Conecte-se conosco

Acre

Em plenária, petistas falam da G-7, atacam o Judiciário acreano e a Polícia Federal

Publicado

em

Jorge Viana dispara: “Quando assumimos o governo um juíz ganhava 1.300 reais. Hoje ganha 30 mil”

Gina Menezes, da Agência ContilNet

Na primeira plenária realizada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) após o escândalo da operação G7, que resultou na prisão de 15 pessoas, entre empresários e gestores petistas, os líderes do PT declaram acreditar na inocência de todos os arrolados no inquérito da Polícia Federal, criticaram o trabalho do judiciário e se declararam prontos para o que eles chamam de “enfrentamento”.

Jorge Viana (PT), 1° vice-presidente do Senado Federal, uma das maiores liderança do PT no Acre, afirmou que considerou injusta as prisões, e disse que não concorda com o modo como o processo judicial está sendo conduzido. “Você não pode prender alguém primeiro, para investigar depois, como aconteceu agora”, declarou.

Jorge Viana falou a respeito da tentativa de manchar o nome do irmão dele, o governador do Acre, Tião Viana (PT), e da prisão do sobrinho, Thiago Paiva/Fotos: Selmo Melo

Jorge Viana falou a respeito da tentativa de manchar o nome do irmão dele, o governador do Acre, Tião Viana (PT), e da prisão do sobrinho, Thiago Paiva/Fotos: Selmo Melo

A respeito dos trabalhos executados pela Polícia Federal e pelo Judiciário, que expediu os mandatos de busca e apreensão, e as prisões, o senador petista, a exemplo do presidente do partido, Leonardo Brito, defendeu a não intocabilidade das instituições, e disse que graças ao PT, o judiciário acreano é melhor remunerado.

“Não estou passando a mão na cabeça de eventuais culpados, mas não iremos admitir que sejam cometidas injustiças. Sempre lutamos pelo fortalecimento das instituições e temos prova disso. Quando assumimos o governo o salário de um juiz era em torno de 1.300 (mil e trezentos  reais); hoje, um juiz ganha mais de 30 mil reais”, declarou.

Jorge Viana foi enfático ao defender a presunção da inocência dos petistas acusados de formação de cartel, de quadrilha e desvios de recursos públicos. “Quem conhece o Wolvenar (Wolvenar Camargo, secretário de obras preso pela operação G7), sabe que ele tem a mesma casa desde quando chegamos ao poder, com a diferença que a casa dele é até pior que antes”, declarou.

O Partido dos Trabalhadores reuniu sua militância na manhã deste sábado

O Partido dos Trabalhadores reuniu sua militância na manhã deste sábado

Jorge Viana falou a respeito da tentativa de manchar o nome do irmão dele, o governador do Acre, Tião Viana (PT), e da prisão do sobrinho deles, Thiago Paiva ( também preso na operação G7). “Foi preso apenas porque é nosso sobrinho. O Thiago é a cereja no bolo que estava faltando”, declarou.

Leonardo Brito, presidente regional do PT, afirmou que o partido irá para o enfrentamento e que não se intimidará diante dos últimos fatos. “Não iremos nos intimidar diante da suposta inculpabilidade da Polícia Federal, agindo como se eles  não errassem nunca”, diz.

Léo do PT como é conhecido o presidente regional, afirmou que os petistas não aceitarão qualquer injustiça e citou o caso do Mensalão. “Nós não aceitaremos que companheiros sejam injustiçados. Nós sabemos que muitos companheiros de expressão nacional foram condenados por causa da de injustiça na ação penal 470″, diz referindo-se ao caso Mensalão.

Marcus Alexandre (PT), prefeito de Rio Branco, falou em nome dos demais prefeitos do partido e disse acreditar na inocência dos arrolados na operação G7, citando como exemplo o fato dele mesmo ter sofrido alguns processos.  Fui processado 50 vezes. Em 10 processos já fui inocentado. E serei nos demais, também”, disse.

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Apresentação de blocos irá acontecer “com ou sem chuva” nesta terça, garante FGB

Publicado

em

A forte chuva que atingiu Rio Branco na noite desta segunda-feira (16) provocou o adiamento do Concurso de Blocos do Carnaval Folia, Tradição e Alegria 2026 para esta terça-feira (17). A decisão foi tomada após a apresentação do bloco Unidos do Fuxico, a única agremiação que conseguiu desfilar antes da intensificação do temporal.

Segundo o diretor-presidente da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), Klowsbey Viegas Pereira, a nova data será mantida independentemente das condições climáticas. Ele explicou que o regulamento do evento prevê a transferência automática do desfile para o dia seguinte em caso de chuva.

De acordo com o gestor, o edital é claro ao estabelecer que, havendo precipitação, a programação deve ser remarcada para garantir o cumprimento das regras e a continuidade do concurso.

A medida segue as normas previamente definidas pela organização do carnaval e tem como objetivo preservar a segurança dos brincantes, jurados e do público, além de proteger a estrutura montada na Avenida Getúlio Vargas.

Comentários

Continue lendo

Acre

TCU multa ex-prefeito de Sena Madureira e ex-secretária de Saúde por compra irregular de testes da Covid-19

Publicado

em

Ex-prefeito Mazinho Sefarim – Foto: Neto Lucena/Secom

O ex-prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim, e a ex-secretária municipal de Saúde, Nildete Lira do Nascimento, foram condenados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) ao pagamento de multa individual de R$ 20 mil por irregularidades na aquisição de testes rápidos IgG/IgM e de antígeno para detecção da Covid-19 durante a pandemia.

