Conecte-se conosco

Acre

Encontro intersetorial define ações estratégicas de segurança e logística para o Carnaval no Arena da Floresta

Publicado

em

Inovação tecnológica foi uma das pautas da reunião operacional realizada na tarde desta segunda-feira, 6, no auditório da Biblioteca Pública de Rio Branco, pela Comissão Organizadora e os representantes das 32 instituições apoiadoras do evento. O Carnaval da Família terá monitoramento por câmeras para ampliar a proteção do cidadão que vai ao Arena da Floresta.

Comissão vai contar com inovação tecnológica para maior segurança de foliões que forem ao Arena da Floresta. Foto: Alice Leão/Seicetur

O encontro intersetorial coordenado pela Secretaria de Estado de Indústria, da Ciência, do Comércio, do Empreendedorismo e Turismo (Seicetur) foi realizado com a análise técnica do mapa da estrutura de eventos, imagens aéreas, definição de portões de acesso ao público, estacionamento, trânsito, empreendedorismo e logística.

“O objetivo do Estado e da prefeitura é garantir segurança tanto para os foliões, moradores e colaboradores envolvidos, além da tranquilidade para quem não gosta de Carnaval. Temos que garantir a fluidez das vias, o transporte, a sustentabilidade, uma série de medidas que dependem das instituições apoiadoras reunidas neste encontro”, disse o titular da Seicetur, Assurbanipal Mesquita.

Comissões intersetoriais vão definir planos de trabalho para a quina momesca. Dudé Lima, organizador de eventos, detalhou todo o mapa estrutural preparado para o Carnaval, incluindo palco, sonorização, arquibancadas, praça de alimentação, espaço kids, espaço alternativo para os bailes infantil e da melhor idade, espaços institucionais e, ainda, a contratação de segurança privada.

O objetivo do Estado e da prefeitura é garantir segurança tanto para os foliões, moradores e colaboradores envolvidos, além da tranquilidade para quem não gosta de Carnaval. Foto: Alice Leão/Seicetur

“A comissão pensou em cada detalhe para oferecer o maior conforto possível ao folião, desde as bandas que se apresentarão nos palcos até o transporte coletivo, o ambulante, o restaurante que vai servir alimentos, bebidas, enfim, queremos serviços de muita qualidade”, disse Dudé.

O Carnaval da Família 2023 será o primeiro a contar com videomonitoramento com reconhecimento facial e contagem de pessoas. A inovação faz parte das ações da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública. Segundo o Departamento de Tecnologia da Sejusp, a adoção desse sistema ajudará a inibir ocorrências na área destinada ao Carnaval, desde pequenos roubos e furtos até a presença de pessoas em regime semiaberto ou com mandados de prisão em aberto.

Ainda de acordo com a organização do evento, campanhas de saúde pública, tema do carnaval, serão desenvolvidas em parceria com as secretarias estadual e municipal. A área ambiental também vai desenvolver material educativo para a destinação correta do lixo.

Plano de mídia – A secretária de Comunicação, Nayara Lessa, apresentou o projeto de identificação visual e o plano de mídia. Peças publicitárias com vídeos educativos foram preparados para o evento. “Vamos trabalhar forte na conscientização sobre a importância do cumprimento de leis, trânsito seguro, alimentação saudável, segurança pessoal e outras áreas, entre elas, o combate à violência doméstica e o respeito às diferenças”, garantiu Nayara.

O Carnaval da Família tem início no dia 17, com a escolha da Realeza, e termina no dia 21.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Tarauacá apresenta leve diminuição, mas município mantém estado de alerta

Publicado

em

O nível do Rio Tarauacá apresentou uma leve diminuição na manhã deste domingo (28), após atingir 9,91 metros à meia-noite. Às 6h, o rio marcou 9,87 metros, indicando uma pequena baixa no volume de água. Apesar disso, o município segue em estado de alerta devido à elevação dos igarapés, que continuam desaguando no rio. De […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo

Acre

Em Sena Madureira, ribeirinha encontra motor preso a estacas após repiquete

Publicado

em

Moradora da zona ribeirinha do Rio Macauã, em Sena Madureira (AC), encontrou neste domingo (28) um motor que teria sido arrastado pela correnteza e acabou ficando apoiado sobre estacas cravadas no leito do rio. O achado chamou a atenção para os efeitos da elevação do nível das águas na região. Segundo o relato, o objeto […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre ultrapassa 15 metros e mantém Rio Branco em estado de atenção máxima

Publicado

em

Nível do rio segue em elevação, famílias estão desabrigadas e chuvas de dezembro quase dobram média histórica

O nível do Rio Acre continua em elevação e atingiu 15,04 metros ao meio-dia deste domingo (28), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. O volume já supera a cota de transbordo, fixada em 14 metros, e mantém a capital acreana em estado de atenção máxima.

De acordo com as medições oficiais, o rio marcava 14,86 metros às 5h21, subiu para 14,94 metros às 9h e alcançou 15,04 metros ao meio-dia, confirmando a tendência de alta ao longo do dia. Apesar da elevação, não houve registro de chuva nas últimas 24 horas em Rio Branco.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros e a de transbordo, 14 metros — ambas ultrapassadas desde o sábado (27).

Situação dos rios e afluentes
Além do Rio Acre em Rio Branco, outros municípios e afluentes também apresentam níveis elevados neste domingo (28). Na Aldeia dos Patos, o rio marca 3,27 metros, em elevação. Em Assis Brasil, o nível é de 4,50 metros, em declínio. Em Brasiléia, o rio registra 8,63 metros, com tendência de subida.

Em Xapuri, o Rio Córrego Dolores apresenta 9,48 metros, em estabilização, enquanto o Rio Xapuri atinge 10,67 metros, em elevação. Em Capixaba, o nível chegou a 10,26 metros, também em alta. No Espalha, o rio marca 10 metros, com tendência de subida. O Riozinho do Rola atingiu 14,36 metros e, em Porto Acre, o Rio Acre registra 9,99 metros, ambos em elevação.

Famílias desabrigadas
Em Rio Branco, até a manhã deste domingo (28), a Defesa Civil contabiliza 34 famílias desabrigadas, totalizando 115 pessoas acolhidas em abrigos municipais. Além disso, seis famílias indígenas, somando ao menos 47 pessoas, estão abrigadas na Escola Estadual Leôncio de Carvalho.

As equipes da Defesa Civil Municipal, em conjunto com outras secretarias e o Corpo de Bombeiros, seguem atuando no monitoramento das áreas de risco, na retirada preventiva de famílias e na oferta de acolhimento emergencial.

O volume de chuvas registrado em Rio Branco em dezembro é significativamente superior à média histórica. Até este domingo (28), o acumulado chegou a 483 milímetros, enquanto o esperado para o mês é de aproximadamente 265 milímetros — um volume 97% acima da média. Somente nos últimos quatro dias, foram registrados 246 milímetros de chuva, índice que, isoladamente, já supera a média prevista para todo o mês de dezembro.

Comentários

Continue lendo