Conecte-se conosco

Acre

Em valorização aos povos originários, Estado e parceiros promovem ação cívico-social na Terra Indígena Apiwtxa

Publicado

em

Localizada às margens do Rio Amônia, um dos mananciais que banham Marechal Thaumaturgo, no interior do Acre, a Terra Indígena Apiwtxa, onde habita o Povo Ashaninka, recebeu, durante esta semana, uma ação cívico-social promovida pelo governo do Estado e parceiros, numa demonstração da valorização da cultura dos povos originários e do reconhecimento da sua rica contribuição para a formação da identidade acreana.

Atendimentos odontológicos, consultas médicas e atividades culturais, além da realização de palestras e entrega de medicamentos, entre outros serviços, beneficiaram uma média de dois mil indígenas da Apiwtxa e de aldeias vizinhas. Um efetivo de aproximadamente 1.800 pessoas, além de duas toneladas e meia de equipamentos e uma tonelada de alimentos formaram a estrutura disponibilizada durante a ação.

Terra Indígena Kampa do Rio Amônia. Foto: Foto: Marcos Santos/Secom

“Eu disse ao meu Povo Ashaninka: ‘Aproveitem a oferta dos serviços, pois é um trabalho voltado para nós. A maioria de vocês não tem condições de ir à cidade, pois a logística dificulta tudo’. Combinei com todos para que participassem e estamos felizes e agradecidos”, disse o cacique Antônio Pyãko.

Antônio Pyãko, cacique da Aldeia Apiwtxa. Foto: Marcos Santos/Secom

Para a execução da força-tarefa, o governo do Estado, por meio do Gabinete do Governo em Cruzeiro do Sul, das secretaria de Saúde (Sesacre), de Administração (Sead), de Comunicação (Secom), de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e de Educação, Cultura e Esportes (SEE), além da Fundação Elias Mansur (FEM) e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), uniu esforços ao 61º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), ao Poder Judiciário do Estado, à Defensoria Pública do Acre (DPE), à Polícia Federal (PF), ao Ministério Público do Estado, à Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) do governo federal, ao Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), à Organização dos Povos Indígenas do Rio Juruá (Opirj) e à prefeitura municipal.

Raquel Batista: “Iniciativa propiciou mais dignidade e cidadania ao Povo Ashaninka”. Foto: Marcos Santos/Secom

“O governo do Estado, por meio dos esforços do governador Gladson Cameli e sua equipe, destina uma atenção especial aos acreanos das zonas urbana e rural, como é o caso de ribeirinhos e indígenas, garantindo o acesso aos serviços públicos a essas populações. Quero externar meus agradecimentos aos parceiros que colaboraram para o sucesso da iniciativa que propiciou ao Povo Ashaninka usufruir de serviços essenciais, promovendo mais cidadania e dignidade à região”, ratificou Raquel Batista, representante do Gabinete do Governo em Cruzeiro do Sul.

“Ninguém faz nada sozinho”, disse comandante do 61º BIS sobre parceiros na realização da ação cívico-social na Apiwtxa. Foto: Marcos Santos/Secom

O comandante do Comando de Fronteira do Juruá do 61º BIS, coronel Gustavo Mathias, reforçou que o trabalho em parceria fez a diferença. “Ninguém faz nada sozinho. Neste caso, somente com união foi possível deslocar o efetivo e materiais para cá. Há 30 dias, iniciamos o planejamento dessa ação e hoje, levando em conta os desafios e a quantidade de atendimentos, considero que alcançamos os nossos objetivos”, destacou.

Promovendo dias mais dignos

O acesso dos indígenas da Apiwtxa ao centro urbano mais próximo, que é Marechal Thaumaturgo, leva aproximadamente quatro horas de viagem pelo sinuoso Rio Amônia, por meio embarcações (canoas, bajolas e outros), o transporte mais utilizado na região. Além da logística, a falta de recursos financeiros e outras dificuldades tornam a busca por serviços ainda mais desafiante.

