fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Urubus causam falta de energia para quase 216 mil no Acre, em 2023 

Publicado

em

Rio Branco, Sena Madureira, Cruzeiro do Sul, Feijó e Tarauacá lideram a quantidade de ocorrências 

A Energisa busca alternativas para afastar as aves da rede 

O levantamento feito pela Energisa aponta que foram registradas mais de 2.854 ocorrências de falta de energia no Acre, em 2023, causadas pela presença de animais na rede de distribuição, principalmente os urubus.

As aves se chocam acidentalmente na fiação elétrica e deixaram mais de 216 mil clientes sem energia. Os municípios que lideram as ocorrências com essa causa são: Rio Branco, Sena Madureira, Cruzeiro do Sul, Feijó e Tarauacá.

Para o Coordenador de Proteção e Engenharia do Sistema da Energisa Acre, Bruno Rodrigues, o prejuízo é grande quando uma ave de grande porte, como o urubu, atinge a rede a rede elétrica.

“Quando uma ave dessa entra em contato com a rede, provoca um curto-circuito e, por segurança, os sistemas de proteção atuam de forma automática e imediata, desligando a rede de energia elétrica e afetando os clientes. Em alguns casos, quando logo após o curto-circuito as aves saem da rede, os equipamentos de proteção conseguem realizar o religamento automático e restabelecer a energia aos clientes de forma rápida e segura. Porém, quando o animal permanece na rede, as equipes da Energisa entram em ação para restabelecer o fornecimento de energia”, explicou Bruno.

A Energisa busca alternativas para afastar as aves da rede. Além de solicitar o apoio para as prefeituras na limpeza urbana, a empresa implanta estruturas de proteção nos postes localizados nos pontos mais críticos. O equipamento é feito de material maleável para não machucar os animais, mas evitam o pouso destes nos postes. Outra medida é a substituição das redes convencionais por redes compactas protegidas, que oferecem maior confiabilidade e dificultam o curto-circuito causado pelos animais.

“Para tentar solucionar esse problema, também foi realizado levantamento dos pontos de vulnerabilidade nas localidades, identificando lixeiras a céu aberto embaixo da rede de distribuição, que atraem os animais para os postes e, com apoio do poder público local, está sendo realizado o trabalho de realocação e substituição por modelos com tampa, de forma evitar o acúmulo destes animais próximas à rede elétrica”, reforçou Bruno.

Registro da falta de energia

A Energisa reforça a importância dos clientes registrarem as interrupções no fornecimento de energia para que as equipes possam atuar no menor tempo possível. O contato pode ser feito por meio dos canais digitais de atendimento: Energisa ON, Agência Virtual (www.energisa.com.br) ou 0800-647-7196.

Comentários

Continue lendo

Acre

Secretaria Municipal de Saúde de Epitaciolândia juntamente com o COREN promovem café da manhã em alusão a semana da enfermagem

Publicado

em

Em homenagem ao Dia Internacional da Enfermagem, comemorado no último dia 12 de maio, e ao Dia do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem, celebrado no próximo dia 20, a Secretaria Municipal de Saúde de Epitaciolândia através do COREN-Acre em nome do Presidente, Adailton Cruz, realizaram uma Atividade em comemoração a Semana da Enfermagem e promoveram um café da manhã em alusão a “Semana da Enfermagem”, na manhã desta quarta-feira (15).

O café da manhã especial aconteceu na sede da Secretaria de saúde e Contou com a presença do prefeito Sérgio Lopes acompanhado da Secretária Municipal,de Saúde Jessica Morais, coordenadores, enfermeiros, técnicos em enfermagem, ACSs, Agentes de Combate a endemias e servidores.

Na ocasião o prefeito Sérgio Lopes recebeu a homenagem em nome de toda a Classe, pela valorização e por ter sido o primeiro prefeito a pagar o piso a Classe no Estado do Acre e toda região norte. Foram homenageados também a Enfermeira Solange e a Técnica de enfermagem Fátima, representando toda a Classe da Enfermagem por mais de 10 anos que exercem a Profissão da Enfermagem no Município.

O prefeito ressaltou a importância dos serviços de enfermagem para a população em geral.

“Certamente, a enfermagem é uma força para a saúde pública em Epitaciolândia. Parabéns a todos os profissionais do setor, pela dedicação ao trabalho. Vocês fazem a diferença”, pontuou o prefeito Sérgio Lopes.

Comentários

Continue lendo

Acre

Na Aleac, assistentes sociais reivindicam regulamentação das 30 Horas

Publicado

em

Por

Após o Grande Expediente desta quarta-feira (15), a presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputada Maria Antônia, (Progressistas), suspendeu a sessão para receber um grupo de assistentes sociais que ocupava a galeria Marina Silva. Na pauta, a reivindicação pela regulamentação das 30 horas de trabalho da categoria.

Na oportunidade, a assistente social, Liliane Moura, ressaltou a importância do trabalho desses profissionais na transformação social, dando voz aos mais vulneráveis. Ela citou a Lei nº 2317, promulgada em 2010, como base legal para a reivindicação das 30 horas de trabalho.

“Agradeço aos deputados pelo espaço concedido. Nós estamos aqui para pedir o apoio dessa Casa de Leis, para pedir o apoio do governo do Estado, para regulamentar as nossas 30 horas, uma vez que nós trabalhamos com a população mais vulnerável, ouvimos, acolhemos, trazemos as necessidades, a demanda para o Estado, para que o Estado trabalhe, os direitos, a cidadania, a transformação social”, enfatizou Liliane.

A assistente social também expressou gratidão ao deputado Arlenilson Cunha (PL), pelo apoio e sensibilidade à causa. “É uma fala breve, primeiro de gratidão, especialmente ao deputado Arlenilson Cunha, por ter se sensibilizado, por conhecer o nosso trabalho. Muito obrigada,” concluiu.

Em seguida, Tarcísia Medeiros, conselheira-presidente do Centro de Referência da Assistência Social do Acre (CrasAcre), reforçou a importância da luta pela jornada de trabalho de 30 horas para os assistentes sociais do estado do Acre.

Com uma trajetória que remonta a 2010, a batalha por melhores condições laborais e qualidade de vida ganha destaque no Dia do Assistente Social, celebrado em 15 de maio. “É uma luta que permeia a categoria, visando não apenas o ambiente de trabalho, mas também a saúde e o bem-estar desses profissionais tão essenciais para a assistência social”, enfatizou Medeiros.

Ela também ressaltou a sobrecarga enfrentada pelos assistentes sociais, cujo trabalho com questões sociais complexas frequentemente resulta em adoecimento. Para Medeiros, a implementação das 30 horas se torna não apenas uma demanda legítima, mas uma necessidade premente.

“Neste sentido, conclamo aqui as autoridades a agirem em consonância com a legislação nacional e garantirem o direito dos profissionais da assistência social do Acre, em todos os municípios, a uma jornada de trabalho condizente com suas necessidades e bem-estar”, complementou.

Vale destacar que mais cedo, o deputado Arlenilson Cunha (PL), apresentou uma indicação que propõe um anteprojeto de lei para regulamentar a carga horária de trabalho dos assistentes sociais. Ele explicou: “Hoje, nesse dia especial, eu trago aqui essa indicação que visa regulamentar 30 horas dos assistentes sociais do nosso estado”, disse. Cunha justificou a necessidade dessa regulamentação, apontando para a disparidade na carga horária entre diferentes setores e municípios.

Após os discursos das assistentes sociais, a deputada Maria Antônia, se solidarizou com a causa e se comprometeu a encaminhar a demanda para a devida discussão na Casa. Os assistentes sociais deixaram a galeria com esperança de que sua causa seja ouvida e atendida.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Fotos: Ismael Medeiros

Fonte: Assembleia Legislativa do AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo publica nova convocação de processo seletivo da Educação

Publicado

em

Por

O governo do Acre, por meio das secretarias de Estado de Administração (Sead) e de Educação, Cultura e Esportes (SEE), publicou na edição do Diário Oficial desta quarta-feira, 15, a convocação para entrega de documentos e assinatura do contrato dos professores do processo seletivo simplificado, conforme Edital n° 001/2023 Sead/SEE, de 24 de março de 2023.

A convocatória segue na seguinte ordem: município, etnia, segmento de ensino, nome da escola, classificação, nome do candidato e nota.

Para a entrega de documentos, os candidatos deverão comparecer até o dia 24 de maio de 2024, das 7h30 às 13h30, a um dos endereços abaixo:

  • Assis Brasil – Rua Raimundo Chaar, n.° 342, Centro – Núcleo de Educação – (68) 3548-1122;
  • Sena Madureira – Av. Avelino Chaves, n.° 690, Centro – Núcleo de Educação – (68) 3612-2838;
  • Santa Rosa do Purus – Rua Cel. José Ferreira, s/n.°, Centro – Núcleo de Educação – (68) 3615-1043;
  • Manoel Urbano – Rua Francisco Freitas, s/n.°, São José – Núcleo de Educação – (68) 3611-1123;
  • Jordão – Rua Francisco Djalma da Silva, s/n.°, Centro – Núcleo de Educação – (68) 3464-1192;
  • Tarauacá – Rua Cel. Juvêncio de Menezes, n.° 207, Centro – Núcleo de Educação – (68)  3462-1328;
  • Feijó – Av. Marechal Deodoro, n.° 1140, Centro – Núcleo de Educação – (68) 3463-2132;
  • Cruzeiro do Sul – Avenida 25 de Agosto, n.° 126, Bairro Aeroporto Velho – Núcleo de Educação – (68) 3322-5522;
  • Mâncio Lima – Rua Joaquim Generoso de Oliveira, n.° 202, Centro – Núcleo de Educação – (68) 3343-1124;
  • Porto Walter – Rua Beira Rio, s/n.°, Centro – Núcleo de Educação – (68) 3325-8129;
  • Marechal Thaumaturgo – Rua Maria Lobão, s/n.°, Centro – Núcleo de Educação – (68) 3325-1193;
  • Rodrigues Alves – Av. Getúlio Vargas, n.° 792, Centro – Núcleo de Educação – (68) 3342-1022;

A lista completa da documentação exigida está disponível no seguinte edital: DO17157484127115.pdf

As declarações mencionadas no subitem 2.2 poderão ser encontradas no endereço eletrônico https://estado.ac.gov.br/servidor-publico/orientacoes-e-formularios/declaracoes/ ou no endereço eletrônico da banca organizadora https://concursos.ibfc.org.br/informacoes/420/.

Os candidatos poderão obter informações referentes ao processo junto à SEE, por meio do telefone (68) 3213-2331, ou ainda junto à Sead, pelo e-mail: [email protected].

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo