fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Em Feijó, mais mil famílias foram beneficiadas pelo governo do Acre com títulos de regularização fundiária

Publicado

em

Em um marco de grande importância para promover a regularização fundiária no Acre, o governo do Estado, por meio do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), em parceria com o Poder Judiciário, realizou nesta segunda-feira, 28, a cerimônia de entrega de mil títulos de regularização fundiária em Feijó, pelo Programa Minha Terra de Papel Passado, num investimento de mais de R$ 6 milhões. O evento foi realizado na Escola de Ensino Médio José Gurgel Rabelo, reunindo o governador Gladson Cameli, autoridades e os beneficiários.

Mais mil famílias de Feijó receberam o título de regularização fundiária. Foto: Neto Lucena/Secom

O Programa Minha Terra de Papel Passado foi criado como um esforço para abordar a questão fundiária no Acre e fornecer diretrizes para uma solução duradoura. A regularização fundiária, tanto em áreas urbanas quanto rurais, é uma prioridade do governo, visando oferecer segurança jurídica aos proprietários, melhorias urbanas e desenvolvimento econômico sustentável.

O governador aproveitou para agradecer o apoio do governo federal, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e dos parceiros do Legislativo e Judiciário estadual, pois este é um trabalho em conjunto que faz diferença na vida das pessoas.

Governador reforçou o compromisso de políticas públicas que trazem o bem para a população. Foto: Neto Lucena/Secom

“Isso aqui é cidadania, é realizar sonhos, são as instituições levando benefícios para o povo. Tudo isso é resultado de uma união de esforços pelo trabalho de uma equipe humanitária, que vai de porta em porta, conversa com as pessoas, garantindo e fortalecendo a economia”, conta o governador.

Realização de sonhos

Durante uma emocionante cerimônia, mil famílias foram beneficiadas com títulos de regularização fundiária nos bairros Bela Vista, Esperança I e Geni Nunes, no município de Feijó.

Entre as beneficiadas com o título estava a senhora Maria Lisete da Silva, de 56 anos. Moradora do Bairro Esperança I há 30 anos, ela lembra que quando chegou tudo ainda era mato. Ao longo das décadas, viu os tijolos chegarem às ruas, a água ser instalada, outros moradores criarem raízes e agora realiza um sonho com o título definitivo.

Maria Lisete comemora receber o título de sua propriedade. Foto: Neto Lucena/Secom

“É uma garantia. Eu posso passar para os meus filhos sem medo de interferência. Está no meu nome. É meu. Está registrado no cartório. Tenho muita gratidão, porque é um privilégio, uma conquista, um orgulho que não tem tamanho”, conta Maria, tomada pela felicidade.

Para o morador do Bairro Bela Vista, José Bezerra da Silva, de 81 anos, a propriedade onde mora é resultado de uma vida de muito trabalho, desde cortar seringa na juventude, vivendo hoje com apenas um dos oito filhos.

“Esperei tanto por isso. Estava quase perdendo as esperanças, mas está acontecendo agora, com a bênção de Deus, meu pedacinho de terra está garantido. Agradeço muito ao governo, que fez isso por nós”, conta.

José Bezerra realiza o sonho do título aos 81 anos. Foto: Neto Lucena/Secom

Um Acre de muitos proprietários

À frente dos trabalhos, a presidente do Iteracre, Gabriela Câmara, reforça que esta entrega segue uma determinação do governo do Estado de avançar como nunca na regularização fundiária, transformando este estado em um lugar onde as pessoas são proprietárias certificadas da terra onde vivem.

“Agradeço a nossa parceria com o Poder Judiciário e aos nossos guerreiros do Iteracre, que conseguiram a regularização dessas regiões em um prazo mínimo. Após tantos anos de espera, e com o processo de desburocratização solicitado pelo governador Gladson Cameli, chegamos a este ponto. É uma política pública que custa muito caro, mas que muda a vida das pessoas”, diz Gabriela.

Gabriela Câmara reforça que o objetivo é que o Acre seja uma terra de proprietários. Foto: Neto Lucena/Secom

A entrega desses títulos faz parte da Semana Nacional da Regularização Fundiária, uma iniciativa promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Essa semana faz parte do Programa Permanente de Regularização Fundiária, que busca não apenas combater a grilagem de terras, mas também fortalecer a governança fundiária e proteger o meio ambiente.

