fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Encontro intersetorial define ações estratégicas de segurança e logística para o Carnaval no Arena da Floresta

Publicado

em

Inovação tecnológica foi uma das pautas da reunião operacional realizada na tarde desta segunda-feira, 6, no auditório da Biblioteca Pública de Rio Branco, pela Comissão Organizadora e os representantes das 32 instituições apoiadoras do evento. O Carnaval da Família terá monitoramento por câmeras para ampliar a proteção do cidadão que vai ao Arena da Floresta.

Comissão vai contar com inovação tecnológica para maior segurança de foliões que forem ao Arena da Floresta. Foto: Alice Leão/Seicetur

O encontro intersetorial coordenado pela Secretaria de Estado de Indústria, da Ciência, do Comércio, do Empreendedorismo e Turismo (Seicetur) foi realizado com a análise técnica do mapa da estrutura de eventos, imagens aéreas, definição de portões de acesso ao público, estacionamento, trânsito, empreendedorismo e logística.

“O objetivo do Estado e da prefeitura é garantir segurança tanto para os foliões, moradores e colaboradores envolvidos, além da tranquilidade para quem não gosta de Carnaval. Temos que garantir a fluidez das vias, o transporte, a sustentabilidade, uma série de medidas que dependem das instituições apoiadoras reunidas neste encontro”, disse o titular da Seicetur, Assurbanipal Mesquita.

Comissões intersetoriais vão definir planos de trabalho para a quina momesca. Dudé Lima, organizador de eventos, detalhou todo o mapa estrutural preparado para o Carnaval, incluindo palco, sonorização, arquibancadas, praça de alimentação, espaço kids, espaço alternativo para os bailes infantil e da melhor idade, espaços institucionais e, ainda, a contratação de segurança privada.

O objetivo do Estado e da prefeitura é garantir segurança tanto para os foliões, moradores e colaboradores envolvidos, além da tranquilidade para quem não gosta de Carnaval. Foto: Alice Leão/Seicetur

“A comissão pensou em cada detalhe para oferecer o maior conforto possível ao folião, desde as bandas que se apresentarão nos palcos até o transporte coletivo, o ambulante, o restaurante que vai servir alimentos, bebidas, enfim, queremos serviços de muita qualidade”, disse Dudé.

O Carnaval da Família 2023 será o primeiro a contar com videomonitoramento com reconhecimento facial e contagem de pessoas. A inovação faz parte das ações da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública. Segundo o Departamento de Tecnologia da Sejusp, a adoção desse sistema ajudará a inibir ocorrências na área destinada ao Carnaval, desde pequenos roubos e furtos até a presença de pessoas em regime semiaberto ou com mandados de prisão em aberto.

Ainda de acordo com a organização do evento, campanhas de saúde pública, tema do carnaval, serão desenvolvidas em parceria com as secretarias estadual e municipal. A área ambiental também vai desenvolver material educativo para a destinação correta do lixo.

Plano de mídia – A secretária de Comunicação, Nayara Lessa, apresentou o projeto de identificação visual e o plano de mídia. Peças publicitárias com vídeos educativos foram preparados para o evento. “Vamos trabalhar forte na conscientização sobre a importância do cumprimento de leis, trânsito seguro, alimentação saudável, segurança pessoal e outras áreas, entre elas, o combate à violência doméstica e o respeito às diferenças”, garantiu Nayara.

O Carnaval da Família tem início no dia 17, com a escolha da Realeza, e termina no dia 21.

Comentários

Continue lendo

Acre

Educação explica utilização da piscina da escola Armando Nogueira pelos alunos da rede pública

Publicado

em

Por

O secretário de Educação, Cultura e Esportes (SEE), professor Aberson Carvalho, explicou na tarde desta terça-feira, 14, a utilização da piscina ao lado da escola de tempo integral Armando Nogueira por parte dos alunos da rede pública.

De acordo com o secretário, a ideia é otimizar a utilização da piscina, valorizando os investimentos que foram realizados no equipamento, tanto na manutenção quanto na limpeza. “Então, estamos abrindo para que os nossos estudantes tenham mais uma opção de atividade para garantir uma melhor utilização dela”, explicou.

Secretário Aberson Carvalho (SEE): “Estamos oferecendo mais uma opção aos alunos”. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Para viabilizar essa melhor utilização pelos alunos, o secretário esclareceu que serão colocados dois professores, um na parte da manhã e outro na parte da tarde. “Assim, vamos abrir a possibilidade do aluno se adaptar ao seu contraturno e fazer o exercício da natação”, disse.

“Essa opção que está sendo apresentada aos nossos estudantes busca fortalecer as ações que a Educação oferece a toda a comunidade. Assim, teremos turmas que serão formadas em horários específicos, garantindo o funcionamento e o atendimento de toda a comunidade escolar”, ressaltou.

Alunos terão acesso ao espaço no contraturno. Foto: Ascom/SEE

Ainda de acordo com o secretário, a piscina ao lado da escola Armando Nogueira é olímpica, a única do nosso estado. “E ela está em perfeito estado para uso por parte da população e o que estamos buscando é valorizar esse investimento feito pelo Estado”, afirmou.

Ele esclareceu, ainda, que a utilização do espaço por outros órgãos e entidades trata-se de uma questão de agendamento. “Estamos falando de uma piscina de 50 metros com 10 metros de largura e quando se faz um trabalho de natação se utiliza um raio menor para se ter um maior controle, lembrando que é um equipamento voltado para a educação, mas temos parceria com várias instituições como o Corpo de Bombeiros”, frisou.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco busca solução para destinação de resíduos sólidos nos municípios do interior

Publicado

em

Por

A prefeitura de Rio Branco anunciou, na manhã desta terça-feira (14), em reunião com alguns prefeitos do interior do Acre, um convênio que visa resolver o problema da destinação final de resíduos sólidos nos municípios do interior do Estadi.

