Conecte-se conosco

Acre

Epitaciolândia realiza II Conferencia Municipal de Cultura

Publicado

em

II Conf de cultura dia 21 fotos Ana Freitas (13)

O Município de Epitaciolândia sediou nos dias 20 e 21 de junho a  II Conferência Municipal de Cultura – CMC etapa integrante da III Conferência Estadual de Cultura e da III Conferência Nacional de Cultura – CNC, a abertura aconteceu nesta quinta feira dia 20 no Centro de Cultura e Florestania Raimundo Nonato da Rocha e contou com as presenças do Prefeito André Hassem, a Sra. Francis Meire Alves da Silva Presidente da Fundação Elias Masour, Raimundo Nonato Gondim Vice Prefeito, Rivaldo Rocha Sec. Mun. de Esportes Cultura e Lazer, Eunice Maia Secretária Municipal de Educação, Padre Raimundo representando a Igreja Católica, representado as igrejas evangélicas o Pastor Ari Rufino, coordenadores, diretores, gestores escolares e população representada.

Na abertura Francis Meire falou da importância da realização da conferência para o bom andamento da cultura, segundo ela é através de idéias apresentadas e debatidas que surgirão propostas que se transformarão em projetos que beneficiam a comunidade, para André Hassem prefeito de Epitaciolândia, a realização da Conferencia é um marco para um novo tempo na cultura de nosso município “Estamos elaborando projetos para que possamos investir mais na nossa cultura local e com isso beneficiar nossos fazedores de cultura, estamos felizes com a realização da conferencia e vamos dar total apoio para este setor” finalizou André agradecendo a todos pela presença.

No dia 21 sextas feiras cerca de 200 pessoas participaram do segundo dia de Conferencia debatendo eixos voltados para uma cultura sustentável com o tema: ”Uma Política de Estado para a Cultura: desafios dos sistemas de cultura”,

conforme os eixos e sub-eixos abaixo especificados:

1.  IMPLEMENTAÇÃO DOS SISTEMAS DE CULTURA

Foco: impactos da Emenda Constitucional do Sistema Nacional de Cultura – SNC na organização da gestão cultural e na participação social nos três níveis de governo (união, estado e municípios);

1.1. Marcos legais, participação e controle social e funcionamento dos sistemas de cultura, de acordo com os princípios constitucionais do SNC;

1.2. Qualificação da gestão cultural: desenvolvimento e implementação de planos de cultura e formação de gestores governamentais e não governamentais e conselheiros de cultura;

1.3. Fortalecimento e operacionalização dos sistemas de financiamento público e privado da cultura: orçamentos públicos, fundos de cultura, incentivos fiscais e empréstimos;

1.4. Sistemas de informação cultural e governança colaborativa.

2.  PRODUÇÃO SIMBÓLICA E DIVERSIDADE CULTURAL 

Foco: o fortalecimento da produção artística, de bens simbólicos, da proteção e promoção da diversidade das expressões culturais, garantindo a equidade com atenção para a diversidade étnica e racial.

2.1. Criação, produção, preservação, intercâmbio e circulação de bens artístico-culturais;

2.2.   Educação e formação artístico-cultural;

2.3.   Democratização da comunicação e cultura digital;

2.4.   Valorização do patrimônio cultural e proteção aos conhecimentos dos povos e comunidades tradicionais.

3.  CIDADANIA E DIREITOS CULTURAIS

Foco: garantia do pleno exercício dos direitos culturais e consolidação da cidadania, garantindo a equidade com  atenção  para  a  diversidade étnica e racial.

3.1. Democratização e ampliação do acesso à cultura e descentralização das redes de equipamentos, espaços e serviços culturais, em  conformidade  com  as  convenções  e  acordos internacionais;

3.2. Diversidade cultural, acessibilidade e tecnologias sociais;

3.3. Valorização e fomento das iniciativas culturais locais e articulação em rede;

3.4. Formação para a diversidade, proteção e salvaguarda do direito à memória e identidades;

3.5. As linguagens artísticas como instrumento de educação e promoção da cidadania.

4.  CULTURA E DESENVOLVIMENTO

Foco: economia criativa como estratégia para o desenvolvimento sustentável.

4.1. Institucionalização de territórios criativos e valorização do patrimônio cultural nos destinos turísticos brasileiros para o desenvolvimento local e regional;

4.2. Qualificação em gestão, fomento financeiro e promoção de bens e serviços criativos no Brasil e no exterior;

4.3. Fomento à criação/produção, difusão/distribuição/comercialização e consumo, fruição de bens e serviços criativos, tendo como base as dimensões (econômica, social, ambiental e cultural) da sustentabilidade;

4.4. Aperfeiçoamento dos instrumentos jurídicos existentes sobre direitos autorais e conexos, criação e dinamização da economia criativa brasileira.

