Cotidiano
Em 2 meses, mais de 32 mil pessoas passaram pela rodoviária de Rio Branco e movimentaram segmentos do turismo no Acre
O secretário Marcelo Messias destaca ainda que somente o Rio Croa, na segunda maior cidade do estado, tem recebido uma média diária de 200 turistas.

Mais de 32 mil pessoas passaram pela rodoviária de Rio Branco entre novembro e dezembro de 2024. Foto: Tácita Muniz/Secom
A maior parte dessas viagens, durante o recesso de fim de ano, foi para estados vizinhos, como Rondônia, ou até para turismo interno no estado. A Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete) atribui esse número aos incentivos e fomentos que o Acre tem dado ao setor.
“Durante o período de recesso de fim de ano, muitas famílias viajam para passar férias ou rever familiares e amigos em outras cidades ou estados. No Acre não seria diferente. Muitos acreanos saem dos seus municípios para visitar outras cidades do estado e de fora, assim como turistas vêm ao Acre revisitar ou conhecer e aproveitam para vivenciar outras culturas e descobrir as belezas que o estado tem a oferecer”, explica o secretário da pasta, Marcelo Messias.
Essa movimentação afeta mais de 50 segmentos ligados ao turismo, como a economia local. Cruzeiro do Sul, por exemplo, é um dos destinos mais procurados, devido aos seus espaços naturais, como o Rio Croa, que, já nos primeiros dias de janeiro registrou, em um único dia, mais de 400 pessoas. Ainda, durante o recesso de fim de ano e o primeiro fim de semana de janeiro, foram pelo menos 2,5 mil pessoas circulando pelo local.
Desde julho de 2023, a comunidade do Rio Croa conta com internet, fruto de uma parceria do governo do Estado com a empresa Omegasul. Um detalhe que faz a diferença, porque os visitantes, do próprio local divulgam as belezas da região.
Foi o que fez o blogueiro Rafael Cavalcante, que esteve na comunidade no dia 27 de dezembro e exibiu detalhes do passeio em sua rede social. Com bom humor, mostrou um dos restaurantes que atendem o público e deu a dica para seus mais de 24 mil seguidores: “Conheça um pouco deste paraíso”.
O secretário Marcelo Messias destaca ainda que somente o Rio Croa, na segunda maior cidade do estado, tem recebido uma média diária de 200 turistas.
“A divulgação dos nossos atrativos nas redes sociais, meios de comunicação, feiras e eventos regionais têm contribuído para despertar o interesse do acreano em conhecer o próprio estado com o olhar de turista. Isso é muito bacana e fortalece o sentido de pertencimento, aumenta o orgulho de ser acreano e o fato de termos tantas belezas naturais, culturais e uma história singular”, avalia.
Turismo internacional
Conhecido pela riqueza de sua cultura, culinária e história, o estado acreano tem chamado cada vez mais a atenção do mundo e se tornado atrativo para quem sonha em conhecer parte da Amazônia, sendo um território que oferece uma imersão nos conhecimentos tradicionais, preservação e valorização histórica. Isso se reflete nos dados divulgados pelo Ministério do Turismo, Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e pela Polícia Federal (PF), que apontam que 19,8 mil turistas internacionais visitaram o Acre em 2024.
O número representa, segundo o levantamento, um aumento de 15,4% em comparação com 2023. Somente em dezembro, 1.714 estrangeiros visitaram o Acre. Segundo o Mapa do Turismo Brasileiro, atualmente sete cidades do Acre são trabalhadas prioritariamente pelo Ministério do Turismo, no âmbito do desenvolvimento das políticas públicas.
Assis Brasil, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Rio Branco, Rodrigues Alves, Tarauacá e Xapuri estão categorizadas como Caminhos do Pacífico, das Aldeias e Biodiversidade e da Revolução.
Rotas que, de acordo com a Sete, movimentam mais de 50 segmentos, fortalecem as culturas locais pela sua floresta, história, culinária e artesanato, permeando o turismo de observação de aves, de aventura, ecológico, religioso, de negócios, etnoturismo e de experiência, entre tantas outras possibilidades do setor, atraindo visitantes de diversos lugares.
Comentários
Cotidiano
Polícia prende jovem acusado de roubos no bairro Primavera em Cobija
Após denúncias de moradores, cerco policial resultou na captura de suspeito que já era conhecido por ações criminosas na região

Segundo testemunhos o meliante estava aterrorizando na região e já era um velho conhecido dos moradores por ações negativa no bairro. Foto: TVU Pando
Nesta quarta-feira (9), por volta das 15h22, a polícia de Pando prendeu um jovem acusado de invadir residências e roubar pertences de moradores no bairro Primavera, zona leste de Cobija.
O suspeito, que não teve sua identidade divulgada, foi detido após um cerco policial bem-sucedido, realizado após denúncias dos moradores da região.
De acordo com testemunhas, o indivíduo já era conhecido por cometer crimes no bairro e vinha aterrorizando a comunidade. Ele foi levado para a central de polícia de Cobija, onde deve responder pelos crimes de roubo e invasão de domicílio.
A ação rápida das forças de segurança foi elogiada pelos moradores, que esperam por mais medidas para garantir a segurança no bairro.
As autoridades seguem investigando se o jovem pode estar envolvido em outros crimes na região. A prisão trouxe alívio temporário aos moradores, que agora cobram maior presença policial e ações preventivas contra a criminalidade no bairro Primavera.
Comentários
Cotidiano
Ivan Mazzuia recebe proposta do Humaitá e espera liberação

Foto Sueli Rodrigues: Ivan Mazzuia trabalha como auxiliar no Independência
A diretoria do Humaitá fez uma proposta para o professor Ivan Mazzuia assumir o comando da equipe na disputa do Campeonato Brasileiro da Série D. Contudo, o profissional precisa de uma liberação do Independência.
“Tenho um contrato com o Independência e a diretoria exigiu o pagamento da multa rescisória. A proposta do Humaitá é uma realidade”, declarou Ivan Mazzuia.
Premiação pelo Estadual
Ivan Mazzuia tem uma premiação para receber pela conquista do Campeonato Estadual.
“Não posso deixar essa premiação. São situações distintas com relação a multa e a premiação. Vamos tentar resolver”, explicou Mazzuia.
Comentários
Cotidiano
Kinho Brito confirma a chegada de mais dois reforços no Tourão

Foto Gilson Melo: Kinho Brito quer o Humaitá na disputa do título
O goleiro Danilo e o zagueiro Pedro Vitor desembarcaram em Rio Branco e são mais dois reforços do Humaitá para a disputa do Campeonato Estadual Sub-20. O Tourão estreia na competição no dia 29 deste mês contra o Vasco, no Florestão.
“Estamos montando uma equipe competitiva e a nossa é a conquista do título e a vaga na Copa São Paulo”, comentou o técnico Kinho Brito.
Intensificar preparação
Segundo Kinho Brito, o objetivo é intensificar a preparação para chegar no melhor nível na abertura do Estadual.
“Temos um grupo qualificado, mas precisamos trabalhar. Tínhamos uma boa equipe em 2024 e não conseguimos chegar”, avaliou o treinador.
Você precisa fazer login para comentar.