Destoca Guajará dia 23 de Janeiro de 2016 Fotos Ana Freitas (21)

Da Assessoria

A prefeitura do município de Epitaciolândia através da Secretaria Municipal de Produção Abastecimento e Desenvolvimento sustentável (SEPADS), em parceria com o produtor rural, concluiu o Programa de Incentivo a Agricultura Familiar nas Comunidades, reaproveitando as áreas degradadas impedindo o desmatamento, fazendo com que estas áreas sejam reaproveitadas para a produção.

O Programa foi iniciado no mês de maio de 2015, logo após a reativação do Conselho de Produtores Rurais, dos quais estão reunidos 28 presidentes das associações e 28 representantes do Poder Público que aprovaram o planejamento apresentado pela SEPADS e definiram as primeiras comunidades a serem contempladas. A partir daí, foram iniciados os trabalhos nas comunidades da Alemanha, Guajará, Estrada Velha e concluiu no último fim de semana, a comunidade do Tucunduba.

Na primeira etapa do programa, de acordo com a Secretária, foram atendidas 93 famílias com destoca, bebedouro, pé de cerca, açudes e abertura de galhos de ramal para escoamento da produção, cada família priorizou suas reais necessidades. É importante destacar que, este foi um trabalho nunca realizado em outra gestão.

A secretária de Agricultura, Enage Peres, afirma que o objetivo da gestão é oferecer os meios necessários para facilitar o desenvolvimento da produção rural, garantindo ao homem do campo melhorias na sua renda e nas condições de seus trabalhos proporcionando o desenvolvimento sustentável. Ela também explica que a atividade mais realizada foi a de destoca onde concluíram nas quatro Comunidades, aproximadamente 174 hectares destocadas. “Com essas ações, o Município garante a preservação do meio ambiente. Uma vez que, os agricultores não precisam desmatar novas áreas para plantar e além disso, melhora a produção e, consequentemente, a renda dos agricultores”, finalizou.

Destoca dia 09 de Julho de 2015 Alemanhã Fotos Ana Freitas (25)

DSC_0033

Comentários