fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Em um ano, mais de 340 visitantes foram flagrados ao tentar entrar com ilícitos em presídios do AC

Publicado

em

Entre os ilícitos estão drogas, celulares, chips e cartões de memória. Dados de flagrantes em 2019 foram divulgados ao G1, pelo Iapen.

Em um ano, mais de 340 visitantes foram flagrados ao tentar entrar com ilícitos em presídios do AC — Foto: Aline Nascimento/G1

Por Iryá Rodrigues, G1 AC

Em 2019, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) flagrou 348 pessoas tentando entrar com materiais ilícitos em presídios do estado, segundo dados repassados a reportagem.

Entre os ilícitos estão drogas, celulares, chips e cartões de memória. Segundo o Iapen-AC, desde o final do ano passado, uma portaria suspendeu a entrada de tabaco dentro das unidades e visitantes também foram flagrados insistindo em entrar nos presídios com o produto.

Ainda de acordo com o órgão, na capital acreana, Rio Branco, a maioria das prisões em flagrante nos dias de visita são de pessoas tentando entrar com drogas. No caso de celulares, a maioria de flagrantes foi registrada em Sena Madureira, no interior do Acre.

Os visitantes usam diversas formas para tentar entrar nas unidades com os ilícitos. As mais comuns são escondidas nas partes íntimas e também na comida que seria levada para presos.

Como foi o caso de Isvonete Campos do Nascimento, presa em janeiro do ano passado, tentando entrar com drogas no Presídio Francisco D’ Oliveira Conde, em Rio Branco, escondida no pote de arroz. Na época, o Iapen informou que ela levaria a droga para o marido.

E da Maria Antônia da Silva, presa em novembro, ao tentar entrar no presídio de Rio Branco com três barras de maconha escondidas nas partes íntimas. O flagrante aconteceu após a suspeita passar por scanner corporal.

Na maioria das vezes, são mulheres que são flagradas tentando levar os objetos e substâncias ilegais. Mas também teve o caso do Adailton da Silva Ferreira, de 27 anos, preso em abril de 2019.

Ele escondia dois “macarrões” de maconha na roupa quando tentava entrar na Unidade Penitenciária Feminina de Rio Branco para visitar a irmã.

Conforme o Iapen, em todos os casos, os visitantes têm a carteira cancelada permanentemente e são levados para a Delegacia de Flagrantes, no caso de Rio Branco, ou para a delegacia da cidade. Além disso, sempre um procedimento administrativo é instaurado para apurar o caso.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Rio Branco institui Plano Municipal de Prevenção e Combate às Enchentes com medidas sustentáveis e alertas em tempo real

Publicado

em

Lei aprovada pela Câmara prevê mapeamento de áreas de risco, reforço na drenagem urbana, criação de parques lineares e sistema de monitoramento com alertas via celular; população terá participação ativa nas ações

A Defesa Civil Municipal será responsável pela coordenação de evacuações seguras e pelo mapeamento de rotas de fuga. Foto: cedida 

A Câmara Municipal de Rio Branco aprovou a Lei nº 2.586, que estabelece diretrizes para o Plano Municipal de Prevenção e Combate às Enchentes, vinculado ao Plano de Saneamento Básico da cidade. Publicada no Diário Oficial do Acre, a legislação prioriza ações sustentáveis, transparência e proteção a comunidades vulneráveis.

Entre os princípios estabelecidos pela nova lei estão a prevenção e mitigação dos impactos das enchentes, o uso sustentável do solo urbano e rural, a promoção de infraestrutura resiliente, a gestão integrada dos recursos hídricos e a participação da sociedade na implementação das ações. A legislação também prevê a equidade no acesso às medidas de proteção, priorizando populações em áreas de maior vulnerabilidade social e ambiental, e enfatiza a transparência e a governança colaborativa entre poderes públicos, setor privado e sociedade civil.

As medidas estão no mapeamento de áreas de risco, soluções de drenagem urbana com tecnologias sustentáveis, recuperação de matas ciliares e a criação de parques lineares. Empresas em zonas de risco deverão incluir ações preventivas em seus projetos.

O plano também prevê um sistema de monitoramento com sensores, radares e alertas via SMS e aplicativos, além de audiências públicas anuais para debater avanços. A Defesa Civil será responsável por evacuações seguras e rotas de fuga, enquanto abrigos temporários serão estruturados em áreas seguras.

A lei ainda institui a Semana Municipal de Conscientização, com treinamentos e simulações, e exige relatórios anuais ao Legislativo sobre os resultados das ações. O plano passará por revisão a cada quatro anos.

O poder público também deverá realizar audiências públicas anuais para debater o plano com a população e promover a Semana Municipal de Conscientização e Prevenção às Enchentes. Foto: cedida 

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

São Francisco bate o Plácido de Castro e é líder do Campeonato Estadual

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: São Francisco e Plácido de Castro realizaram uma partida muito equilibrada

O São Francisco bateu o Plácido de Castro por 2 a 1 nesta quarta, 13, no Florestinha, e assumiu a liderança da fase de classificação do Campeonato Estadual Sub-17. Os Católicos dividem a liderança com o Santa Cruz com duas vitórias.

Galvez em campo

O Galvez, atual bicampeão da categoria, entra em campo nesta quinta, 14, no Florestinha, para jogar contra a Assermurb.

O técnico Eriano dos Santos terá força máxima no Imperador e o objetivo é chegar a liderança ao lado do Santa Cruz e do São Francisco.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Prefeitura de Rio Branco realiza vistoria final na ponte sobre o Igarapé Caipora, na Transacreana

Publicado

em

Com 99% de execução, ponte no Igarapé Caipora avança para entregar mobilidade permanente e mais qualidade de vida no campo

O investimento total, de quase R$ 3 milhões, é fruto de recursos próprios e convênio com o Governo Federal. Foto: Secom 

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, realizou nesta quarta-feira (13) a vistoria técnica da nova ponte de concreto e aço sobre o Igarapé Caipora, na região da Transacreana, zona rural da capital.

Com 99% de execução, a obra representa a realização de um antigo sonho dos produtores rurais, garantindo trafegabilidade e segurança durante todo o ano, em qualquer estação.

A obra que está com 99% de execução e representa a realização de um antigo sonho dos produtores rurais locais (Foto: Marcos Araújo/Secom)

A estrutura moderna, construída com tecnologia de última geração, oferece alta resistência, durabilidade e baixo custo de manutenção, atendendo aos padrões mais recentes da engenharia. A nova ponte substitui a antiga de madeira, que apresentava dificuldades de travessia, especialmente no período de cheias.

Para a agricultora Madalena Maciel, a entrega é um marco para a comunidade. “As dificuldades aqui sempre foram grandes, principalmente no inverno, quando o igarapé enchia e cobria tudo. Agora, essa ponte é um sonho realizado e vai ajudar muito os produtores e moradores.”

“Até o final de setembro a ponte será entregue à população”, afirmou Cid (Foto: Marcos Araújo/Secom)

O secretário da Seinfra, Cid Ferreira, reforçou o compromisso da gestão municipal com a zona rural. “O objetivo do prefeito Tião Bocalom sempre foi oferecer condições para que o produtor rural possa escoar seus produtos com segurança e facilidade. Estamos finalizando as alas e cabeceiras e, até o final de setembro, a ponte será entregue à população.”

O investimento total, de quase R$ 3 milhões, é fruto de recursos próprios e convênio com o Governo Federal. Mais de duas mil famílias da região serão beneficiadas direta e indiretamente pela nova infraestrutura.

Comentários

Continue lendo