Enquanto a capital já possui quatro células, a quarta inaugurada recentemente, com capacidade para armazenar lixo domiciliar por seis anos, muitas cidades vizinhas enfrentam sérias dificuldades nesse aspecto, já com determinações e ameaça do Ministério Público.

Os prefeitos ficaram otimistas e agradecidos por essa disposição da prefeitura da capital em ajudar os outros municípios.

“Isso é muito importante, até porque todos nós, prefeitos, hoje nós temos problemas com o MP, essa fiscalização, e que é correta. E nós estamos buscando aqui a melhor solução para discutir as condições de trazermos o lixo para cá, mesmo contribuindo com a parcela de valores, mas isso é normal é natural e vai melhorar bastante para os municípios”, destacou Bené Damasceno, prefeito de Porto Acre.

De acordo com o prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, o principal problema dos demais municípios do Acre é a questão dos lixões a céu aberto.

“Assis Brasil está a 350 km da capital Rio Branco e enfrenta essa problemática. Nós já tivemos várias iniciativas através da Amac, sob a presidência do prefeito da instituição, Tião Bocalom, e agora também do Consórcio para tratar este tema que foi fundado aqui no estado do Acre, entre todos os municípios, também presidido pelo prefeito Tião Bocalom.”

“Para nós é uma parceria muito boa dentro desse Consórcio para a gente eliminar a questão do lixo. O Bujari já está mais ou menos tranquilo, mas nós com o Consórcio participando de tudo isso. Vai ganhar a população do Bujari e vai ganhar todo o estado do Acre’, disse João Teles, prefeito do Bujari

Segundo Bira Vasconcelos, prefeito de Xapuri  o problema do lixo é um problema de todos os municípios pequenos do Brasil.

“Nós não conseguimos fazer um aterro sanitário, com as recomendações necessárias, parte técnica. E o Acre inteiro fez esse Consórcio, que é para resolver esse problema. A ideia de trazer, dos municípios mais próximos, esse lixo para o Rio Branco, é uma excelente ideia. E nós, através do consórcio, estamos dispostos a pagar esse custo. Porque é muito mais barato você transportar o nosso lixo, pagar aqui o tratamento do lixo em Rio Branco, do que fazermos um aterro sanitário, que custa em torno de 10, 12 milhões de reais.”

Com esse convênio a Prefeitura de Rio Branco oferece sua estrutura para auxiliar os municípios mais próximos, disponibilizando a Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (Utre) para receber o lixo, enquanto se prepara um projeto para transformar parte desse lixo em objetos, seguindo uma tecnologia que a gestão observou em Santa Catarina.

Emerson Leão, coordenador executivo do Consórcio fala como tudo vai ocorrer.

” Nós temos capacidade, sim, de atender esses 12 municípios ao redor de Rio Branco, tanto do Alto Acre como do Baixo Acre, pegando de Manoel Urbano, Sena até Assis Brasil, para trazer o seu resíduo para o município de Rio Branco.”

Além disso, a Prefeitura de Rio Branco planeja buscar recursos em Brasília para criar uma planta industrial capaz de transformar cerca de 60 toneladas de resíduos em objetos termoplásticos. Também estão previstos investimentos para montar uma estrutura de coleta em cada município, visando o tratamento adequado em Rio Branco.

“A Prefeitura de Rio Branco já se colocou a disposição, e colocou a disposição Utre que nós temos aqui, para aqueles prefeitos que puderem fazer o transporte inicial do lixo até a Unidade sem nenhum problema, pagando apenas a taxa de operação que se tem aqui para poder fazer o tratamento.”

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Vereador João Marcos Luz destaca andamento de obras na Capital

Publicado

em

Por

O líder do prefeito na Câmara Municipal de Rio Branco, vereador João Marcos Luz (PL) destacou na sessão de terça-feira, 14, na Casa Legislativa sobre o andamento das obras de revitalização do Calçadão da Benjamin Constant, reconstrução do Mercado Elias Mansour e construção da Orla da Cadeia Velha, todas licitadas, com previsão da assinatura da ordem de serviço para os próximos dias.

“O prefeito Tião Bocalom anunciou que nos próximos 15 dias deverá assinar a ordem de serviço para a construção do Mercado Elias Mansour. Sabemos da importância dessa obra, especialmente porque ali já foram realizadas muitas reformas e, hoje, existe uma necessidade enorme de construir um novo espaço; e o prefeito desde que assumiu a gestão firmou esse compromisso”, disse Luz.

O parlamentar ressaltou que a obra do Novo Mercado Elias Mansour, está orçada em R$ 29 milhões, com R$ 4 milhões em recursos próprios e o restante em emendas parlamentares do senador Marcio Bittar (R$ 20 milhões) e da deputada federal Mara Rocha (R$ 5 milhões).

“A obra de revitalização do Calçadão da Benjamim Constant, está estimada em R$ 1,7 milhão. Já a obra Orla do Rio Acre, em frente ao supermercado Araújo, orçada em R$ 5 milhões, fará parte do complexo do Mercado Elias Mansour”, frisou o vereador.

Na segunda-feira, 13, o prefeito Tião Bocalom reuniu a imprensa para explanar sobre essas obras. Na ocasião, apresentou os projetos das obras em 3D. “O conjunto de obras no Mercado Elias Mansur vai dar uma nova ‘cara’ para a área central da cidade, além da revitalização do Calçadão e construção da Orla da Cadeia Velha. Infelizmente, foram feitas diversas reformas no mercado, isso em outras gestões, porém que não resolveram os problemas no local”, frisou o prefeito.

Fonte: Câmara Municipal de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo