Acre
Em coletiva, Bittar minimiza importância dos votos de Antônio Rocha e anuncia acordo com Bocalom
Do ac24horas
O candidato ao governo do Acre, Márcio Bittar (PSDB), que enfrentará Sebastião Viana (PT), na disputa do segundo turno pelo comando do poder executivo estadual, concedeu entrevista na manhã desta segunda-feira (6). O tucano minimizou a importância dos votos de Antônio Rocha (PSOL) e destacou a possível aliança que poderá estabelecer com Tião Bocalom (DEM) e os líderes de PV e PMN para quebrar a hegemonia do PT que governa o Estado há 16 anos.
“A existência do segundo turno é um mérito do povo acreano, que quer mais um tempo para analisar as propostas que estão sendo colocadas, para tomar uma decisão mais segura”, disse Bittar ao informar que não teria falado após o confirmação que estaria no segundo turno, por respeito ao candidato Tião Bocalom. “Não tenho dúvidas nenhuma que o Bocalom pertence a este grupo”. A aliança deverá ser anunciada após uma reunião de Bocalom com apoiadores.
O candidato tucano destaca que não pretende fazer grandes alterações na sua linha de campanha. Ele afirma que continuará defendendo as propostas de seu plano de governo. “Mais importante do que aponta o mal feito é mostrar o que pode ser melhorado. O conteúdo não muda. Vou manter a preocupação com os valores de minhas propostas. O Acre é muito mais que azul e vermelho. O Acre é de todo mundo. Não quero transformar uma eleição em guerra”, diz Bittar.
Márcio Bittar revelou que existiria um acordo entre ele e Bocalom, em relação à disputa do segundo turno. Apesar de o grupo de Bocalom ter abandonado o PSDB, soltando farpas contra sua candidatura, Bittar acredita que existam apenas divergências pontuais. “Não tenho problema pessoal com ninguém na política. Nosso desafio é transformar esta eleição numa profunda reflexão do que pode ser feito para melhorar os índices do Acre. Bocalom vai ajudar nesta tarefa”.
O oposicionista não deixou de alfinetar os governos petistas. “O Brasil não começou com o PT nem o Acre começou com o PT. O nosso governo não vai ser do azul. O Acre é de todo mundo. Eu não vou governar o Acre para uma banda. A esquerda tem sempre a mesma receita de inchar o estado, estabelecer uma relação de domínio das pessoas. Agigantam o estado, aumentam a burocracia, dominam e interveem em todos os setores, além de incham a carga tributária”.
O tucano acredita ainda no contexto nacional das eleições. Bittar acha importante manter um vínculo com a campanha de Aécio Neves, que também disputará o segundo turno das eleições presidenciais, com Dilma Rousseff (PT). O candidato disse que teria convicção que a candidata derrotada, Marina Silva (PSB) estará no mesmo palanque que ele e Aécio Neves. “Ela já sinalizou com esta possibilidade de apoiar Aécio Neves”, ressalta Márcio Bittar.
Os votos de Antônio Rocha
Apesar de Sebastião Viana afirmar que o candidato Antônio Rocha (PSOL) teria garantindo o segundo turno com menos de 0,5% dos votos válidos, Márcio Bittar minimizou a participação da candidatura no partido nanico, no resultado do primeiro turno. “Esta coisa de está dizendo que o Rocha ajudou a chegar é coisa do Sebastião Viana. Então, não foi o Rocha, como o atual governador diz. Se foi o Rocha o responsável, imagine o Bocalom que teve quase 20% dos votos”.
Para o candidato tucano, foi uma série de fatores que contribuíram para ele chegar ao segundo turno, destacando a atuação de Sérgio Petecão (PSD), Vagner Sales (PMDB), Flaviano Melo (PMDB), o responsável pelo acerto para colocar Antônia Sales (PMDB), como vice e o apoio irrestrito de Major Rocha (PSDB), eleito o deputado federal mais bem votado da oposição.
Comentários
Acre
Bocalom entrega panetones a pessoas em situação de rua

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, acompanhado da esposa, Kelen Bocalom, se emocionou na noite de quarta-feira (24) e na madrugada de quinta-feira (25) ao participar da entrega de panetones a pessoas em situação de rua no Centro da capital. A ação ocorreu durante uma visita à Praça da Revolução, onde famílias se reuniram para celebrar o Natal de Vida, Esperança e Dignidade.
Durante o percurso, duas situações tocaram profundamente o gestor. “Dois casos chamaram a atenção, minha e da minha esposa. Teve um rapaz que pegou o panetone, me deu um beijo e disse: ‘esse aqui eu vou levar pra minha filha’. Rapaz, foi um negócio de cortar o coração. O outro, quando me reconheceu — eu dei o panetone pra ele ainda dentro do carro —, começou a chorar e falou: ‘seu Bocalom, arruma um trabalho pra mim’. Dá pra se ver que ele quer mudar de vida”, afirmou o prefeito.