A decisão consta no Acórdão nº 397/2026, da 1ª Câmara do TCU, publicado nesta segunda-feira (16) no Diário Oficial da União. O processo analisou dois contratos firmados com a empresa B&F Brasil Ltda, que somaram R$ 2.502.550,00.

Segundo o Tribunal, a Prefeitura contratou e pagou uma empresa que não possuía Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE), documento obrigatório emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para atuação na cadeia de distribuição e comercialização de produtos da área da saúde.

A apuração também identificou falhas na documentação fiscal. As notas fiscais apresentadas, conforme o relatório, traziam informações genéricas sobre transporte e rastreabilidade, como “remetente próprio” ou “sem frete”, o que impediu a verificação sobre a atuação da empresa em etapas que exigiriam autorização sanitária, como armazenamento e distribuição.

Outro ponto destacado foi o perfil da contratada. De acordo com o TCU, a B&F Brasil Ltda era recém-criada e tinha atividade principal distinta do setor de saúde, o que, na avaliação dos ministros, evidenciou fragilidade na escolha do fornecedor.

Mazinho Serafim foi considerado revel no processo, por não apresentar defesa dentro do prazo nem recolher valores inicialmente apontados, permitindo o prosseguimento do julgamento sem manifestação. Já Nildete Lira apresentou defesa, mas o Tribunal entendeu que houve irregularidade grave na condução da contratação, especialmente pela compra de insumos sensíveis sem a devida autorização sanitária.

Ao final, o TCU julgou irregulares as contas dos dois ex-gestores e aplicou multa com base no artigo 58, inciso I, da Lei 8.443/1992. O acórdão estabelece prazo de 15 dias para que ambos comprovem o pagamento dos valores ao Tesouro Nacional.

Comentários

Continue lendo

Acre

Durante o período carnavalesco, Saúde Municipal promove ações de cuidado e prevenção à população

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esteve presente nas festividades de carnaval nesta segunda-feira (16), com uma ampla ação de prevenção à saúde.

Durante o evento, a população teve acesso gratuito à distribuição de preservativos, géis lubrificantes e autotestes para HIV, reforçando a importância do cuidado com a saúde mesmo em momentos de lazer.

Foto da ação de prevenção à saúde no carnaval 2026
A Prefeitura realizou uma ampla ação de Saúde, na noite de carnaval desta seunda-feira, (16). (Fotos: Átilas Moura/Secom)

A responsável técnica na área de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Elivânia Alencar, destacou que o objetivo da ação é conscientizar os foliões sobre a prevenção.

Foto de Elivânia Alencar
Elivânia Alencar responsável técnica na área de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). (Foto: Átilas Moura/Secom)

“O carnaval é um momento de brincar e curtir, mas também é um momento de se cuidar. A Saúde está aqui oferecendo vários insumos de prevenção, como preservativos femininos e masculinos, além dos autotestes de HIV”, explicou.

Segundo Elivânia, os preservativos masculinos distribuídos incluem versões mais sensíveis, e também há preservativos internos (femininos). Além disso, a equipe orienta a população sobre as profilaxias de pré-exposição (PrEP) e pós-exposição (PEP) ao HIV, importantes estratégias de prevenção.

Foto do Autoteste
O resultado do autoteste sai em poucos minutos e, em caso de resultado reagente, a orientação é procurar imediatamente uma unidade de saúde. (Foto: Átilas Moura/Secom)

O autoteste de HIV é uma ferramenta prática e segura que permite que a própria pessoa realize o teste em casa, de forma sigilosa. Ele pode ser feito de duas maneiras: por meio de amostra de fluido oral, utilizando um dispositivo que entra em contato com a gengiva, ou por punção digital, na qual é feita uma pequena picada no dedo para a coleta de uma gota de sangue.

Foto da equipe de saúde no Carnaval 2026
O autoteste de HIV é uma ferramenta prática e segura que permite que a própria pessoa realize o teste em casa, de forma sigilosa. (Foto: Átilas Moura/Secom)

O resultado sai em poucos minutos e, em caso de resultado reagente, a orientação é procurar imediatamente uma unidade de saúde para confirmação e acompanhamento.

Para o pecuarista Alex Rodrigues, a presença da saúde no carnaval é fundamental, tendo em vista que contribui diretamente para a conscientização da população, reforçando que a diversão deve estar sempre aliada à responsabilidade e aos cuidados com a saúde.

Foto de Alex
“É muito legal porque conscientiza a população de que não é só curtir, mas curtir com responsabilidade”, afirmou Alex Rodrigues. (Foto: Átilas Moura/Secom)

“É muito legal porque conscientiza a população de que não é só curtir, mas curtir com responsabilidade. Vamos aproveitar, mas com responsabilidade”, afirmou.

Já o servidor público Juliano de Paula ressaltou a importância do autoteste. “Não significa que a pessoa tem a doença, mas é sempre bom se precaver e verificar. Achei a iniciativa muito importante. A saúde vem em primeiro lugar”, disse o servidor.

Foto de Autoteste
Ações como essa garantem que a alegria do carnaval venha acompanhada de responsabilidade e proteção. (Foto: Átilas Moura/Secom)

Ações como essa fazem parte do compromisso com a promoção da saúde, a prevenção de doenças e o cuidado com a população, garantindo que a alegria do carnaval venha acompanhada de responsabilidade e proteção.

<p>The post Durante o período carnavalesco, Saúde Municipal promove ações de cuidado e prevenção à população first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo