, como para evitar crises econômicas e outras funções.

O que é o Banco Interamericano de Desenvolvimento?

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) é um banco de fomento que fornece financiamentos para países da América Latina e Caribe. Ele tem o objetivo de melhorar o desenvolvimento econômico e social da região.

Sua sede fica em Washington, nos Estados Unidos, e financia projetos que envolvem desde a conservação do meio ambiente até a recuperação de rodovias e aeroportos de seus países membros.

Quais são os objetivos do BID?

Uma vez que seus objetivos focam no desenvolvimento, a instituição também atua na capacitação profissional da população. Dessa forma, ela oferece apoio financeiro e técnico a organizações não governamentais (ONGs), empresas privadas e governos dos países mutuários.

As ações executadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento no Brasil já capacitaram mais de 220 mil trabalhadores em enfermagem e mais de 90 mil auxiliares. Além disso, Projetos socioambientais também ganharam o financiamento do BID, e os investimentos no país já ultrapassam os 100 bilhões há alguns anos.

Formado por 48 países, o banco conta com representações em todos os seus mutuários. Do total de países que fazem parte da instituição, 26 são latino-americanos e detentores de participação majoritária.

Uma vez que a melhoria da qualidade de vida em âmbitos diversos está entre seus objetivos, a instituição destaca entre suas principais iniciativas:

  • Políticas sociais de equidade;
  • Integração internacional competitiva;
  • Infraestrutura para competitividade;
  • Incentivo à sustentabilidade;
  • Proteção do meio ambiente;
  • Instituições para o bem-estar social;
  • Aumento de segurança alimentar.
Quais são os países de participação majoritária no BID

Os 26 países latino-americanos e do Caribe (que contam com representações e têm participação majoritária no Banco Interamericano de Desenvolvimento) são os seguintes:

  • Argentina
  • Bahamas
  • Barbados
  • Belize
  • Bolívia
  • Brasil
  • Chile
  • Colômbia
  • Costa Rica
  • Equador
  • El Salvador
  • Guatemala
  • Guiana
  • Haiti
  • Honduras
  • Jamaica
  • México
  • Nicarágua
  • Panamá
  • Paraguai
  • Peru
  • República Dominicana
  • Suriname
  • Trinidad e Tobago
  • Uruguai
  • Venezuela

Os demais países que fazem parte do grupo do BID e não contam com participação majoritária. Por fim, são eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Coréia, Croácia, Dinamarca, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Israel, Itália, Japão, Noruega, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, Suécia e Suíça.

Uma Assembleia de Governadores é realizada anualmente para tomar as principais decisões em relação às diferentes iniciativas do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Por isso, e buscando sempre a transparência, a lista de resoluções pode ser acessada no site da instituição.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Governo do Acre entrega títulos de propriedade e autoriza construção da nova sede da Ageac

Publicado

em

“Como gestor, não existe nada mais valioso que garantir cidadania para a nossa população”, discursou o governador Gladson Camelí na tarde desta segunda-feira, 22. A fala foi dita durante entrega de títulos definitivos de propriedade a beneficiários de programas estaduais de habitação e a assinatura da ordem de serviço para a construção da nova sede da Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do Acre (Ageac). A solenidade ocorreu na Escola Estadual Iracema Gomes Pereira, em Rio Branco, e contou com a presença da vice-governadora Mailza Assis.

Na oportunidade, o governo do Acre beneficiou 306 famílias com os títulos definitivos de suas casas de quatro bairros de Rio Branco. Foto: José Caminha/Secom

Ao todo, foram entregues 306 títulos de propriedade a famílias residentes nos conjuntos Jequitibá, Itatiaia, Aroeira e Cabreúva, garantindo a regularização fundiária de imóveis construídos por meio de programas habitacionais do Estado. A ação foi coordenada pela Secretaria de Estado de Habitação e Urbanismo (Sehurb), com investimento de aproximadamente R$ 440 mil, voltado à legalização documental das moradias.

Durante o evento, o governador Camelí destacou a importância da titularidade para a segurança das famílias. “Uma residência própria é a base para a formação de uma família. E quem tem a sua casa precisa da documentação necessária que ateste essa propriedade. Esse documento representa cidadania e garante o pleno exercício dos direitos constitucionais”, afirmou.

“Estamos trazendo cidadania para as pessoas, provendo o título definitivo garantindo cidadania para que desfrutem de seus direitos”, disse o governador do Acre. Foto: José Caminha/Secom

A vice-governadora Mailza Assis também discursou: “Essa ação representa segurança para que as famílias possam investir nos seus imóveis e é uma documentação que representa cidadania para os seus proprietários desfrutarem dos seus direitos constitucionais”.

Vice-governadora, levantou: “O nosso governo prioriza as mulheres, as mães e líderes de muitos lares. Esse é um presente de Natal do nosso governo para a população.” Foto: Ingrid Kelly/Secom

Samilca França, diretora técnica da Sehurb, destacou: “Esse é um dia histórico em que estamos, com muita honra, entregando mais de 300 títulos para quatro bairros de Rio Branco. Estamos com pulso firme trabalhando incansavelmente para garantir essa entrega para a população. Não estamos apenas entregando um mero documento. Estamos entregando segurança jurídica e uma tranquilidade para muitos.”

“A habitação é uma política pública essencial que o governador Gladson Camelí se empenhou para fazer acontecer”, elevou Samilca. Foto: José Caminha/Secom

O morador do conjunto Jequitibá, Genésio Pessoa, representou os beneficiários na solenidade. Ele disse: “Agradeço a Deus e aos nossos governantes por nos conceder esse momento maravilhoso, que esperamos por 14 anos, 7 meses e 9 dias. Estamos todos muito felizes com essa conquista.”

 

Ação do governo do Acre garante direito à moradia e estabilidade habitacional para Genésio e mais 305 famílias da capital. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Nova sede

Além da entrega dos títulos, os gestores estaduais assinaram a ordem de serviço para a construção da nova sede da Ageac, obra orçada em cerca de R$ 5 milhões, com o empreendimento financiado pelo Instituto de Previdência do Estado do Acre (Acreprevidência).

“Esse é um sonho realizado meu e dos nossos colaboradores que vamos ser agraciados com um prédio novo e de qualidade. Obrigado por confiar em nosso trabalho”, ressaltou Luís Brandão. Foto: Ingrid Kelly/Secom

A nova sede da Ageac tem como objetivo melhorar o atendimento à população que busca regularização e fiscalização de serviços como transporte intermunicipal regular, alternativo, escolar, fluvial, locação, autolotação, além da emissão de carteirinhas de passe intermunicipal para estudantes, professores, idosos, pessoas com deficiência, pacientes em tratamento fora do domicílio, acompanhantes e cartas temporárias.

“É uma obra que vai garantir mais conforto e produtividade aos servidores da Ageac e um atendimento mais eficiente à população acreana”, ressaltou o presidente da autarquia, Luís Almir Brandão.

O presidente também especificou: “O prédio dará suporte às demandas técnicas, incluindo assessoria aos órgãos públicos estaduais, monitoramento e avaliação de contratos de fornecimento, adequação de anexos técnicos e tratamento de demandas individuais, além de proporcionar melhores condições de trabalho aos servidores”.

Comentários

Continue lendo