Geral
Em meio a enchente histórica, governo mobiliza equipes e realiza logística de transporte de paciente com infarto agudo do miocárdio em Brasileia
O governo do Acre, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu), Defesa Civil e Corpo de Bombeiros (CBMAC), realizou uma operação de transporte complexa, no fim da tarde desta quarta-feira, 28, para garantir o atendimento adequado a um paciente de 19 anos que deu entrada no Hospital de Brasileia, queixando-se de dor no peito. Com rio acima dos 15,55m, o município já registra a maior enchente da história.
Após ser avaliado e diagnosticado com infarto agudo do miocárdio (IAM), o paciente precisou ser transferido para Rio Branco, que é a referência para a alta complexidade em cardiologia no estado. A logística envolveu transporte via barco até a ambulância em Epitaciolândia, que seguiu para a capital.
Devido às condições da enchente que afeta diversas cidades acreanas, incluindo Brasileia e Epitaciolândia, onde as águas do Rio Acre atingiram 15,54 metros, obrigando mais de 11,2 mil pessoas a deixarem suas casas, a operação de transporte do paciente foi ainda mais desafiadora.
Segundo o coordenador da Regional de Saúde do Alto Acre, Pablo Araújo, o paciente foi submetido a avaliação por telemedicina, em que um cardiologista avaliou o eletrocardiograma, diagnosticando o infarto.
“O médico regulou via Samu, foi autorizada a transferência, a ambulância levou até a beira do rio, pois criaram um porto provisório lá. A gente acionou a Defesa Civil, que providenciou o transporte fluvial. Após isso, colocamos o paciente no barco, transportamos até Epitaciolândia, tinha outra ambulância lá aguardando para fazer o transporte. Foi uma logística avançada, com médico e enfermeiro até Rio Branco”, explicou Araújo.
De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, a operação destaca não apenas a capacidade de resposta das equipes. “A atuação integrada das autoridades e profissionais de saúde foi essencial para garantir que o paciente recebesse o tratamento necessário em tempo hábil, mesmo diante das dificuldades causadas pela enchente”, avaliou.
Comentários
Geral
Vídeo: Justiça decreta prisão preventiva de jovem preso com drogas e arma de fogo
Bruno de Arruda da Costa, de 22 anos, foi flagrado com entorpecentes e escopeta em Rio Branco
A Justiça do Acre decretou a prisão preventiva de Bruno de Arruda da Costa, de 22 anos, após audiência de custódia realizada na tarde deste sábado (1), no Fórum Criminal de Rio Branco. A decisão foi proferida pelo juiz da Vara Estadual das Garantias.
Bruno foi detido em flagrante na noite de sexta-feira (31) por policiais militares da Força Tática do 1º Batalhão, durante uma abordagem na Rua Boa Vista, no bairro Bom Futuro.
Com ele, os agentes encontraram uma escopeta calibre 12, porções de skunk e cocaína, além de balança de precisão e material para embalar drogas.
Com a prisão em flagrante, a Polícia Civil tem o prazo de 10 dias para concluir o inquérito e encaminhar o caso ao Poder Judiciário.
Você precisa fazer login para comentar.