fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Em alta – Agronegócio deve responder por 24,5% do PIB do Brasil em 2023

Publicado

em

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro, calculado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), registrou um leve crescimento de 0,19% no primeiro trimestre de 2023.

De acordo com o Cepea, o resultado modesto refletiu as diferentes tendências nos preços e volumes.

Por um lado, o crescimento do PIB foi impulsionado pela safra recorde no campo, que também gerou um aumento nos serviços agrícolas no país.

Por outro lado, o desempenho do PIB foi prejudicado pelos preços desfavoráveis no setor, com reduções em relação ao primeiro trimestre de 2022 para vários dos principais produtos agropecuários e agroindustriais.

Considerando também o desempenho geral do PIB brasileiro no período, estima-se que a participação do agronegócio na economia fique em torno de 24,5% em 2023, ligeiramente abaixo dos 25% registrados em 2022.

Setor agrícola no 1º trimestre

O segmento agrícola apresentou um crescimento de 0,66%, impulsionado pelos bons resultados no segmento primário, na agroindústria e nos serviços agrícolas.

No entanto, o setor de insumos teve um recuo devido à desvalorização dos fertilizantes e defensivos.

No segmento primário, apesar da queda nos preços de muitos produtos, o crescimento foi impulsionado pela expectativa de uma safra recorde de grãos, bem como maiores produções esperadas de café e cana-de-açúcar.

O PIB também foi beneficiado pela redução nos preços dos fertilizantes e defensivos em comparação a 2022.

Na indústria, o crescimento do PIB foi impulsionado pela redução nos custos com insumos, uma vez que a produção industrial teve uma queda modesta e os preços dos produtos também diminuíram.

No caso dos serviços agrícolas, o crescimento do PIB foi principalmente devido ao bom desempenho no setor agrícola.

Isso resultou em uma maior demanda por serviços de transporte, armazenagem, comércio e outros serviços relacionados, como serviços financeiros, contábeis, jurídicos e de comunicação.

Pecuária

No primeiro trimestre de 2023, o segmento pecuário registrou uma queda de 1,09%, influenciada pelas baixas observadas em todos os quatro segmentos.

No segmento de insumos, o desempenho negativo foi principalmente devido à diminuição dos preços das rações e medicamentos veterinários.

No segmento primário pecuário, a retração ocorreu devido à diminuição do valor bruto da produção esperado para o ano, mesmo com uma certa redução nos custos com insumos.

A queda no valor da produção refletiu os preços mais baixos do gado bovino e aves de corte, embora seja esperado um aumento na produção em todas as atividades pecuárias, exceto no setor leiteiro.

Na agroindústria pecuária, apesar do aumento estimado na produção de carnes, o PIB também foi afetado pelos preços desfavoráveis da carne bovina e dos couros bovinos.

No setor de serviços pecuários, a queda acompanhou as reduções observadas nos outros segmentos.

O fraco desempenho do segmento pecuário, com valores brutos da produção pressionados pelos preços desfavoráveis, também pode ter afetado a demanda por serviços de forma negativa.

Fonte: Canal Rural

 

Comentários

Flash

Presidiário que matou motoboy é condenado a quase 24 anos de prisão no Acre

Publicado

em

Elias foi condenado a quase 24 anos de prisão.

A decisão foi do juiz da Vara de Delitos de Roubo e Extorsão, Gustavo Sirena.

O presidiário Elias Nascimento da Silva, foi condenado a quase 24 anos de prisão por envolvimento no latrocínio do motoboy Jimerson Willian Dutra.

O crime aconteceu em 22 de maio do ano passado, em uma propriedade rural localizada no Ramal do Curral, região da Estrada do Mutum.

Quando foi interrogado, Elias Nascimento assumiu que foi o responsável por atrair a vítima para a emboscada.

Jimerson Willian Dutra foi contratado para ir buscar Elias Nascimento no Ramal Curral.

Em dos trechos da sentença, o magistrado escreveu que: “Em que pese a versão do denunciado de que não ele não participou do crime, pois pegou a moto e saiu do local, deixando a vítima com outras duas pessoas, as quais, segundo Elias mataram a vítima, não afasta a responsabilidade do denunciado em relação a este delito”.

O criminoso foi condenado a 23 anos e 9 meses de prisão em regime fechado e não poderá recorrer em liberdade.

Consta na investigação que, Jimerson Willian Dutra foi contratado para ir buscar Elias Nascimento no Ramal Curral.

Mas, ao chegar na região por volta das 11 horas da manhã do dia 22 de maio de 2023, foi rendido, amarrado e depois assassinado.

Os autores do crime roubaram a motocicleta da vítima, o aparelho celular, a aliança e um par de sapatos.

Elias foi visto saindo com moto de Jimerson do ramal. O corpo da vítima foi encontrado no dia seguinte, a poucos metros da casa do acusado.

Depois que passou a ser investigado pela DCORE, o criminoso fugiu do estado, mas em junho do ano passado, foi preso em Nova Mamoré, região de Rondônia.

A defesa ainda pode recorrer da sentença. Os nomes dos outros dois envolvidos não foram revelados pelo réu.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeito Jerry anuncia reajuste salarial de quase 5% para servidores efetivos

Publicado

em

O prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, recebeu em seu gabinete a diretoria do Sindicato dos Sevidores Públicos Municipais. Também participaram da reunião o Controlador Interno, Edmilson Júnior, a Secretária de Administração, Pâmela Farias, a Secretária de Educação, Vanderléia Araújo e a Secretária de Finanças, Edilza Fortunato.

Durante a conversa, o chefe do executivo municipal anunciou o reajuste salarial de 4,62% para a categoria, que será pago retroativo ao mês de janeiro.

“Essa gestão tem demonstrado compromisso com os servidores efetivos da administração municipal. Desde que o prefeito Jerry assumiu, já tivemos três reajustes, chegando a quase 25% de aumento salarial”, afirmou Neudo Lopes, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais.

O prefeito Jerry lembrou que quando assumiu a gestão do município, os servidores efetivos da municipalidade estavam há mais de uma década sem reajuste salarial.

“Nós tivemos a coragem de discutir na mesa os desafios para melhorar as condições de trabalho e os salários dos servidores. Sempre tratamos a categoria com muito respeito e valorização. Hoje temos um sindicato atuante e que preza pelo diálogo. Assim, em apenas três anos de gestão já concedemos mais aumento salarial do que as duas últimas gestões que, aliás, não aumentaram um centavo nos salários dos servidores”, pontuou o prefeito.

Comentários

Continue lendo

Flash

Em visita à AMAC, Prefeitura de Brasiléia acompanha andamentos de convênios 2024 e trata do consórcio público de resíduos sólidos do estado do Acre

Publicado

em

A prefeitura de Brasiléia, através da Secretaria de Planejamento, realizou na manhã desta terça-feira 20, visita técnica na sede da Associação dos Municípios do Acre (AMAC), onde foi recebida pelo diretor-executivo Marcus Lucena.

O encontro tem por objetivo acompanhar os andamentos dos convênios e projetos voltados para o município de Brasiléia, além de tratar sobre o consórcio público de resíduos sólidos dos municípios de estado do Acre.

A gestão Fernanda Hassem, é reconhecida dentro da Amac, como uma das administrações de alto nível técnico, que colocou a prefeitura nos trilhos em pouco tempo, após assumir o município negativado em quase 90% dos itens que garantiam aptidão para regimentar recursos públicos.

O Secretário de Planejamento de Brasiléia – Francélio Barbosa estava acompanhado do Economista – Névisson Tavares, Engenheiro Civil – Ancelmo Ricardo e a gerente de Convênios – Verônica Chaves.

Comentários

Continue lendo






Em alta