Diante dos relatos, o chefe do Executivo informou que determinou à Secretaria Municipal de Assistência Social a adoção de providências.
“A partir de amanhã [nesta quinta-feira, 25], pedi para a nossa equipe da Secretaria de Assistência Social, com o João Marcos, montar uma equipe e tentar identificar essas duas pessoas, porque a gente quer ajudar mais. A gente vê que eles têm necessidade real: um tem a filha para cuidar, e o outro precisa de trabalho. Eles querem mudar de vida. Foi muito gratificante ficar até meia-noite andando pelas ruas, identificando esse pessoal e entregando esses panetones. Foi uma quantidade boa de panetones que nós entregamos pra eles”, concluiu.
Comentários
Acre
UBSs fecham no Natal e retomam atendimento parcial na sexta (26)

Foto: Júnior Aguiar/Sesacre
Nesta quinta-feira, 25, feriado de Natal, todas as unidades de saúde do município de Rio Branco permanecem fechadas. A informação foi confirmada pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com a pasta, durante o feriado, os atendimentos de urgência e emergência devem ser realizados exclusivamente nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou no Pronto-Socorro da capital.
Já na sexta-feira, 26, algumas Unidades de Referência em Atenção Primária (URAPs) voltam a funcionar em horário reduzido, das 7h às 13h, para atendimento ao público.
As unidades que estarão abertas na sexta-feira são: a URAP Roney Meireles, localizada na Rua Arara, nº 132, no bairro Adalberto Sena; a URAP Hidalgo de Lima, na Rua Tião Natureza, nº 29, no bairro Palheiral; e a URAP Farmacêutica Cláudia Vitorino, situada na Rua Baguari, nº 40, no bairro Taquari.
Comentários
Acre
Policia de Cobija prende dois brasileiros por tráfico de drogas em Pando; um é condenado a 8 anos de prisão
Segundo suspeito foi liberado por falta de provas; operação ocorreu em hospedaria. O juiz jurisdicional condenou um dos brasileiros a 8 anos de prisão, a serem cumpridos no presídio de Villa Busch.

Um brasileiros foi encontrado com pasta base de cocaína, enquanto o outro não portava entorpecentes no momento da abordagem no interior do estabelecimento. Foto: captadas
O Procurador de Substâncias Controladas de Pando, José Carlos Cruz, relatou em entrevista coletiva em Cobija, na terça-feira (23), uma operação no município de Porvenir que resultou na prisão de dois cidadãos brasileiros, com nomes não divulgados, em uma hospedaria no centro da cidade. Com um deles foi encontrado pasta base de cocaína, enquanto o outro não portava entorpecentes no momento da abordagem dentro do estabelecimento.
Após a prisão em flagrante, os brasileiros ficaram à disposição do Ministério Público, que os acusou do crime de fornecimento de substâncias controladas. Na audiência de medidas cautelares, a promotoria solicitou prisão preventiva de 90 dias. No entanto, os advogados de um dos acusados optaram por um processo abreviado, no qual o réu aceitou a culpa. O juiz jurisdicional condenou esse brasileiro a 8 anos de prisão, a serem cumpridos no presídio de Villa Busch.

Segundo suspeito foi liberado por falta de provas; operação ocorreu em hospedaria no centro de Porvenir. Foto: captadas

Após a prisão em flagrante, os brasileiros ficaram à disposição do Ministério Público, que os acusou do crime de fornecimento de substâncias controladas. Foto: captadas
O segundo brasileiro foi colocado em liberdade, pois não foram encontradas evidências ou elementos probatórios contra ele durante a prisão na hospedaria. A operação reforça a atuação das autoridades de Pando no combate ao tráfico internacional de drogas na fronteira com o Brasil.

Os advogados de um dos acusados optaram por um processo abreviado, no qual o réu aceitou a culpa. O juiz condenou esse brasileiro a 8 anos de prisão, a serem cumpridos no presídio de Villa Busch. Foto: captadas

A operação reforça a atuação das autoridades de Pando no combate ao tráfico internacional de drogas na fronteira com o Acre/Brasil. Foto: captada



Você precisa fazer login para comentar.