Conecte-se conosco

Acre

Energisa Acre entrega projetos de eficiência energética ao BOPE da Polícia Militar e a Polícia Federal  

Publicado

em

Projetos representam investimentos diretos em sustentabilidade e responsabilidade social  
A Energisa Acre realizou nesta semana a entrega oficial dos projetos de eficiência energética ao Bope da Polícia Militar e a Polícia Federal. O investimento total foi de aproximadamente R$ 700 mil, viabilizado por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Participaram da cerimônia de entrega, o diretor-presidente e diretor-técnico da Energisa Acre, Ricardo Xavier e Antônio Matos, além do gerente jurídico, Hiago Moura e da analista Daya Campos. A equipe foi recebida na PM pelo comandante geral, coronel Marta Renata e o subcomandante do Bope, major Souza Júnior. Na Polícia Federal, o superintendente Carlos Rocha Sanches e o chefe do grupo técnico em edificações, Renan Trebien receberam a placa que marca a entrega do projeto de eficiência energética.
O Bope foi contemplado com a construção de uma usina solar fotovoltaica de 50,15 kWp, a substituição de 84 equipamentos de iluminação por modelos de LED e a troca de 15 aparelhos de ar-condicionado por equipamentos inverter com selo PROCEL A.
“Essa iniciativa demonstra que é possível unir tecnologia, sustentabilidade e segurança pública. Agradecemos à Energisa Acre pela parceria e pela sensibilidade em investir em um projeto que beneficia diretamente nossos policiais e toda a sociedade,” agradece a comandante, Marta Renata.
Na sede da Polícia Federal, foram substituídos 162 pontos de iluminação por modelos de LED energeticamente eficientes, além da instalação de um sistema fotovoltaico de 67,26 kWp.
“A iniciativa, realizada sem custos, contribui diretamente para a melhoria da nossa infraestrutura e sustentabilidade operacional. O projeto representa um avanço significativo na redução do consumo de energia elétrica e no alinhamento com práticas ambientais responsáveis. Essa parceria reforça o compromisso com a modernização e a eficiência dos nossos processos”, afirma o Superintendente Regional da Polícia Federal no Acre, Carlos Rocha Sanches.
O diretor-presidente da Energisa Acre, Ricardo Xavier, destacou a relevância das iniciativas.
“Essa iniciativa reafirma o compromisso da Energisa Acre em apoiar instituições fundamentais para a sociedade, especialmente na área da segurança pública. O investimento realizado é significado de inovação, sustentabilidade e economia, mas também em valorização e reconhecimento ao esforço diário dos policiais. Nosso objetivo é contribuir para que tenham melhores condições de trabalho e, assim, fortalecer ainda mais o serviço prestado à população,” afirmou Ricardo.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Dois jovens ficam feridos em grave acidente de moto na AC-475, entre Acrelândia e Plácido de Castro

Publicado

em

Dois jovens ficaram feridos na tarde desta quinta-feira (4) após um grave acidente de motocicleta registrado na Rodovia AC-475, no trecho que liga os municípios de Acrelândia e Plácido de Castro. O condutor da moto, João Gustavo Muniz, de 19 anos, perdeu o controle do veículo ao passar por uma curva. A motocicleta saiu da pista, arrancou uma estaca e arremessou os dois ocupantes a cerca de oito metros, lançando-os em uma área de pasto.

A dupla trafegava em uma Honda Fan 160, de cor prata. Com o impacto, João Gustavo sofreu fraturas no fêmur, na tíbia e na fíbula da perna esquerda, além de fratura exposta em um dos dedos da mão esquerda. Mesmo com a gravidade das lesões, seu quadro é considerado estável.

O garupa, Antônio Taguá da Silva Monteiro, de 18 anos, também teve ferimentos significativos. Ele apresentou fratura na clavícula esquerda, ferimento com exposição óssea em um dedo do pé esquerdo e um corte profundo na mão direita. Assim como o condutor, permanece em estado estável.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou uma ambulância de suporte básico de Plácido de Castro para o resgate. Após os primeiros atendimentos, as vítimas foram levadas à Unidade Mista de Saúde do município e, devido à gravidade dos ferimentos, transferidas ainda na noite desta quinta-feira para o Pronto-Socorro de Rio Branco em uma ambulância municipal.

