Conecte-se conosco

Cotidiano

Em 2 meses, mais de 32 mil pessoas passaram pela rodoviária de Rio Branco e movimentaram segmentos do turismo no Acre

Publicado

em

O secretário Marcelo Messias destaca ainda que somente o Rio Croa, na segunda maior cidade do estado, tem recebido uma média diária de 200 turistas.

Mais de 32 mil pessoas passaram pela rodoviária de Rio Branco entre novembro e dezembro de 2024. Foto: Tácita Muniz/Secom

A maior parte dessas viagens, durante o recesso de fim de ano, foi para estados vizinhos, como Rondônia, ou até para turismo interno no estado. A Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete) atribui esse número aos incentivos e fomentos que o Acre tem dado ao setor.

“Durante o período de recesso de fim de ano, muitas famílias viajam para passar férias ou rever familiares e amigos em outras cidades ou estados. No Acre não seria diferente. Muitos acreanos saem dos seus municípios para visitar outras cidades do estado e de fora, assim como turistas vêm ao Acre revisitar ou conhecer e aproveitam para vivenciar outras culturas e descobrir as belezas que o estado tem a oferecer”, explica o secretário da pasta, Marcelo Messias.

Essa movimentação afeta mais de 50 segmentos ligados ao turismo, como a economia local. Cruzeiro do Sul, por exemplo, é um dos destinos mais procurados,  devido aos seus espaços naturais, como o Rio Croa, que, já nos primeiros dias de janeiro registrou, em um único dia, mais de 400 pessoas. Ainda, durante o recesso de fim de ano e o primeiro fim de semana de janeiro, foram pelo menos 2,5 mil pessoas circulando pelo local.

Desde julho de 2023, a comunidade do Rio Croa conta com internet, fruto de uma parceria do governo do Estado com a empresa Omegasul. Um detalhe que faz a diferença, porque os visitantes, do próprio local divulgam as belezas da região.

Foi o que fez o blogueiro Rafael Cavalcante, que esteve na comunidade no dia 27 de dezembro e exibiu detalhes do passeio em sua rede social. Com bom humor, mostrou um dos restaurantes que atendem o público e deu a dica para seus mais de 24 mil seguidores: “Conheça um pouco deste paraíso”.

O secretário Marcelo Messias destaca ainda que somente o Rio Croa, na segunda maior cidade do estado, tem recebido uma média diária de 200 turistas.

“A divulgação dos nossos atrativos nas redes sociais, meios de comunicação, feiras e eventos regionais têm contribuído para despertar o interesse do acreano em conhecer o próprio estado com o olhar de turista. Isso é muito bacana e fortalece o sentido de pertencimento, aumenta o orgulho de ser acreano e o fato de termos tantas belezas naturais, culturais e uma história singular”, avalia.

Turismo internacional

Conhecido pela riqueza de sua cultura, culinária e história, o estado acreano tem chamado cada vez mais a atenção do mundo e se tornado atrativo para quem sonha em conhecer parte da Amazônia, sendo um território que oferece uma imersão nos conhecimentos tradicionais, preservação e valorização histórica. Isso se reflete nos dados divulgados pelo Ministério do Turismo, Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e pela Polícia Federal (PF), que apontam que 19,8 mil turistas internacionais visitaram o Acre em 2024.

O número representa, segundo o levantamento, um aumento de 15,4% em comparação com 2023. Somente em dezembro, 1.714 estrangeiros visitaram o Acre. Segundo o Mapa do Turismo Brasileiro, atualmente sete cidades do Acre são trabalhadas prioritariamente pelo Ministério do Turismo, no âmbito do desenvolvimento das políticas públicas.

Assis Brasil, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Rio Branco, Rodrigues Alves, Tarauacá e Xapuri estão categorizadas como Caminhos do Pacífico, das Aldeias e Biodiversidade e da Revolução.

Rotas que, de acordo com a Sete, movimentam mais de 50 segmentos, fortalecem as culturas locais pela sua floresta, história, culinária e artesanato, permeando o turismo de observação de aves, de aventura, ecológico, religioso, de negócios, etnoturismo e de experiência, entre tantas outras possibilidades do setor, atraindo visitantes de diversos lugares.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Vereadores de Brasiléia se reúnem com representante do Deracre para discutir melhorias de infraestrutura

Publicado

em

Encontro reuniu parlamentares, Governo do Estado e Prefeitura para tratar de demandas do município

O presidente da Câmara Municipal de Brasiléia, Marquinhos Tibúrcio, participou de uma reunião com o gerente regional do Alto Acre do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), Luiz Ernesto, para discutir demandas relacionadas à infraestrutura do município de Brasiléia.

O encontro contou também com a presença dos vereadores Almir Andrade, Beto Dantas, Djahilson Américo, Careca Gadelha, Jorge da Laura e da vereadora Lucélia Borges.

Também participou da reunião o secretário municipal de Obras, Josué Elias.

Durante o encontro, foram discutidas demandas consideradas prioritárias para o município, com foco em melhorias na infraestrutura e em ações que possam contribuir para o desenvolvimento da região. A reunião também reforçou a importância da parceria entre o Poder Legislativo municipal, o Governo do Estado e a Prefeitura para viabilizar avanços e benefícios à população.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

IDIB divulga resultado definitivo da prova objetiva de concurso público; discursiva sai em 17 de março

Publicado

em

Candidatos devem acessar portal da banca organizadora para conferir classificação individual e acompanhar próximas etapas

A divulgação do resultado marca mais uma fase importante do processo seletivo, aguardado por muitos participantes. Foto: captada 

Os candidatos que participaram do concurso público organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB) já podem conferir o resultado definitivo da prova objetiva. A lista com os habilitados e classificados para a próxima fase foi disponibilizada oficialmente no portal da organizadora.

De acordo com o cronograma do certame, a próxima etapa será a prova discursiva, cujo resultado está previsto para ser divulgado no dia 17 de março, também por meio do site da banca.

Para acessar o resultado individual e acompanhar todas as atualizações do concurso, os candidatos devem utilizar o endereço eletrônico oficial:

👉 https://concurso.idib.org.br

A organizadora recomenda que os participantes acompanhem regularmente o portal para não perder prazos e orientações sobre as próximas fases do processo seletivo.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

FEAB divulga edital e eleição para presidente será no dia 14 de abril

Publicado

em

Foto FEAB: Calendário de competições em 2026 será divulgado pelo futuro presidente

O presidente da Federação Acreana de Basquete(FEAB), José Ivonaldo Benigno, confirmou a divulgação do edital de convocação para a eleição do novo presidente da entidade. O pleito será realizado no dia 14 de abril, a partir das 18 horas, no Colégio Estadual Barão do Rio Branco(CERBR).

“Estamos fechando esse ciclo no comando do basquete acreano. Não tenho o desejo de seguir no comando da modalidade e vamos esperar as inscrições das chapas”, declarou José Ivonaldo Benigno.

7 abril

A data limite para inscrição de chapas será o dia 7 de abril. A definição da data começa a movimentar os bastidores da modalidade.

Atlético decide eleição

Pelos critérios do estatuto da FEAB somente o Atlético Acreano tem direito a voto na eleição do próximo dia 14.Uma modalidade com várias equipes e muitos atletas chega a ser um “absurdo” um único clube decidir o futuro da modalidade para os próximos 3 anos.

Comentários

Continue lendo