“A regularização fundiária é mais que um título, é uma ação social capaz de expandir os direitos do cidadão e ficamos muito felizes com o resultado dessa parceria para com a população”, destacou Regina Ferrari, presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC).

Um dos principais objetivos do evento é permitir que as famílias beneficiárias tenham acesso a créditos para melhorias em suas residências, além de regularizar a arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A regularização fundiária também proporciona maior segurança na gestão ambiental urbana, com a identificação clara dos titulares dos lotes.

Os títulos definitivos entregues aos moradores foram um símbolo do compromisso do governo em garantir o direito à terra e promover o bem-estar das comunidades acreanas. Com essa ação, o Estado do Acre avança em sua missão de construir um futuro mais seguro, justo e próspero para todos os seus cidadãos.

Estiveram presentes no evento a vice-governadora Mailza; a presidente do Tribunal de Justiça do Acre, Regina Ferrari; o desembargador Samuel Evangelista; o secretário de Estado de Educação, Aberson Carvalho; o prefeito de Feijó, Kiefer Cavalcante; o deputado estadual Nicolau Júnior e outras autoridades.

No evento, governo também realizou ações na área de educação. Foto: Neto Lucena/Secom

Durante o evento, também foi realizada a assinatura da ordem de serviço de duas escolas estaduais em Feijó, no valor de R$ 500 mil, além da entrega de kits escolares com tablet para alunos de escolas indígenas.

Comentários

Continue lendo

Acre

Vice-governadora do Acre é diagnosticada com pneumonia após participar de evento na cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia

Publicado

em

Por

Mailza teve febre alta, tosse e desconforto respiratório. Sintomas apareceram após governante voltar da missão internacional do Fundo Verde para o Clima representando o Acre.

No comunicado, a vice-governadora demonstra otimismo e acredita que estará 100% recuperada em pouco tempo. Foto: assessoria

A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, foi diagnosticada com pneumonia e teve que ficar em observação no pronto-socorro de Rio Branco, na noite desta quarta-feira (1º), após ter febre alta, tosse e desconforto respiratório. O Governo do Acre divulgou uma nota sobre o estado de saúde dela. Na manhã desta quinta-feira (2), ela já havia recebido alta.

De acordo com o documento, Mailza, teve de aguardar no hospital pelo resultado de exames mais específicos. Os sintomas tiveram início após retorno da vice-governadora da cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, onde participou da missão internacional do Fundo Verde para o Clima – Green Climate Fund (GCF), representando o governo do Estado.

O GCF financia projetos e programas tanto para redução de emissões (mitigação) quanto para o aumento da resiliência aos efeitos das mudanças do clima (adaptação). Estes poderão ser desenvolvidos pelos setores público e privado para atingir objetivos e metas nacionais de desenvolvimento sustentável.

Os exames confirmaram uma pneumonia leve e ela foi liberada para seguir o tratamento e as orientações médicas em casa.

Mailza, após sair do hospital, divulgou em suas redes sociais um agradecimento aos profissionais da saúde que a atenderam, as mensagens e orações que recebeu. No comunicado, a vice-governadora demonstra otimismo e acredita que estará 100% recuperada em pouco tempo.

Áreas de financiamento

O GCF financia projetos e programas tanto para redução de emissões (mitigação) quanto para o aumento da resiliência aos efeitos das mudanças do clima (adaptação). Estes poderão ser desenvolvidos pelos setores público e privado para atingir objetivos e metas nacionais de desenvolvimento sustentável. O Fundo tem por objetivo balancear as alocações para mitigação e adaptação de forma igualitária, mantendo também um equilíbrio entre os países.

O GCF estabeleceu, ainda, áreas de impacto estratégico para mitigação e adaptação, que compõem a Matriz de Resultados (RMF na sigla em inglês). São elas:

Confira a íntegra da nota:

“A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, deu entrada no Pronto-Socorro de Rio Branco na noite desta quarta-feira, 1, com febre alta, tosse e desconforto respiratório.

De acordo com as primeiras avaliações médicas, Mailza foi diagnosticada com pneumonia, e por isso ficará em observação no Hospital, aguardando o resultado de exames mais específicos.

Os sintomas tiveram início após retorno dela de Santa Cruz de Lá Sierra, na Bolívia, onde participou de missão internacional do GCF representando o governo do Estado.

Agradecemos todas as mensagens de preocupação e demonstrações de carinho com a vice-governadora, neste momento.

Governo do Acre

Secretaria de Estado de Comunicação”

Comentários

Continue lendo

Acre

‘Enem dos concursos’: Portões abrem às 5h30 e 11h da manhã no Acre

Publicado

em

Por

Cartão de confirmação está disponível na área de candidato, no site da Cesgranrio. É necessário fazer login com os dados de cadastro do portal gov.br. Provas serão aplicadas no próximo domingo, dia 5 de maio.

Por questões de segurança, não será permitido nenhum tipo de anotação no cartão de confirmação durante o exame, ressalta o governo. Foto: Internet

Os portões para as provas da manhã do ‘Enem dos Concursos’ vão abrir às 5h30 e fechar às 6h30 no Acre. As provas vão ser aplicadas em apenas duas cidades acreanas, a capital Rio Branco e Cruzeiro do Sul, segundo maior município do estado. Já no período da tarde, os portões abrem às 11h da manhã e fecham ao meio-dia.

A situação é causada pela diferença de duas horas no fuso horário do estado em relação ao horário de Brasília. O CNU (Concurso Nacional Unificado) acontece neste domingo (5).

Embora aconteçam simultaneamente, os horários de início das provas também são diferentes daqueles que ocorrem na maior parte do país. No Acre os candidatos começam o teste às 7h da manhã e às 12h30 à tarde.

O governo divulgou, nesta semana, o cartão de confirmação com os locais de prova dos candidatos. O “Enem dos concursos”, como o certame tem sido chamado, acontece acontece neste domingo (5).

COMO ACESSAR?

Para obter o cartão de confirmação, o candidato deve acessar a mesma página onde fez a inscrição: cpnu.cesgranrio.org.br/login

Nesta página, será necessário fazer login no portal gov.br (também conhecido como “sistema Gov”). É necessário fazer login com os dados da conta gov.br e clicar na Área do CandidatoDepois, em Área do Candidato, clique onde está escrito LOCAL DE PROVA.

No Acre, serão salas para aplicação do exame.

O documento também tem informações como número definitivo da inscrição, horários das provas (manhã e tarde) e se a pessoa inscrita terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, por exemplo.

O Ministério da Gestão recomenda levar o cartão impresso no dia da prova, apesar de não ser obrigatório, junto com o documento de identidade original e caneta preta transparente.

Mas, por questões de segurança, não será permitido nenhum tipo de anotação no cartão de confirmação durante o exame, ressalta o governo.

Todos os candidatos farão as provas em dois turnos. De manhã, o exame terá questões de conhecimentos gerais e uma redação ou pergunta dissertativa, e, à tarde, questões de conhecimentos específicos.

O tempo mínimo de permanência nos locais de provas em ambos os turnos é de duas horas. Caso o candidato saia antes, será eliminado do concurso.

Comentários

Continue lendo

Acre

Criança de apenas 2 anos é encontrada morta pelos pais dentro de caixa d’água no interior do Acre

Publicado

em

Segundo informações do radialista Pelegrino Ferreira, os pais da criança estavam na parte da frente da casa e, quando foram procurá-la, se depararam com a triste cena,

Os pais da criança estavam na parte da frente da casa e, quando foram procurá-la, se depararam com a triste cena, não podendo fazer mais nada para reverter o quadro. Foto: Ilustrativa 

Uma tragédia registrada nesta semana abalou a cidade de Santa Rosa do Purus, interior do Acre. Na última segunda-feira (29) uma menina de apenas dois anos de idade foi encontrada sem vida dentro de uma caixa dágua, em uma residência que fica no centro do município.

Segundo informações, os pais da criança estavam na parte da frente da casa e, quando foram procurá-la, se depararam com a triste cena, não podendo fazer mais nada para reverter o quadro.

É devastador quando algo assim acontece, especialmente envolvendo uma criança tão jovem. A perda de uma vida tão preciosa é uma dor indescritível para a família e para a comunidade. É importante que todos ao redor ofereçam apoio e compaixão nesse momento tão difícil. E, é claro, é crucial investigar as circunstâncias desse incidente para evitar que algo semelhante aconteça no futuro.

O radialista Pelegrino Ferreira, que atua em Santa Rosa, confirmou a informação em um flash para a Rádio Difusora de Sena Madureira. “Lamentamos muito o ocorrido e ao mesmo tempo manifestamos os nossos pêsames a todos os familiares e amigos”, frisou.

Em clima de muita comoção, o corpo da menina foi sepultado no município de  Santa Rosa do Purus.

Comentários

Continue lendo