Conecte-se conosco

Acre

Estado realiza Avalia Acre para diagnóstico da Educação Básica em Língua Portuguesa e Matemática

Publicado

em

Estudantes do 2º ano iniciam o Avalia Acre com entusiasmo na Escola Ilka Maria. Foto: Jorge Feitosa/SEE

Estudantes do 2º e 5º ano do ensino fundamental de escolas estaduais e municipais participam, ao longo desta semana, do Avalia Acre – avaliação externa que analisa o desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática.

Ao todo, 22 municípios, 270 escolas da rede pública e 1.588 aplicações de testes compõem a iniciativa, que tem como objetivo ampliar a compreensão sobre o cenário educacional acreano e orientar ações pedagógicas mais específicas.

“O Sistema Avalia Acre permitirá que gestores, professores e a própria secretaria tenha um diagnóstico detalhado e atualizado do desempenho escolar, ajudando na formulação e no aperfeiçoamento de práticas pedagógicas e políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade da educação”, diz o titular da Educação estadual, Aberson Carvalho.

Secretário Aberson Carvalho destaca que a avaliação ajuda no diagnóstico do ensino: Douglas Bocardi/SEE

O gestor enfatizou que outro aspecto fundamental da avaliação é a contribuição para a criação de indicadores que vão compor o Índice de Qualidade da Educação Municipal (IQEM). “O indicador serve de base para calcular o Índice de Participação dos Municípios no ICMS, definindo os valores repassados pelo Estado. Dessa forma, o Avalia Acre estimula investimentos contínuos no setor e valoriza o compromisso com uma educação pública de qualidade”, explica.

Escolas empenhadas

Na Escola Ilka Maria de Lima, em Rio Branco, a mobilização foi intensa para garantir o envolvimento dos estudantes. A instituição participa com quatro turmas de 2º ano e quatro de 5º ano. A coordenadora de Ensino, Rita de Cássia Rocha, relata que o processo tem transcorrido com tranquilidade.

“Os aplicadores têm sido muito acessíveis, e recebemos todas as orientações necessárias, inclusive para o atendimento da Educação Especial. Conversamos com as famílias e reforçamos a importância da avaliação. Os professores também mobilizaram as turmas pelos grupos de WhatsApp”, conta.

Aplicador Valdeglace Bandeira acompanha atentamente o desempenho dos alunos. Foto: Jorge Feitosa/SEE

Rita destaca que a escola vê o Avalia Acre como um instrumento essencial para compreender o nível de aprendizagem: “Assim como o Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica], essa avaliação é muito importante para sabermos como está a nossa escola em relação ao ensino e ao aprendizado.”

Aplicando as provas na escola, o aplicador Valdeglace Bandeira avalia positivamente a estrutura dos testes, especialmente os materiais adaptados para os estudantes do 2º ano.

“As provas estão bem claras e muito bem estruturadas. No segundo ano, precisamos orientar mais, mas o material ajuda muito. As letras são grandes, há gravuras, e tudo foi elaborado considerando a idade dos alunos. No 5º ano, a aplicação foi excelente; as crianças quase não tiveram dificuldades. Isso nos dá uma visão geral do desenvolvimento deles em disciplinas fundamentais como Português e Matemática”, explica.

Aluno Kalel da Silva, de 8 anos, compartilha sua experiência após responder ao teste. Foto: Jorge Feitosa/SEE

Entre os estudantes, Kalel da Silva, do 2º ano, encarou a avaliação com confiança. “Estou achando um pouco fácil. Acho que vou me dar bem”, disse. Ele contou que achou mais simples a questão sobre o título de um texto.

O Avalia Acre no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

O Decreto nº 11.556, de 12 de junho de 2023, do governo federal, instituiu o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, reforçando a centralidade das políticas voltadas à alfabetização na idade certa.

A iniciativa estabelece ações integradas entre União, estados e municípios, estruturadas em cinco eixos: Gestão e Governança, Formação de Profissionais da Educação, Infraestrutura Física e Pedagógica, Reconhecimento de Boas Práticas e Sistemas de Avaliação.

Avalia Acre mobiliza escolas de todos os municípios do estado para fortalecer a educação pública. Foto: Jorge Feitosa/SEE

Nesse contexto, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura, instituiu, pelo Decreto nº 11.604, de 5 de dezembro de 2024, o Sistema Estadual de Avaliação da Aprendizagem Escolar — Avalia Acre.

O sistema surge como uma ação estratégica para aprimorar a qualidade educacional, garantindo uma visão abrangente dos níveis de proficiência dos estudantes e permitindo identificar avanços, desafios e desigualdades.

Com esse panorama, o Avalia Acre se consolida como um instrumento essencial para orientar políticas públicas eficazes e fortalecer o compromisso com a equidade e a aprendizagem de todos os estudantes da rede pública.

