Geral
Em dois anos, apreensão de cocaína pelas forças de segurança cresce quase 200%
As apreensões de cocaína cresceram 194,6% no Acre entre 2021 e 2022, levando em conta a atuação de todas as forças de segurança. O dado foi divulgado nessa quinta-feira, 30, pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, na segunda edição do estudo “Cartografias da Violência na Amazônia”.
O Estado com mais apreensões de cocaína pelas polícias estaduais foi o Mato Grosso, com 14 toneladas. Apesar de ter altos níveis de apreensão ao longo do período e ser uma rota importante do tráfico, o estado do Amazonas apresentou queda significativa nas apreensões em 2022, com redução de 85% em relação a 2021.
Outros dois estados que se destacam na apreensão de cocaína são Rondônia e Pará.
Existem ao menos duas hipóteses para o crescimento das apreensões de cocaína na região: por um lado, pode-se argumentar que as polícias locais estão mais eficientes e focadas no esforço de apreensão de drogas e outros ilícitos e, sob esta perspectiva, o crescimento das apreensões seria resultado de maior produtividade das polícias Civis e Militares dos nove estados da região.
A segunda hipótese é de que, de fato, a circulação de drogas tenha aumentado na região.
Essa hipótese parece mais plausível diante do relatório do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), divulgado em junho deste ano, que trata da produção, tráfico e consumo de cocaína no mundo. Analisando dados dos três principais países onde há cultivo de coca, o órgão da ONU afirma que houve um crescimento da ordem de 35% das plantações de coca em 2021. Este aumento da produção resultou no crescimento de 16% da produção de cocaína pura e no crescimento de 42% das apreensões globalmente.
A apreensão dos organismos federais na região também cresceu. A Polícia Federal apreendeu 32 toneladas de cocaína em 2022 nos estados que compõem a Amazônia Legal, crescimento de 184,4% quando comparado ao ano de 2019. A maioria desta droga, 38,2%, assim como nas apreensões estaduais, foi apreendida no estado de Mato Grosso, indicando que este também é um estado importante nas rotas.
Em relação ao total de apreensões na Amazônia Legal, as polícias estaduais e federais
se comportaram de maneira diferente: entre 2021 e 2022, as apreensões estaduais caíram 12,9%, enquanto as federais tiveram incremento de 66,6%.
Já as apreensões de cocaína pela Polícia Rodoviária Federal tiveram crescimento de 777,4% entre 2019 e 2022, totalizando mais de 28 toneladas no ano passado, sendo que 55% do volume apreendido se deu no Mato Grosso. Novamente, Rondônia e Pará seguem em destaque na apreensão de cocaína, com 6,2 e 1,7 toneladas apreendidas, respectivamente.
Embora não seja possível somar os volumes apreendidos por cada força, dado que as apreensões da PRF costumam ser encaminhadas à Polícia Judiciária federal e parte das apreensões decorre eventualmente de operações conjuntas, chama a atenção o expressivo papel que as polícias federais têm na apreensão de ilícitos na região. O volume de cocaína apreendido pela PF em 2022 foi 57% superior ao das apreensões realizadas pelas polícias estaduais dos nove estados da Amazônia e, na PRF, as apreensões foram 40% superiores à das forças estaduais.
As apreensões de maconha caíram 30% no Acre no período analisado.
Comentários
Geral
Hilux roubada é apreendia a caminho do Acre, diz PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) da Paraíba recuperou, nessa quinta-feira (27), três veículos roubados que circulavam clonados no estado. A operação resultou na apreensão de uma caminhonete, uma motoneta e um automóvel, além da detenção de quatro pessoas.
A primeira ação ocorreu no início da tarde, no km 69 da BR-230, em Sobrado (PB), onde os agentes abordaram uma Toyota Hilux branca conduzida por um homem de 29 anos. Durante a inspeção, foram identificados sinais de adulteração nos identificadores do veículo. Após consulta aos sistemas, confirmou-se que o automóvel possuía registro de roubo/furto. O motorista alegou que havia recebido o veículo de um desconhecido e que deveria levá-lo ao Acre. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Judiciária e responderá por receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.
Ainda durante a tarde, no km 108 da BR-412, em Sumé (PB), no Cariri paraibano, durante a Operação Duas Rodas, a PRF tentou abordar uma Honda Pop 110i branca, conduzida por um homem de 42 anos. O motociclista desobedeceu à ordem de parada e fugiu em alta velocidade pelas ruas da cidade. Após perseguição, abandonou a moto e tentou fugir a pé, mas foi alcançado. Durante a verificação, constatou-se que ele não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e que a placa da motocicleta pertencia a outro veículo. O número original do chassi revelou que a moto tinha um registro de roubo/furto desde 21 de dezembro de 2023. O suspeito foi encaminhado à delegacia e poderá responder por condução sem habilitação gerando perigo de dano, adulteração de sinal identificador de veículo automotor e receptação.
Já à noite, no km 106 da BR-101, em Alhandra (PB), uma equipe da PRF abordou um Hyundai HB20 branco ocupado por dois homens. Durante a inspeção, o passageiro, de 41 anos, jogou no chão duas placas de veículos diferentes e portava ferramentas. A verificação dos antecedentes revelou que o condutor, de 52 anos, já tinha passagem por roubo e furto, enquanto o passageiro possuía histórico de roubo à mão armada. A análise dos sinais identificadores confirmou que o veículo original, também um Hyundai HB20 branco, havia sido roubado em Parnamirim (RN).
Os dois suspeitos foram levados à delegacia e poderão responder por receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.
Comentários
Geral
Polícia Militar recupera veículo roubado e prende criminosos com simulacro
Uma guarnição da Polícia Militar do Acre (PMAC) recupera veículo roubado e apreende simulacro de arma de fogo, na Sobral, na manhã desta quinta-feira, 27.
Uma equipe policial do 1ºBatalhão recebeu informações de que um veículo roubado estaria transitando pela Sobral. Com as informações em mãos, os militares dirigiram-se até o local indicado.
No deslocamento, a guarnição avistou três homens empurrando o veículo que coincidia com as características repassadas. Os policiais realizaram abordagem aos suspeitos e confirmaram a procedência criminosa do carro.
Além disso, no interior do veículo foi localizado um simulacro de arma de fogo. Os criminosos foram conduzidos à delegacia com o material apreendido.
Fonte: PMAC
Comentários
Geral
Homem é agredido com ripa e facada ao tentar apartar briga de mulheres no Tancredo Neves
João Kennedy Araújo, 40 anos, sofreu traumatismo craniano e ferimento perfurante no braço; suspeitas fugiram do local
Um ato de solidariedade terminou em violência na madrugada desta quarta-feira (27) no bairro Tancredo Neves, em Rio Branco. João Kennedy Araújo de Lima, 40 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio ao tentar apartar uma briga entre duas mulheres na Rua Antônio Pessoa.
A vítima foi atingida por golpes de ripa na cabeça , facada transfixante no braço esquerdo e após as agressões todas fugiram após a ação violenta.
O SAMU prestou atendimento inicial e encaminhou João Kennedy ao Pronto-Socorro com suspeita de traumatismo craniano. A Polícia Militar do 3º Batalhão realizou buscas pelas suspeitas, que não foram localizadas.
O caso foi registrado como tentativa de homicídio e será apurado pela Polícia Civil. Testemunhas são fundamentais para identificar as agressoras.
Você precisa fazer login para comentar.