Acre
Epitaciolândia realizará fórum de discussão para apreciação do Plano Municipal de Educação-PME
A Comissão Executiva e de Sistematização do Plano Municipal de Educação, composta por:
Antonio José Soares do Nascimento
Cleyson Gomes de Alencar
Dária Aires Alves
Lucélia Soares da Silva Campos
Rosilda da Silva Borges
Sueli Silva de Souza
Realizará nesta quinta-feira dia 22/01/2015 as 8:00h no auditório da escola estadual de ensino médio Belo Porvir, um fórum de discussão para apreciação do Plano Municipal de Educação-PME.
As atividades executadas pelos membros da Comissão Executiva e de Sistematização do PME são de cunho voluntário, sem prejuízos, se fazendo necessária sua participação em encontros e reuniões de planejamento e execução das atividades pertinentes ao processo de elaboração do PME.
A Comissão Executiva e de Sistematização do Plano Municipal de Educação – PME adotou uma metodologia participativa e democrática, com o intuito de envolver todas as entidades representativas do Município de Epitaciolândia e todos os segmentos sociais: instituições municipais e estaduais de ensino, poder público, sindicatos, movimentos sociais, redes da sociedade civil, estudantes e universidades.
São atribuições da Comissão Executiva e de Sistematização do PME:
- Elaborar o Plano Municipal de Educação – PME em consonância com os Planos Nacional e Estadual de Educação, observando, entre outros, a erradicação do analfabetismo; a universalização do atendimento escolar; a superação das desigualdades educacionais; a melhoria da qualidade do ensino; a formação para o trabalho e para a cidadania; princípio da gestão democrática da educação; a promoção humanística, científica, cultural e tecnológica do país; estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação assegurando as necessidades de expansão, com padrão de qualidade e equidade; valorização dos profissionais da educação; promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à sustentabilidade socioambiental;
- Propor e realizar deb ates junto à sociedade, objetivando elaborar trabalho representativo dos anseios sociais;
III. Elaborar cronogramas de atividades, concluindo os trabalhos com dinâmica e celeridade;
- Decidir sobre a formação de subcomissões, dentre representantes de órgãos/ representações, sob a coordenação de um ou mais membros da comissão criada neste Decreto;
- Coordenar e sistematizar o texto-base e o documento-final;
- Apresentar o Plano Municipal de Educação, na forma de projeto de lei, para que seja analisado pelo Chefe do Poder Executivo e, por ele, submetido à Câmara Municipal.
Para elaboração do PME serão convidadas para participar dos debates, das plenárias livres, dos fóruns, do encontro temático e da conferência, as seguintes entidades representativas:
- Prefeitura Municipal;
- Conselho Municipal de Educação;
III. Conselho da Alimentação Escolar;
- Conselho do FUNDEB;
- Gestores Municipais;
- Gestores Estaduais;
VII. Representantes das Universidades;
VIII. Conselho Tutelar;
- Pedagogos e Supervisores;
- Representante de Pais;
- Representante de Alunos;
XII. Secretaria Municipal de Assistência Social;
XIII. Secretaria Municipal de Saúde/Conselho Municipal de Saúde;
XIV. Secretaria Municipal do Planejamento;
- Secretaria Municipal de Administração;
XVI. Conselho das Crianças e Adolescentes;
XVII. Procuradoria Geral do Município de Epitaciolândia;
XVIII. CRAS;
XVI. Sindicato dos Trabalhadores em Educação;
- CREAS;
XXI. Sindicato dos Trabalhadores Rurais;
XXII. Câmara Municipal de Vereadores.
XXIII. Representante Judiciário;
XXIV. Associação Comercial de Epitaciolândia;
XXV. Corpo de Bombeiro;
XXVI. Policia Militar;
Outras entidades representativas de caráter público ou privado que quiserem requerer sua adesão ao processo de elaboração do Plano Municipal de Educação – PME poderão fazê-lo mediante requerimento, à Comissão Executiva e de Sistematização do PME, estabelecida na Secretaria Municipal de Educação de Epitaciolândia – SEMED.
Após a sistematização do documento-final do PME, a Comissão Executiva e de Sistematização do PME encaminhará para apreciação do poder executivo, na forma de lei, que por sua vez o encaminhará ao poder legislativo para aprovação.
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale




Você precisa fazer login para comentar.