A Polícia Militar esteve no local e deve apurar as circunstâncias que resultaram no acidente.

Comentários

Continue lendo

Acre

Atualização: Idosa de 90 anos é encontrada desorientada em via pública é resgatada pelo filho

Publicado

em

Uma idosa identificada como Antônia Moraes da Silva, de 90 anos, foi encontrada desorientada na noite desta quinta-feira (4) na Rua Fátima Maia, próximo à UniNorte, no bairro Jardim de Alah, em Rio Branco.

Populares perceberam que ela não conseguia informar seu endereço nem fornecer contatos de familiares, e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A equipe realizou os primeiros atendimentos no local e conduziu a idosa ao Pronto-Socorro da capital.

Até o momento, Antônia não foi reconhecida por nenhum parente. As equipes de saúde pedem que, caso alguém a conheça ou possua informações sobre seus familiares, procure o Pronto-Socorro para auxiliar na identificação e no contato com a família.

A direção da unidade reforça a importância da colaboração da comunidade para que a idosa possa retornar em segurança ao convívio familiar.

Atualizacão

Momentos após a publicação desta nota e de outros meios de comunicação, o filho devidamente identificado, soube e se deslocou até o pronto-socorro para buscar sua genitora. O caso devidamente esclarecido, resultou no resgate da idosa para sua residência.

Comentários

Continue lendo

Acre

Câmara de Epitaciolândia convoca gerente do Banco do Brasil para explicar falta de dinheiro em caixas e falhas no atendimento

Publicado

em

Problema se agrava nos finais de semana e limita saques de moradores e turistas; agência do Banco do Brasil na cidade será convidada a dar explicações na Câmara Municipal

Vereador Rosimar do Rubicon denuncia que problema se agrava nos finais de semana e prejudica moradores e turistas na região de fronteira com a Bolívia. Foto: captada 

A constante falta de dinheiro nos caixas eletrônicos da única agências bancária do Banco do Brasil de Epitaciolândia, cidade acreana na fronteira com a Bolívia, foi tema de discussão na Câmara Municipal na sessão da última segunda-feira (1). O vereador Rosimar do Rubicon (Republicanos) foi o autor da reclamação em plenário, relatando que o problema se intensifica nos finais de semana e afeta moradores e turistas.

Segundo o parlamentar, ao buscar explicações com a única agência bancária do município, foi informado de que os bancos têm um limite de valores para abastecimento dos terminais. A situação piora quando o quinto dia útil do mês cai em uma sexta-feira – período em que saques costumam aumentar –, resultando na alta probabilidade de os caixas ficarem sem cédulas durante o sábado e o domingo.

— É um absurdo o cidadão não poder sacar um dinheiro que é dele, conquistado com o suor do seu trabalho durante um mês inteiro — protestou vereador Rosimar do Rubicon.

O problema ganha dimensão adicional por Epitaciolândia ser uma cidade fronteiriça, vizinha a Cobija, na Bolívia – um polo turístico e de compras da zona franca (Zonfra) que atrai visitantes. A falta de dinheiro nos caixas impacta tanto a população local quanto o fluxo de turistas que circulam pela região.

A Câmara Municipal de Epitaciolândia recebeu o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos em relação a constante falta de cédulas nos caixas Foto: captada 

Diante da repercussão, insatisfação generalizada com a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos e outros problemas nos serviços bancários, a Câmara Municipal de Epitaciolândia convocou o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos. O gerente foi questionado sobre três questões principais: a constante falta de cédulas nos caixas, os transtornos causados pela reformas na agência e as intermitências no serviço de internet que comprometem o atendimento. O objetivo foi pressionar por uma solução que garanta o abastecimento regular, especialmente em períodos de maior demanda.

Veja vídeo entrevista:

Comentários

Continue lendo