Conecte-se conosco

Cotidiano

Em Workshop, governo mantém diálogo com municípios para controle da pandemia

Publicado

em

O governo do Estado, por meio do Grupo de Apoio ao Pacto Acre sem Covid, realizou durante toda esta segunda-feira, 17, o segundo Workshop Online Pacto Acre sem Covid, que reuniu representantes das áreas de saúde e gestão de quase todos os municípios para apresentar a evolução dos indicadores e análise dos cenários.

O principal objetivo do workshop é aprofundar os conhecimentos sobre o pacto e a atual fase da pandemia no Acre, de modo a estabelecer e consolidar uma rede de integração e comunicação direta do Estado com os municípios.

Grupo de Apoio se reuniu com gestores de saúde dos municípios para destacar ações de controle da pandemia Foto: Sergio Ronney/Secom

Atualmente, todo o Acre se encontra no Nível de Atenção (Bandeira Amarela), o que garantiu a reabertura de quase todos os setores da economia, incluindo entretenimento e templos religiosos. Com a reabertura e a diminuição do isolamento social, a meta agora é que todas as medidas sanitárias e protocolos de atuação sejam cumpridos, mantendo os indicadores baixos.

Segundo a coordenadora do Grupo de Apoio, farmacêutica Karolina Sabino, a classificação em níveis de risco (bandeiras) é expressa por meio de uma nota geral, que varia de 0 a 15, obtida por meio da mensuração de sete índices, sendo eles: isolamento social, notificações por síndrome gripal, novas internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave, novos casos por síndrome gripal Covid-19, novos óbitos por Covid-19, ocupação de Leitos Clínicos Covid-19 e ocupação de UTIs Covid-19.

“Na etapa em que nos encontramos hoje, temos o resultado de todo esse esforço do Estado para ampliar a rede pública de saúde e o segundo passo vem agora para fortalecer a vigilância e a atenção básica, para que consigamos controlar os demais indicadores, como novos casos e internações. Assim, vamos criando com os municípios uma rede de comunicação tendo sempre um diálogo aberto sobre o entendimento da pandemia em cada regional”, conta a coordenadora.

União pela atenção

De acordo com o método definido pelo Pacto Acre sem Covid, a classificação em nível de risco é realizada conforme a delimitação territorial das regionais de saúde do estado, a saber:  Região do Alto Acre (Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri), Baixo Acre e Purus (Acrelândia, Bujari, Capixaba, Jordão, Manoel Urbano, Plácido de Castro, Porto Acre, Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira e Senador Guiomard) e a Região do Juruá e Tarauacá-Envira (Cruzeiro do Sul, Feijó, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves e Tarauacá).

Os membros do Grupo de Apoio destacaram que hoje, por exemplo, o Estado se encontra numa situação confortável de respiradores, com uma lotação tanto de enfermarias, quanto leitos de UTI que chegam a 50% da capacidade, mas segue com desafios, como a aquisição dos remédios para intubação de pacientes que estão escassos em todo o país.

Representando Rio Branco, a cidade que mais concentra casos, a secretária de Planejamento do município, Janete Santos, reforça o papel da vigilância sanitária e construção de protocolos de atuação, além da vigilância epidemiológica neste momento de maior reabertura para que não seja necessário dar outros passos para trás.

“Acredito que o momento de discutir metodologias já passou, esse é o momento de nos organizarmos, nos mantermos alinhados e realizar um trabalho conjunto para levar o Acre a baixar a quantidade de infecções e poder retomar as atividades para fortalecer a economia do estado”, completa Janete.

Comentários

Cotidiano

‘El Toro’ Erison retorna ao Brasil para defender o São Paulo

Publicado

em

OGol

O São Paulo confirmou na noite desta quarta-feira, 1º, a contratação do centroavante Erison, por empréstimo junto ao Botafogo. ‘El Toro’, como ficou conhecido no Glorioso e chega como mais uma opção para o ataque do Tricolor Paulista.

No acordo por Erison, Botafogo e São Paulo estipularam uma opção de compra para que o clube paulista fique com o atacante caso queira. O valor não foi revelado.

Erison tem 23 anos e chegou ao Botafogo no ano passado após se destacar no Brasil de Pelotas. No clube carioca chegou a se destacar, com 15 gols marcados em 34 jogos, inclusive o da vitória em clássico contra o Flamengo. No entanto, em decisão controversa foi emprestado ao Estoril.

Em Portugal, Erison fez parte dos primeiros meses da temporaa europeia e marcou 4 gols em 15 jogos. Ele estava sendo titular do Estoril nas suas últimas participações com a camisa do clube.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Palmeiras é certeiro, vence o Mirassol e mantém invencibilidade no Paulistão

Publicado

em

OGol

Sem dar tempo para ressaca do título da Supercopa, o Palmeiras voltou a campo pelo Campeonato Paulista e emplacou mais uma vitória. Na noite desta quarta-feira, os reservas do Palestra visitaram o Mirassol  e, de forma eficiente, venceram por 2 a 0. Breno Lopes e Atuesta fizeram os gols do jogo.

Com o resultado, o time comandado por Abel Ferreira chega a 11 pontos, mantém a invencibilidade no Paulistão e lidera o grupo D. Do outro lado, o Leão permanece com quatro e ocupa o terceiro posto do grupo A.

