Acre
Em Tribuna Popular, vereadores comemoram o Dia Nacional do Rock

Por Marcela Jansen
Atendendo ao requerimento do vereador Fabio Araujo (PDT), em parceria com Samir Bestene (PP), a Câmara Municipal de Rio Branco realizou na quinta-feira, 13, uma Tribuna Popular no qual debateu a importância da cultura para o município e faz alusão ao Dia Nacional do Rock celebrado no dia 13 de julho.
Na oportunidade, o vereador Fábio Araújo falou sobre desenvolvimento da cultura na capital acreana. “Curto rock desde criança e nossa grande questão é saber como influenciar e incentivar a musica local, como iremos contribuir para desenvolver a cultura da nossa terra, temos grandes artistas e fica meus parabéns, contem conosco”.
Samir Bestene (PP) destacou a importância da valorização do rock no município. “A tribuna é uma forma de dar voz às pessoas, trazer os anseios que elas têm e como representantes do povo é nossa função fazer com que essas pessoas que são abandonadas pelo poder público, possam ser ouvidas, buscam melhores condições e incentivo para o fortalecimento da cultura”, disse.
E acrescentou: “o Rock é um estilo de vida, são trabalhadores e pais de famílias e apesar de serem mal vistos pela sociedade, continuam com sua luta em busca de respeito e reconhecimento, não visam lucro, o maior incentivo é o amor pelo estilo da música”.
Em comemoração do Dia Nacional do Rock, a Casa Legislativa recebeu os cantores Igor Healer, Álamo Kario e Bel Cordeiro.
“O dia do rock veio como ato humanitário, quando se juntou varias bandas em um festival que tinham como objetivo arrecadar milhões em prol das pessoas que estavam sofrendo na África, todos os anos tem se comemorado mundialmente e aqui no município festejamos também, trabalhamos com música, artigos em rockroll, produção, projeto, editais dentro do município e Estado. Apesar de sermos vistos como marginais e pessoas a margem da sociedade, temos orgulho de trabalhar pela cultura e desenvolvimento da nossa classe como artista”, disse Igor.
Álamo Kario frisou que o rocknroll é uma quebra de preconceito. “Ele surge para quebrar esse preconceito que ainda é tão presente na nossa sociedade, todo dia é dia de rocknroll, vivemos um dia atrás do outro, sempre como essa filosofia de vida, muita gente acha que é brincadeira e não é visto como trabalho, temos espaços na nossa cidade que não estão sendo bem aproveitados, vejo como oportunidade de elevar ainda mais a cultura acreana pra um patamar melhor e acredito que com o apoio desta casa conseguiremos”, falou.
Bel Cordeiro relata que o movimento do rock ainda cresce em todo o país. “Sou cantora, me aventurei na composição, o rock é visto como música de maloqueiro, mas isso não é verdade. Felizmente, vejo que é um movimento que vem crescendo cada vez mais, isso é importante, é necessário, dar voz e reconhecer á cada dia que passamos, nós como artistas cantamos com o coração, nosso trabalho é importante, viva o rock”, finalizou.
Comentários
Acre
Prefeitura de Assis Brasil promove confraternização para celebrar mais um ano do SCFV com a terceira idade

A Prefeitura de Assis Brasil, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta quinta-feira(04), uma grande celebração em alusão a mais um ano de atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) com o grupo da terceira idade. O encontro festivo reuniu idosos participantes do programa, marcando um momento de alegria, interação e reconhecimento pela trajetória construída ao longo do ano.
A comemoração contou com um almoço especial preparado para os participantes, reforçando o cuidado e o carinho dedicados ao público da melhor idade. Além da confraternização, o evento foi animado com música ao vivo, criando um ambiente leve e descontraído para todos os presentes.

Dinâmicas e momentos de integração proporcionaram ainda mais interação entre os idosos, reforçando o objetivo principal do SCFV: fortalecer vínculos comunitários, promover bem-estar e incentivar a socialização. Ao final da programação, foram distribuídos prêmios, levando ainda mais entusiasmo e sorrisos ao grupo.
O encontro reflete o cuidado da Prefeitura de Assis Brasil com políticas públicas que promovem inclusão, acolhimento e respeito, celebrando com carinho mais um capítulo dessa caminhada conjunta.
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.




























Você precisa fazer login para comentar.