No final da manhã foi votado as propostas para a III Conferencia estadual e escolhido os delegados que irão defende-las na III Conferência Estadual de Cultura. Segundo o Coordenador de cultura de Epitaciolândia e organizador da II Conferência Joaquim Borges, a participação da juventude foi de fundamental importância para o sucesso do evento, “só temos que agradecer a todos pela participação até o final, isso mostra que nossa população está compromissada com nossa cultura”.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Governo do Acre revisa Plano Plurianual 2024–2027 com ajustes no planejamento orçamentário

Publicado

em

Lei nº 4.746 atualiza programas, metas e referencial financeiro do Estado

Foto: Sérgio Vale/ac2horas

O governo do Acre publicou nesta terça-feira (30) a Lei nº 4.746, que dispõe sobre a revisão do Plano Plurianual (PPA) do Estado para o quadriênio 2024–2027. A norma, de autoria do Poder Executivo, foi aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pela governadora em exercício, Mailza Assis (Progressistas).

A revisão promove alterações no PPA originalmente aprovado pela Lei nº 4.282, de 27 de dezembro de 2023, com ajustes em diversos anexos que compõem o planejamento estratégico e orçamentário estadual. Entre as mudanças estão a atualização dos Programas Temáticos por Eixo Estratégico do Poder Executivo, a relação de programas institucionais, além dos programas e ações dos demais Poderes e das entregas previstas por objetivo e programa.

A nova lei também atualiza o referencial orçamentário para o período de 2024 a 2027, bem como as metas e prioridades que servirão de base para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026, assegurando o alinhamento entre o planejamento de médio prazo e a execução anual do orçamento estadual.

De acordo com o texto legal, a inclusão, exclusão ou alteração de ações orçamentárias no PPA poderá ocorrer por meio das futuras leis orçamentárias anuais ou de créditos adicionais, passando automaticamente a integrar os respectivos programas. A norma ressalta ainda que os valores atribuídos a cada programa possuem caráter referencial, não constituindo limite para a programação das despesas nas leis orçamentárias.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre tem novo recuo e marca 15,35 metros em Rio Branco

Publicado

em

O nível do Rio Acre apresentou leve recuo na medição das 9h desta terça-feira (30) em Rio Branco, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal. Às 5h17, o Rio marcou 15,38 metros e, na medição das 9h, baixou para 15,35 metros, indicando tendência de vazante após dias consecutivos de elevação.

Mesmo com a redução, o nível do rio permanece acima da cota de transbordo, que é de 14 metros, e também da cota de alerta, fixada em 13,50 metros. A marca registrada nas primeiras horas do dia ainda mantém áreas ribeirinhas em situação de atenção na capital acreana.

De acordo com a Defesa Civil, não houve registro de chuva nas últimas 24 horas, com acumulado de 0,00 milímetro, o que reforça a indicação de estabilização e início de descida do nível do rio Acre, influenciado principalmente pelo comportamento da bacia hidrográfica.

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Feira e Vila Natalina seguem com programação até domingo no centro de Rio Branco

Publicado

em

A programação do Fim de Ano da Família, realizada na capital acreana, segue garantindo a festa para famílias e amigos, neste mês de dezembro. Com a presença do público e o sucesso das vendas, a Feira Natalina teve a programação estendida e seguirá até o próximo domingo, acompanhando o cronograma da Vila Natalina no início de 2026.

Com organização do governo do Acre, por meio da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete), em parceria com a Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa), a Feira Natalina, oferta desde gastronomia regional e internacional a doces e brinquedos, das 17h às 22h, até o dia 4 de janeiro, na Av. Arlindo Porto Leal, ao lado do Palácio Rio Branco.

Pequenos empreendedores ofertam opções da gastronomia e brinquedos infláveis na Feira Natalina ao lado do Palácio Rio Branco. Foto: Bruno Moraes/Sete

Já na Praça Eurico Dutra, em frente ao Palácio Rio Branco, a Vila Natalina conta com a participação de empreendimentos de artesanato, doces e presentes. O espaço, que foi montado pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), também recebe o público das 17h às 22h, até o dia 4 de janeiro.

Doces, artesanato e presentes são atrativos da Vila Natalina, em frente ao Palácio Rio Branco. Foto: Bruno Moraes/Sete

De acordo com a chefe do Departamento de Pequenos Negócios da Sete, Sirlânia Venturin, apoio do governo por meio da Sete e instituições parceiras tem sido fundamental no incentivo da geração de renda para os pequenos negócios: “O resultado parcial da feira já tem apresentado excelentes resultados e esperamos que até o final possamos superar todas as expectativas dos empreendedores e público visitante”, destacou.

Som ao vivo

Para animar as noites de fim de ano, a Feira Natalina também conta com apresentações musicais, com o apoio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM). Confira a programação:

29 de dezembro (segunda-feira):
Das 20h às 22h – Som ao vivo com Franklin Pinheiro

04 de janeiro (domingo):
Das 19h30 às 21h30 – Encerramento com Jhon Rabelo

Divulgação Sete

The post Feira e Vila Natalina seguem com programação até domingo no centro de Rio Branco appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE - NOTÍCIAS

Comentários

Continue lendo