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Dois jovens ficam feridos em grave acidente de moto na AC-475, entre Acrelândia e Plácido de Castro

Publicado

em

Dois jovens ficaram feridos na tarde desta quinta-feira (4) após um grave acidente de motocicleta registrado na Rodovia AC-475, no trecho que liga os municípios de Acrelândia e Plácido de Castro. O condutor da moto, João Gustavo Muniz, de 19 anos, perdeu o controle do veículo ao passar por uma curva. A motocicleta saiu da pista, arrancou uma estaca e arremessou os dois ocupantes a cerca de oito metros, lançando-os em uma área de pasto.

A dupla trafegava em uma Honda Fan 160, de cor prata. Com o impacto, João Gustavo sofreu fraturas no fêmur, na tíbia e na fíbula da perna esquerda, além de fratura exposta em um dos dedos da mão esquerda. Mesmo com a gravidade das lesões, seu quadro é considerado estável.

O garupa, Antônio Taguá da Silva Monteiro, de 18 anos, também teve ferimentos significativos. Ele apresentou fratura na clavícula esquerda, ferimento com exposição óssea em um dedo do pé esquerdo e um corte profundo na mão direita. Assim como o condutor, permanece em estado estável.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou uma ambulância de suporte básico de Plácido de Castro para o resgate. Após os primeiros atendimentos, as vítimas foram levadas à Unidade Mista de Saúde do município e, devido à gravidade dos ferimentos, transferidas ainda na noite desta quinta-feira para o Pronto-Socorro de Rio Branco em uma ambulância municipal.

A Polícia Militar esteve no local e deve apurar as circunstâncias que resultaram no acidente.

Comentários

Continue lendo

Acre

Atualização: Idosa de 90 anos é encontrada desorientada em via pública é resgatada pelo filho

Publicado

em

Uma idosa identificada como Antônia Moraes da Silva, de 90 anos, foi encontrada desorientada na noite desta quinta-feira (4) na Rua Fátima Maia, próximo à UniNorte, no bairro Jardim de Alah, em Rio Branco.

Populares perceberam que ela não conseguia informar seu endereço nem fornecer contatos de familiares, e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A equipe realizou os primeiros atendimentos no local e conduziu a idosa ao Pronto-Socorro da capital.

Até o momento, Antônia não foi reconhecida por nenhum parente. As equipes de saúde pedem que, caso alguém a conheça ou possua informações sobre seus familiares, procure o Pronto-Socorro para auxiliar na identificação e no contato com a família.

A direção da unidade reforça a importância da colaboração da comunidade para que a idosa possa retornar em segurança ao convívio familiar.

Atualizacão

Momentos após a publicação desta nota e de outros meios de comunicação, o filho devidamente identificado, soube e se deslocou até o pronto-socorro para buscar sua genitora. O caso devidamente esclarecido, resultou no resgate da idosa para sua residência.

Comentários

Continue lendo

Acre

Câmara de Epitaciolândia convoca gerente do Banco do Brasil para explicar falta de dinheiro em caixas e falhas no atendimento

Publicado

em

Problema se agrava nos finais de semana e limita saques de moradores e turistas; agência do Banco do Brasil na cidade será convidada a dar explicações na Câmara Municipal

Vereador Rosimar do Rubicon denuncia que problema se agrava nos finais de semana e prejudica moradores e turistas na região de fronteira com a Bolívia. Foto: captada 

A constante falta de dinheiro nos caixas eletrônicos da única agências bancária do Banco do Brasil de Epitaciolândia, cidade acreana na fronteira com a Bolívia, foi tema de discussão na Câmara Municipal na sessão da última segunda-feira (1). O vereador Rosimar do Rubicon (Republicanos) foi o autor da reclamação em plenário, relatando que o problema se intensifica nos finais de semana e afeta moradores e turistas.

Segundo o parlamentar, ao buscar explicações com a única agência bancária do município, foi informado de que os bancos têm um limite de valores para abastecimento dos terminais. A situação piora quando o quinto dia útil do mês cai em uma sexta-feira – período em que saques costumam aumentar –, resultando na alta probabilidade de os caixas ficarem sem cédulas durante o sábado e o domingo.

— É um absurdo o cidadão não poder sacar um dinheiro que é dele, conquistado com o suor do seu trabalho durante um mês inteiro — protestou vereador Rosimar do Rubicon.

O problema ganha dimensão adicional por Epitaciolândia ser uma cidade fronteiriça, vizinha a Cobija, na Bolívia – um polo turístico e de compras da zona franca (Zonfra) que atrai visitantes. A falta de dinheiro nos caixas impacta tanto a população local quanto o fluxo de turistas que circulam pela região.

A Câmara Municipal de Epitaciolândia recebeu o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos em relação a constante falta de cédulas nos caixas Foto: captada 

Diante da repercussão, insatisfação generalizada com a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos e outros problemas nos serviços bancários, a Câmara Municipal de Epitaciolândia convocou o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos. O gerente foi questionado sobre três questões principais: a constante falta de cédulas nos caixas, os transtornos causados pela reformas na agência e as intermitências no serviço de internet que comprometem o atendimento. O objetivo foi pressionar por uma solução que garanta o abastecimento regular, especialmente em períodos de maior demanda.

Veja vídeo entrevista:

Comentários

Continue lendo