Geral
Escola de Música do Acre promove concerto de encerramento do ano letivo
Quem canta o mal espanta, vai sempre cantando mais, mais. Tal estrofe escrita pelo poeta e músico Vinícius de Moraes expressa a ambiência vivenciada nesta semana na Escola de Música do Acre (Emac), em Rio Branco.
O referido trecho da canção Canta, Canta Mais ecoou em forma de música e também agente motivador para as ações realizadas na última quinta-feira, 19, no concerto de encerramento do ano letivo de 2022.

Os alunos da Escola de Música do Acre se apresentaram no concerto de encerramento do ano letivo. Foto: Mardilson Gomes/SEE
Mais de 100 alunos cantaram e tocaram instrumentos musicais em grupos específicos, performances coletivas e números individuais. No total, os novos talentos apresentaram 37 canções para um público que lotou o auditório da Escola de Música do Acre.
“O concerto foi uma forma de encerrarmos as aulas em grande estilo. E nada melhor do que levar os nossos alunos para ter a experiência de subir no palco e demonstrar todas as habilidades musicais adquiridas ou aperfeiçoadas no decorrer do calendário escolar”, informa o coordenador-geral da Emac, Afonso Portela.

O docente Daniel Albuquerque rege um grupo de alunos da Emac e do Coletivo de Cordas Friccionadas. Foto: Mardilson Gomes/SEE
Para expor a pluralidade desses talentosos estudantes, o repertório do concerto teve que ser diversificado. Sendo assim, os alunos apresentaram canções da Música Popular Brasileira, Samba, Bossa Nova, Forró, Xote, Ciranda, Cantigas de Roda, Pop, Rock e Música Erudita.
Junto com esses potenciais artistas está a jovem Serena Amorim, de 15 anos, moradora do bairro Conquista. Com uma voz empostada e um timbre marcante, ela interpretou as músicas Cabide de cantora Ana Carolina e a canção de domínio popular, Terezinha de Jesus.

A estudante Serena Amorim encantou a plateia ao interpretar as canções Cabide e Terezinha de Jesus. Foto: Mardilson Gomes/SEE
“Foi uma honra subir nesse palco e mostrar um pouco dos trabalhos que são desenvolvidos aqui na Emac. Cheguei aqui muito tímida, retraída e agora no final do ano letivo, estou com uma nova postura, me sinto mais segura para demonstrar o meu canto. Isso, graças aos ensinamentos dos meus professores”, disse Serena Amorim.
Como destacou a aluna, ela e os demais alunos da Escola de Música do Acre foram conduzidos no universo musical pelos docentes Daniel Albuquerque, Nágila Batista, Adson Barbosa, Thiago Paulo da Silva, Nicke Koja, Denys Maquiné, Mariana Ravena Araújo, Dyonnatan Costa, Afonso Portela e Denilson Carneiro.

Para o concerto foram selecionados mais de 100 alunos para as apresentações musicais. Foto: Mardilson Gomes/SEE
No ano letivo, eles foram os responsáveis por ministrar os cursos de técnica vocal, musicalização infantil, violão, guitarra, cavaco, violino, ukulelê, contrabaixo, bateria, percussão (pandeiro, conga, triângulo) e sopro (flauta, saxofone, clarinete e outros).
“Além de atendermos os alunos matriculados na Emac, nós desenvolvemos projetos de extensão voltados para comunidade, como exemplo: aulas canto, formação de grupo coral, práticas de bandas e o coletivo de cordas friccionadas, este último em parceria com a UFAC”, relata o docente Nicke Koja.

Os alunos da Escola de Música do Acre tocaram diversos tipos de instrumentos e ritmos musicais. Foto: Mardilson Gomes/SEE
Samara Souza, mãe da aluna Louise Nolasco, de 7 anos, esteve presente no auditório da Escola de Música do Acre para prestigiar a sua pequenina, assim com os demais artistas mirins que se apresentaram no concerto.
“Eu sou uma entusiasta da Emac. Vejo todos os dias, como a minha filha se desenvolve na música e nos estudos da escola regular. Dar para perceber como ela está mais ativa e esperta depois da música fazer parte do cotidiano dela”, disse a mãe.

As crianças também participaram dos números musicais do concerto da Emac. Foto: Mardilson Gomes/SEE
O concerto de encerramento do ano letivo da Escola de Música do Acre contou com o apoio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) e da loja Halley Music.
Comentários
Geral
Dupla é detida com escopetas, munições e droga após denúncia de sequestro na Cidade do Povo
Armas estavam escondidas sob sofá; adolescente indicou onde guardava cocaína e carregador de pistola
Uma denúncia de sequestro terminou com um jovem preso e um adolescente apreendido na noite desta segunda-feira (16), no Conjunto Habitacional Cidade do Povo, em Rio Branco.
A ação foi realizada por policiais militares do 2º Batalhão, após o Centro de Operações da PM (Copom) receber a informação de que quatro homens armados estariam mantendo uma pessoa em cárcere privado dentro de uma residência.
Diante da gravidade da denúncia, várias equipes foram deslocadas até o endereço. No local, o proprietário do imóvel autorizou a entrada dos militares. Dentro da casa estavam Victor Wiliam Lima da Silva, de 20 anos, o adolescente L.H.S.C., de 16, além de outras duas pessoas.
Durante a abordagem inicial, nada de ilícito foi encontrado na revista pessoal. No entanto, o nervosismo dos ocupantes chamou a atenção dos policiais, que decidiram realizar buscas no interior do imóvel.
Debaixo de um sofá foram encontradas duas escopetas, calibres 28 e 36, ambas municiadas com cartuchos intactos. Também foram apreendidos dois rádios comunicadores e duas balaclavas. Segundo a PM, Victor assumiu ser o dono dos materiais.
Ainda durante a ocorrência, o adolescente informou que, em sua residência, havia um carregador de pistola com quatro munições calibre .40 e nove porções de cocaína destinadas à venda. A equipe foi até o endereço indicado e localizou o material.
Inicialmente, os policiais suspeitaram que o menor pudesse ser a suposta vítima do cárcere privado, devido à forma como se comportava. Questionado, ele negou qualquer situação de sequestro e afirmou que queria ser conduzido à delegacia.
Victor recebeu voz de prisão por posse irregular de arma de fogo de uso permitido. O adolescente foi apreendido por ato infracional análogo ao tráfico de drogas e por posse de acessório e munição de uso restrito.
Ambos foram encaminhados, sem o uso de algemas, à Delegacia de Flagrantes (Defla), onde ficaram à disposição da Justiça. A Polícia Civil vai apurar a veracidade da denúncia inicial de sequestro.
Comentários
Geral
Homem morre após sofrer mal súbito em via pública na capital
Vítima não identificada caiu durante caminhada no bairro Tancredo Neves; causa da morte será confirmada por laudo do IML
Um homem ainda não identificado morreu na madrugada desta terça-feira (17), após sofrer um mal súbito enquanto caminhava pela Alameda Antônio Pessoa Jucá, no bairro Tancredo Neves, em Rio Branco.
De acordo com testemunhas, a vítima seguia pela rua quando teria tropeçado, caído e batido a cabeça, ficando desacordada logo em seguida. Moradores da região colocaram um travesseiro sob a cabeça do homem e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que enviou uma ambulância de suporte avançado ao local.
Ao chegar, a equipe médica constatou que o homem já estava sem sinais vitais. O médico Luiz Alberto realizou a avaliação inicial e, segundo as informações repassadas, não foram identificados ferimentos aparentes na cabeça.
Policiais militares do 3º Batalhão isolaram a área para o trabalho do perito criminal. Após a perícia, o corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde passará por exames cadavéricos.
A causa da morte será confirmada por meio de laudo técnico, que deve ser concluído em até 30 dias. O caso ficará sob responsabilidade das autoridades competentes para apuração das circunstâncias.
Comentários
Geral
UFAC divulga processo de Consulta Eleitoral para escolha de Reitor(a) e Vice-Reitor(a) para o quadriênio 2026–2030
A Universidade Federal do Acre (UFAC), por meio da Comissão Eleitoral, divulgou o Ofício nº 7/2026/CELEITORAL/UFAC, referente ao processo de Consulta Eleitoral para escolha de Reitor(a) e Vice-Reitor(a) para o quadriênio 2026–2030.
No documento, a Comissão informa que o processo está em andamento e destaca a necessidade de tratamento igualitário, isonômico e imparcial às três candidaturas regularmente inscritas. A orientação é para que sejam asseguradas condições equilibradas de espaço, tempo e oportunidade em entrevistas, debates, reportagens e demais formas de divulgação relacionadas ao pleito.
Ao todo, três chapas disputam os cargos de Reitor(a) e Vice-Reitor(a). A Comissão Eleitoral reforça que a condução do processo deve seguir os princípios da transparência e da equidade, garantindo a lisura da consulta junto à comunidade acadêmica.
Veja Processo abaixo






















Você precisa fazer login para comentar.