Serviços promoveu qualidade de vida e dias mais dignos ao Povo Ashaninka. Foto: Marcos Santos/Secom

Yara Luiza Pyãko levou para casa medicamento para tratar alergia que afeta um familiar. “É de extrema importância para nós, indígenas. Que outros eventos como esse aconteçam mais vezes. Cheguei cedo para consultar a minha filha, que foi muito bem atendida, e já peguei o remédio pra ela”, frisou.

“Estamos felizes, alegres e satisfeitos”, proferiu Shãpe Pyãko. Foto: Marcos Santos/Secom

“Eu, minha família e resto do nosso povo estamos felizes, alegres e satisfeitos”, proferiu Shãpe Pyãko, após seus familiares receberem atenção médica e outros serviços da ação.

O que disseram

“Por meios dos esforços do titular da Sejusp, coronel José Americo Gaia, disponibilizamos apoio aéreo do Ciopaer, além do Gefron, que atuou para garantir a segurança das atividades e inibir a prática de crimes transfronteiriços na região. Além disso, contamos também com a participação de agentes da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros. Uma verdadeira união entre as instituições, demonstrando que esse é um caminho para melhorar a vida da população.”

Major Clélio Moura Pinto, coordenador da Sejusp no Juruá

Major Pinto: “A integração de forças gera benefícios à população”. Foto: Marcos Santos/Secom

“O Corpo de Bombeiros trouxe para cá uma capacitação sobre primeiros-socorros, com técnicas atualizadas de como proceder em casos de engasgos e paradas cardiorrespiratórias, além de instruções sobre procedimentos de reanimação cardiopulmonar. São orientações práticas, para que os indígenas tenham conhecimento para salvar membros da aldeia que estejam em situação de emergência.”

Edmilson da Silva Damasceno, sargento CB

Corpo de Bombeiros apoiou a ação com logística e orientações. Foto: Marcos Santos/Secom

“Encabeçado pela Sejusp, o programa Acre pela Vida tem o objetivo de estimular, por meio de prática esportivas como futebol, voleibol, jiu-jitsu e outros, os jovens, promovendo-lhes qualidade de vida e distanciando-os do uso abusivo das redes sociais e da criminalidade. O esporte é um investimento a longo prazo, que oferece condições necessárias para uma melhor formação dos nossos jovens. Aqui, na aldeia, realizamos um torneio, que premiou os participantes com medalhas e troféus.”

Josiane de Souza, capitã CB, representando coronel James Clai de Carvalho, coordenador do programa no Juruá

Futebol é um dos esportes mais apreciados pelos indígenas. Foto: Marcos Santos/Secom

“A FEM trouxe para a Apiwtxa atividades que promoveram interação entre as crianças, como brincadeiras com uso de cordas, balões e a participação do nosso palhaço. Além de intercâmbio cultural, o nosso objetivo é trazer alegria e estimular o riso desse povo, que, assim como outros etnias, usa esse artifício como caminho para a busca do equilíbrio e para a cura de enfermidades.”

Cordolino Mota, coordenador da FEM no Juruá

FEM promoveu momento de diversão ao Povo Ashaninka. Foto: Marcos Santos/Secom

“Em parceira com a pasta municipal de Assistência Social, a SEASDH realizou palestras sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoas pessoas com deficiência e idosos a partir dos 65 anos. Além disso, realizamos o cadastramento no CAD Único. É uma troca de experiências, que fortalece ou cria políticas em prol dos povos originários.”

Carem Carvalho, coordenadora da SEASDH no Juruá

OCA emitiu segunda via de documentos. Foto: Marcos Santos/Secom

“A Organização em Centrais de Atendimento beneficiou os indígenas com o serviço digital. É uma forma de auxiliá-los com impressão de certidões estadual e federal e de segunda via de CPF e de cartões do SUS.”

Natalino Paulo de Souza, chefe de divisão da OCA em Cruzeiro do Sul

Ashaninkas do Acre

Os ashaninkas migraram do Peru para o Acre no final do século XIX. Atualmente, cerca de 2, 5 mil pessoas desse povo vivem em terras homologadas no estado.

Há mais de 30 anos, o Povo Ashaninka celebra a homologação e demarcação de seu território às margens do Rio Amônia, em Marechal Thaumaturgo. Foto: Marcos Santos/Secom

Sua rica cultura apresenta traços únicos, como por exemplo a kushma, uma vestimenta tradicional deste povo, produzida por mulheres.

Entre 2018 e 2022, a Prefeitura de Marechal Thaumaturgo foi gerida pelo ashaninka Isaac Pyãko.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior

Publicado

em

Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC

A Secretaria de Estado de Administração (Sead) e o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC) publicaram, nesta sexta-feira (5), no Diário Oficial, o Edital nº 045 SEAD/DETRAN, que traz o resultado e a classificação preliminar do concurso público destinado ao provimento de cargos de nível superior. O certame é regido pelo Edital de Abertura nº 001/2024, lançado em 8 de abril do ano passado.

O documento apresenta a relação preliminar de candidatos aprovados, organizada por cargo, número de vagas, nome, inscrição, nota final e classificação geral. A lista completa está disponível no edital.

Conforme o cronograma, os candidatos poderão apresentar recursos contra o resultado preliminar entre 00h do dia 8 de dezembro de 2025 e 23h59 do dia 9 de dezembro de 2025, no horário de Brasília. Os recursos deverão ser enviados exclusivamente por meio de formulário próprio, disponível no site www.institutoaocp.org.br.

O boletim de desempenho individual também poderá ser consultado no mesmo endereço eletrônico, pelo prazo de até 30 dias após a publicação do edital.

A organização do certame reforça que todas as etapas seguem as regras previstas no Edital nº 001 SEAD/DETRAN, de 8 de abril de 2024. Em caso de dúvidas, os candidatos podem contatar o Instituto AOCP, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou acessar o site citado no documento.

O edital é assinado por Keuly Tavares Queiroz Costa, secretária de Estado de Administração em exercício, e Taynara Martins Barbosa, presidente do Detran-AC.

Comentários

Continue lendo

Acre

PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Publicado

em

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre

A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.

Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025

A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.

Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.

Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025

A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.

A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:

órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;

órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;

órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.

Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.

Planejamento e transparência

As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado

Publicado

em

Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale

O Acre deve registrar nesta sexta-feira (5) um dia de tempo instável, com sol entre nuvens e ocorrência de chuvas pontuais a qualquer hora, algumas com forte intensidade. A previsão, divulgada pelo portal O Tempo Aqui, também se estende ao sul e sudoeste do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, além de áreas de planície da Bolívia e da região de selva do Peru.

Leste e sul do Acre
Nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o clima permanece abafado e sujeito a pancadas de chuva em pontos isolados. A probabilidade de temporais é considerada média. A umidade relativa do ar deve variar entre 60% e 70% durante a tarde, chegando a 90% e 100% no início da manhã. Os ventos sopram de forma fraca a calma, predominantemente do norte, com variações entre noroeste e nordeste.

Centro e oeste do estado
Nas microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o cenário é semelhante: tempo instável, abafado e com possibilidade de chuvas fortes em áreas isoladas. A umidade mínima varia de 65% a 75% à tarde, com máximas entre 90% e 100% no amanhecer. Os ventos também sopram fracos, vindos do norte e com variações de noroeste e nordeste.

Temperaturas por região

  • Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Plácido de Castro e Acrelândia: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Tarauacá e Feijó: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 30°C e 32°C.

  • Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 30°C e 32°C.

  • Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 30°C e 32°C.

Comentários

Continue lendo