Conecte-se conosco

Acre

Em coletiva, Bittar minimiza importância dos votos de Antônio Rocha e anuncia acordo com Bocalom

Publicado

em

Do ac24horas

O candidato ao governo do Acre, Márcio Bittar (PSDB), que enfrentará Sebastião Viana (PT), na disputa do segundo turno pelo comando do poder executivo estadual, concedeu entrevista na manhã desta segunda-feira (6). O tucano minimizou a importância dos votos de Antônio Rocha (PSOL) e destacou a possível aliança que poderá estabelecer com Tião Bocalom (DEM) e os líderes de PV e PMN para quebrar a hegemonia do PT que governa o Estado há 16 anos.

O candidato ao governo do Acre, Márcio Bittar (PSDB), que enfrentará Sebastião Viana (PT), na disputa do segundo turno pelo comando do poder executivo estadual, concedeu entrevista na manhã desta segunda-feira (6). O tucano minimizou a importância dos votos de Antônio Rocha (PSOL) e destacou a possível aliança que poderá estabelecer com Tião Bocalom (DEM) e os líderes de PV e PMN para quebrar a hegemonia do PT que governa o Estado há 16 anos.

Marcio Bittar e Antonio Rocha durante a coletiva nesta segunda – Foto: ac24horas

“A existência do segundo turno é um mérito do povo acreano, que quer mais um tempo para analisar as propostas que estão sendo colocadas, para tomar uma decisão mais segura”, disse Bittar ao informar que não teria falado após o confirmação que estaria no segundo turno, por respeito ao candidato Tião Bocalom. “Não tenho dúvidas nenhuma que o Bocalom pertence a este grupo”. A aliança deverá ser anunciada após uma reunião de Bocalom com apoiadores.

O candidato tucano destaca que não pretende fazer grandes alterações na sua linha de campanha. Ele afirma que continuará defendendo as propostas de seu plano de governo. “Mais importante do que aponta o mal feito é mostrar o que pode ser melhorado. O conteúdo não muda. Vou manter a preocupação com os valores de minhas propostas. O Acre é muito mais que azul e vermelho. O Acre é de todo mundo. Não quero transformar uma eleição em guerra”, diz Bittar.

Márcio Bittar revelou que existiria um acordo entre ele e Bocalom, em relação à disputa do segundo turno. Apesar de o grupo de Bocalom ter abandonado o PSDB, soltando farpas contra sua candidatura, Bittar acredita que existam apenas divergências pontuais. “Não tenho problema pessoal com ninguém na política. Nosso desafio é transformar esta eleição numa profunda reflexão do que pode ser feito para melhorar os índices do Acre. Bocalom vai ajudar nesta tarefa”.

unnamed-26

O oposicionista não deixou de alfinetar os governos petistas. “O Brasil não começou com o PT nem o Acre começou com o PT. O nosso governo não vai ser do azul. O Acre é de todo mundo. Eu não vou governar o Acre para uma banda. A esquerda tem sempre a mesma receita de inchar o estado, estabelecer uma relação de domínio das pessoas. Agigantam o estado, aumentam a burocracia, dominam e interveem em todos os setores, além de incham a carga tributária”.

O tucano acredita  ainda no contexto nacional das eleições. Bittar acha importante manter um vínculo com a campanha de Aécio Neves, que também disputará o segundo turno das eleições presidenciais, com Dilma Rousseff (PT). O candidato disse que teria convicção que a candidata derrotada, Marina Silva (PSB) estará no mesmo palanque que ele e Aécio Neves. “Ela já sinalizou com esta possibilidade de apoiar Aécio Neves”, ressalta Márcio Bittar.

Os votos de Antônio Rocha

Apesar de Sebastião Viana afirmar que o candidato Antônio Rocha (PSOL) teria garantindo o segundo turno com menos de 0,5% dos votos válidos, Márcio Bittar minimizou a participação da candidatura no partido nanico, no resultado do primeiro turno. “Esta coisa de está dizendo que o Rocha ajudou a chegar é coisa do Sebastião Viana. Então, não foi o Rocha, como o atual governador diz. Se foi o Rocha o responsável, imagine o Bocalom que teve quase 20% dos votos”.

Para o candidato tucano, foi uma série de fatores que contribuíram para ele chegar ao segundo turno, destacando a atuação de Sérgio Petecão (PSD), Vagner Sales (PMDB), Flaviano Melo (PMDB), o responsável pelo acerto para colocar Antônia Sales (PMDB), como vice e o apoio irrestrito de Major Rocha (PSDB), eleito o deputado federal mais bem votado da oposição.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior

Publicado

em

Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC

A Secretaria de Estado de Administração (Sead) e o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC) publicaram, nesta sexta-feira (5), no Diário Oficial, o Edital nº 045 SEAD/DETRAN, que traz o resultado e a classificação preliminar do concurso público destinado ao provimento de cargos de nível superior. O certame é regido pelo Edital de Abertura nº 001/2024, lançado em 8 de abril do ano passado.

O documento apresenta a relação preliminar de candidatos aprovados, organizada por cargo, número de vagas, nome, inscrição, nota final e classificação geral. A lista completa está disponível no edital.

Conforme o cronograma, os candidatos poderão apresentar recursos contra o resultado preliminar entre 00h do dia 8 de dezembro de 2025 e 23h59 do dia 9 de dezembro de 2025, no horário de Brasília. Os recursos deverão ser enviados exclusivamente por meio de formulário próprio, disponível no site www.institutoaocp.org.br.

O boletim de desempenho individual também poderá ser consultado no mesmo endereço eletrônico, pelo prazo de até 30 dias após a publicação do edital.

A organização do certame reforça que todas as etapas seguem as regras previstas no Edital nº 001 SEAD/DETRAN, de 8 de abril de 2024. Em caso de dúvidas, os candidatos podem contatar o Instituto AOCP, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou acessar o site citado no documento.

O edital é assinado por Keuly Tavares Queiroz Costa, secretária de Estado de Administração em exercício, e Taynara Martins Barbosa, presidente do Detran-AC.

Comentários

Continue lendo

Acre

PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Publicado

em

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre

A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.

Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025

A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.

Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.

Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025

A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.

A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:

órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;

órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;

órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.

Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.

Planejamento e transparência

As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado

Publicado

em

Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale

O Acre deve registrar nesta sexta-feira (5) um dia de tempo instável, com sol entre nuvens e ocorrência de chuvas pontuais a qualquer hora, algumas com forte intensidade. A previsão, divulgada pelo portal O Tempo Aqui, também se estende ao sul e sudoeste do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, além de áreas de planície da Bolívia e da região de selva do Peru.

Leste e sul do Acre
Nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o clima permanece abafado e sujeito a pancadas de chuva em pontos isolados. A probabilidade de temporais é considerada média. A umidade relativa do ar deve variar entre 60% e 70% durante a tarde, chegando a 90% e 100% no início da manhã. Os ventos sopram de forma fraca a calma, predominantemente do norte, com variações entre noroeste e nordeste.

Centro e oeste do estado
Nas microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o cenário é semelhante: tempo instável, abafado e com possibilidade de chuvas fortes em áreas isoladas. A umidade mínima varia de 65% a 75% à tarde, com máximas entre 90% e 100% no amanhecer. Os ventos também sopram fracos, vindos do norte e com variações de noroeste e nordeste.

Temperaturas por região

  • Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Plácido de Castro e Acrelândia: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Tarauacá e Feijó: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 30°C e 32°C.

  • Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 30°C e 32°C.

  • Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 30°C e 32°C.

Comentários

Continue lendo