Cotidiano
Em Rio Branco, 12ª Corrida do Servidor Público reúne mais de 600 pessoas neste domingo
Sob um leve sereno, a 12ª Corrida do Servidor do Estado do Acre, reuniu centenas de pessoas, neste domingo, 26, em frente ao Palácio Rio Branco. O evento, que marca a celebração do Mês do Servidor Público, superou expectativas de público, reunindo mais de 600 participantes nas ruas, entre funcionários estaduais e a comunidade. O destaque da edição 2025 foi a estreia do percurso de 21 km (meia-maratona), ao lado das provas de 5 km e 10 km, reforçando o esporte como ferramenta de valorização e qualidade de vida.

Evento ocorreu neste domingo. Foto: Ingrid Kelly/Secom
O evento idealizado pelo governo do Acre e coordenado pela Secretaria de Estado de Administração (Sead), com a organização da Acre Running Eventos, contou com o apoio da Secretaria de Esportes e demais instituições de governo, foi marcado com importantes conquistas, os dois primeiros colocados na categoria 21km, alcançaram o tempo estabelecido, que garantiu a premiação das custas para a 100ª Edição da Corrida Internacional de São Silvestre que será em 31 de dezembro de 2025.

Mairene Braga, que ficou em primeiro lugar na categoria 21km fala sobre os desafios para a competição da São Silvestre.Foto: Ingrid Kelly/Secom
A professora da Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação, Mairene Braga, que ficou em primeiro lugar na categoria 21km fala sobre os desafios para a competição da São Silvestre. “Eu corro faz bastante tempo, só que eu havia parado e hoje eu estou retornando novamente, participando pela segunda vez da Corrida do Servidor. foi muito gratificante poder participar, agradeço muito a Deus. O clima estava muito agradável, pude encontrar novos amigos e agora tentar correr na São Silvestre, se organizar, treinar para poder participar”, disse Mairene.

Secretário adjunto da Sead, Guilherme Duarte, (a direita) ressaltou a importância da iniciativa. Foto: Ingrid Kelly/Secom
O secretário adjunto da Sead, Guilherme Duarte, ressaltou a importância da iniciativa: “Hoje nós temos aqui mais de 600 participantes e essa é mais uma iniciativa do governo do Estado, para promover esse momento de saúde e de parabenizar todos os servidores pela dedicação ao trabalho prestado a nossa sociedade”.

“A força do servidor é que faz o sucesso deste governo”, declarou o secretário de Governo, Luiz Calixto.Foto: Ingrid Kelly/Secom
Com relação ao papel central do funcionalismo público, o secretário de Governo, Luiz Calixto, enfatizou que: “A força do servidor é que faz o sucesso deste governo,” declarou, parabenizando a todos pelo Dia do Servidor, celebrado no dia 28 de outubro. Calixto também reforçou a mensagem de que a participação é o principal, incentivando todos a se considerarem campeões, destacando que o governo reconhece o esforço dos servidores para melhorar os serviços prestados à população.

Secretário de Esportes, Ney Amorim, destacou o crescimento da modalidade no estado e o incentivo de governo. Foto: Ingrid Kelly/Secom
Sobre a prática esportiva no Acre, o secretário de Esportes, Ney Amorim, destacou o crescimento da modalidade no estado: “A corrida de rua, ela tem ganhado muito espaço aqui no estado do Acre. O governador tem observado isso, o governo também e eventos como esse, eles criam uma integração melhor entre os servidores. Além de valorizar esse esporte que tem crescido muito no nosso estado”, pontou.

Servidor do Corpo de Bombeiros Militar, Érico de Oliveira, alcançou a chegada faltando apenas 2 sengundos para o tempo limite de classificação para a São Silvestre. Foto: Ingrid Kelly/Secom
O vencedor da prova mais desafiadora da corrida, os 21km, é servidor do Corpo de Bombeiros Militar, Érico de Oliveira, alcançou a chegada faltando apenas 2 segundos para o tempo limite de classificação para a São Silvestre, e falou sobre a dedicação a corrida: “Essa conquista, primeiramente, representa a gratidão. Gratidão a Deus, gratidão à minha família. A dedicação aos meus treinamentos. A toda uma equipe que me apoia e ao governo estadual por realizar um evento como esse.”
O que disseram os campeões da 12ª corrida do Servidor em Rio Branco:
“Representa o resultado de muita dedicação, muito treino, disciplina. E o foco maior é inspirar as pessoas, principalmente os funcionários públicos, a praticar uma atividade física. Mais importante do que o pódio, é cada um estar aqui”
Jefferson Pereira, disse o servidor da Casa Militar, (1º colocado nos 5km –Servidor).
“Meu Deus, uma superação, pois iniciei tem pouco tempo, essa é a minha 13ª corrida oficial competindo. No meio de tantas outras atletas profissionais, eu sou apenas uma amadora, e ficar em primeiro lugar teve um significado muito grande”
Maria da Glória Araújo (1ª colocada – Comunidade).
“Correr é um estilo de vida. É o que a gente faz para manter a saúde, saúde física e mental eu corro há 16 anos. E essa é uma forma de estar incentivando o esporte no estado”
Patrícia Maciel,servidora da Polícia Militar ( 1ª colocada nos 5km- Servidor).
“A corrida para mim é a minha atividade constante, ela é a minha válvula de escape, é o meu hobby. A Corrida do Servidor é uma corrida que eu gosto muito de participar. Eu acho que ela tem um peso muito grande para mim por ser servidora pública”
Laura Matias, servidora do Tribunal de Contas do Estado (1ª colocada nos 10 km- comunidade).
“Foi muito boa essa corrida, pretendo participar outras vezes”,
Dionatan Lima (1º colocado na categoria 10km- Comunidade).
Comentários
Cotidiano
Acre deve ter chuvas acima da média em janeiro, segundo previsão do Inmet
Instituto alerta para volumes até 50 mm acima do histórico, com calor intenso e risco de chuva forte em curtos períodos. Cenário se repete em outros estados da Região Norte

Os volumes de chuva no Acre podem superar a média climatológica em até 50 milímetros, favorecendo a recarga hídrica de rios, igarapés e do solo. Foto: arquivo
O Acre inicia 2026 sob influência de um regime climático mais úmido que o habitual, com previsão de chuvas acima da média histórica ao longo de janeiro, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os volumes podem superar a média em até 50 milímetros, favorecendo a recarga hídrica de rios e solo, em um cenário que também inclui temperaturas elevadas e risco de precipitações intensas em curtos intervalos.
A condição se estende a outros estados da Região Norte, como Amazonas, Amapá e Rondônia, enquanto áreas do sul de Roraima e centro-sul do Tocantins devem registrar índices abaixo do normal. O calor acima da média também está previsto para a região, embora de forma menos intensa do que em Tocantins e Pará.
No restante do país, o padrão é desigual: o Nordeste enfrentará um janeiro mais seco, o Centro-Oeste terá chuvas volumosas em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o Sudeste terá excesso de precipitação em São Paulo e sul de Minas, e o Sul deve registrar chuvas acima da média na maior parte dos estados.
Comentários
Cotidiano
Galvez enfrenta o Grêmio em duelo decisivo pelo grupo 2 da Copa São Paulo
O Galvez enfrenta o Grêmio nesta segunda, 5, a partir das 14 horas(hora Acre), na Arena da Plínio Marin, em Votuporanga, interior de São Paulo, em um duelo decisivo para os acreanos pelo grupo 2 da Copa São Paulo. O Imperador perdeu na estreia por 2 a 1 para o Votuporanguense e somente um triunfo contra os Gaúchos vai manter as chances de classificação.
Sem mudanças
O técnico Eriano Santos comandou treinamentos leves e resolveu manter a equipe.
“Não podemos cometer os mesmos erros do primeiro tempo do jogo de estreia. Precisamos manter o nosso padrão e ter o máximo de atenção na marcação”, disse o treinador do Galvez.
Outra partida
Na outra partida do grupo 2, o Votuporanguense joga contra o Falcon, de Sergipe, na Arena Plínio Marin, a partir das 16h15(hora Acre).
Comentários
Cotidiano
Diretoria da Adesg muda o preparador físico próximo da estreia
A diretoria da Adesg resolveu mudar o preparador físico para a disputa do Campeonato Estadual. Por problemas particulares, Jorge Henrique deixa o Leão e Bruno Felipe, ex-Independência, assume o trabalho.
“Não tínhamos a intenção de mudar, mas foi necessário. O Bruno Felipe trabalhou na Adesg na última temporada e sabemos a qualidade do profissional”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.
Dois períodos
O elenco da Adesg inicia a semana de trabalho nesta segunda, 5, com treinamentos em dois períodos. A equipe estreia no Estadual contra Humaitá na quinta, 18, na Arena da Floresta.
Último amistoso
A Adesg vai enfrentar o Rio Branco no sábado, 10, no último amistoso da fase de preparação.





























Você precisa fazer login para comentar.