Faltou capricho

O equilíbrio foi a marca dos primeiros 45 minutos de partida. Jogando em casa, mesmo com dificuldades no setor de criação, o Mirassol tomou a iniciativa e tentou ter a bola no campo do Palmeiras.

Do outro lado, com uma equipe alternativa, o Verdão sentiu a falta de entrosamento e pouco criou problemas para a defesa auriverde. Um possível pênalti em Breno Lopes logo nos primeiros minutos foi o lance mais agudo dos palmeiras na etapa inicial.

O Leão da Alta Araraquarense foi um pouco mais efetivo no campo ofensivo, mas, ainda assim, pecou demais na conclusão das jogadas, mantendo Weverton como um verdadeiro espectador em campo.

Eficiência alviverde

O duelo moroso e brigado do primeiro tempo se repetiu nos instantes iniciais da etapa complementar. Entretanto, uma mudança do técnico Abel Ferreira mudou completamente o rumo da partida.

Em campo para substituir Bruno Tabata, o jovem Giovanni, de apenas 17 anos, não se intimidou com a experiência da defesa adversária e mudou completamente a dinâmica do ataque alviverde.

Aos 22, inclusive, Giovanni, cria da Academia, recebeu pelo lado direito, fez o que quis com a marcação e cruzou na medida para Breno Lopes, que desviou de cabeça e mandou para o fundo das redes.

Com a vantagem no placar, a vida do Palmeiras foi ainda mais facilitada. Tendo o contra-ataque a disposição nos minutos finais, o Verdão ainda encontrou tempo para marcar o segundo.

Já nos acréscimos, após mais uma descida veloz pela direita, Giovanni (de novo ele) emplacou grande jogada individual e, desta vez, cruzou para Atuesta, que chegou de carrinho e deu números finais à partida: 2 a 0

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Em último teste antes do Mundial, Flamengo vence o Boavista no Carioca

Publicado

em

Pedro marca na vitória do Flamengo contra o Boavista
DIVULGAÇÃO

Com o resultado, Rubro-Negro segue na liderança do estadual e ainda não perdeu na competição

Depois de perder o título da Supercopa para o Palmeiras no último sábado (28), o Flamengo voltou a campo nesta quarta-feira (1) pela 6ª rodada do Campeonato Carioca. No último jogo antes do Mundial de Clubes, o time venceu o Boavista por 1 a 0 no Maracanã.

O Rubro-Negro espera o vencedor de Wydad, do Marrocos, x Al-Hilal, da Arabia Saudita, para conhecer seu adversário no Mundial. A estreia do time brasileiro acontece na próxima terça-feira (7), às 16h (de Brasília).

O primeiro tempo entre Flamengo e Boavista foi recheado de boas chances para o Rubro-Negro. O clube visitante marcou bem, o que dificultou a ação dos comandados de Vítor Pereira a acharem espaço para abrir o placar.

No intervalo, o técnico português mexeu, mas o gol do Flamengo só foi sair aos 22 minutos do segundo tempo com ele, Pedro. Gabigol cruzou com perfeição para o camisa 9 deslizar e abrir o placar contra o Boavista. Com o gol, Pedro marcou pela 75ª vez com a camisa do Flamengo em 164 partidas.

Cebolinha quase ampliou o placar no fim da segunda etapa. O atacante tabelou com Gabigol, bateu colocado, mas viu o goleiro do Boavista fazer grande defesa. Marinho também teve boa oportunidade ao driblar Fernando, mas acertou a rede pelo lado de fora.

Com a vitória, o Flamengo segue invicto e na liderança do Cariocão, com 14 pontos. Já o Boavista é o lanterna do campeonato, com dois pontos conquistados e ainda não venceu.

PRÓXIMOS JOGOS

O Flamengo faz sua estreia no Mundial de Clubes na próxima terça-feira (7) às 16h (de Brasília). O adversário sai do confronto entre Wydad, do Marrocos, x Al-Hilal, da Arábia Saudita, que acontece neste sábado (4), às 11h30. Já o Boavista encara o Botafogo neste domingo (5), às 16h, pelo Campeonato Carioca.

FICHA TÉCNICA

Flamengo 1 x 0 Boa Vista
Data e hora: 1 de fevereiro, às 21h10
Local: Maracanã (RJ)
Árbitro: Yuri Elino Ferreira da Cruz
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa e Fabiana Nobrega Pitta
Quarto árbitro: Fabio Peixoto Schuch

Gol: Pedro (Flamengo – 22’/1T).
Cartões: Léo Pereira (Flamengo), Gerson (Flamengo), Everton Ribeiro (Flamengo) e Peu (Boavista).

Flamengo: Matheus Cunha, Matheuzinho, David Luiz, Léo Pereira, Filipe Luís (Ayrton Lucas), Thiago Maia (Erick Pulgar), Gerson, Everton Ribeiro (Everton Cebolinha), Arrascaeta (Matheus França), Gabigol e Pedro (Marinho). Técnico: Vítor Pereira.

Boavista: Fernando, Jairo, Kevem, Diogo Rangel (Carlos Daniel), Elivelton, Peu, Israel (Alex Galo), Ryan Guilherme, Matheus Alessandro, Wandinho (Berê) e Marquinhos (Éder). Técnico: Leandrão.

Comentários

Continue lendo

Em alta