Conecte-se conosco

Cotidiano

Ensino Médio: veja as mudanças que vão acontecer a partir de 2022

As mudanças vão ocorrer numa etapa escolar no 1°, 2° e 3°, obrigando as escolas públicas e particulares a se adaptarem à nova realidade

Publicado

em

O novo modelo de ensino vai obrigar os professores (as) a planejar e realizar as aulas de maneira integrada entre as diferentes áreas

Profundas mudanças estão sendo preparadas para o ensino médio a partir do próximo ano. É certo que tais mudanças irão acontecer de forma gradual, em um primeiro momento visará a formação e o desenvolvimento de competências e habilidades.

As mudanças estão previstas na Lei n°13.415/2017 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Uma das grandes novidades sem dúvida é ampliação do tempo que o aluno ficará na escola,

Antes era de 800 horas para 1.000 horas anuais até 2022 e tornando mais flexível a organização curricular, que contemple uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Criando uma forma para que o estudante possa ter diversas possibilidades na hora de suas escolhas.

As disciplinas ficarão integradas em quatro áreas do conhecimento que permitirá o estudante escolher itinerários formativos de acordo com os seus interesses e o que planeja para ter uma carreira.

As mudanças vão ocorrer numa etapa escolar no 1°, 2° e 3°, obrigando as escolas públicas e particulares a se adaptarem à nova realidade, implementando diretrizes curriculares nacionais. Esta adaptação já vem acontecendo de forma gradual desde 2018.

O desafio para as instituições de ensino estará na nova carga horária que passará a ser de 1.800 horas. Desta forma o aluno estará mais tempo na escola.

O Novo Ensino Médio entrará em vigor em 2022 para os alunos do 1° ano e até 2024 estará em todas as turmas do país. Sendo assim a carga horária total ao longo dos três anos passará de 2.400 horas para 3.000 horas. Sendo que das 3.000 horas, 1.800 horas serão destinadas para as disciplinas que já são obrigatórias da base Nacional Comum Curricular e 1.200 horas para os itinerários formativos.

Ficou determinado que cada escola terá que oferecer pelo menos uma opção complementar a formação dos alunos, sendo elas:

  • Linguagens e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias ciências
  • Humanas e sociais aplicadas
  • Formação técnica e profissional

Os professores precisarão se adaptar à nova realidade

O novo modelo de ensino vai obrigar os professores (as) a planejar e realizar as aulas de maneira integrada entre as diferentes áreas de:

Conhecimento disciplinas.

Para o itinerário de Formação Profissional e Técnica, é permitida a atuação de profissionais com notório saber, reconhecidos pelos respectivos sistemas de ensino para ministrar conteúdos relacionados a sua experiência profissional.

Quando entra em vigor o Novo Ensino Médio?

  • Neste ano acontece a aprovação e homologação dos referenciais curriculares pelos respectivos Conselhos de Educação e formações continuadas destinadas aos profissionais da educação;
  • Em 2022 a implementação dos referenciais curriculares no 1º ano do ensino médio;
  • Em 2023 a implementação dos referenciais curriculares nos 1º e 2º anos;
  • Em 2024 a implementação dos referenciais curriculares em todos os anos do ensino médio;
  • E nos anos de 2022 a 2024 a monitoramento da implementação dos referenciais curriculares e da formação continuada aos profissionais da educação.

Sendo assim, em 2021: escolha e distribuição das obras, projeto integradores e projetos de vida;

No ano de 2022: escolha e distribuição, por área de conhecimento, das obras de formação continuada e dos recursos educacionais digitais;

No ano de 2023: escolha e distribuição das obras literárias; e no ano de 2024: escolha e distribuição dos materiais e recursos didáticos para os itinerários formativos.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

Publicado

em

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.

Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.

O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.

Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.

O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo