Cotidiano
Em 2 meses, mais de 32 mil pessoas passaram pela rodoviária de Rio Branco e movimentaram segmentos do turismo no Acre
O secretário Marcelo Messias destaca ainda que somente o Rio Croa, na segunda maior cidade do estado, tem recebido uma média diária de 200 turistas.

Mais de 32 mil pessoas passaram pela rodoviária de Rio Branco entre novembro e dezembro de 2024. Foto: Tácita Muniz/Secom
A maior parte dessas viagens, durante o recesso de fim de ano, foi para estados vizinhos, como Rondônia, ou até para turismo interno no estado. A Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete) atribui esse número aos incentivos e fomentos que o Acre tem dado ao setor.
“Durante o período de recesso de fim de ano, muitas famílias viajam para passar férias ou rever familiares e amigos em outras cidades ou estados. No Acre não seria diferente. Muitos acreanos saem dos seus municípios para visitar outras cidades do estado e de fora, assim como turistas vêm ao Acre revisitar ou conhecer e aproveitam para vivenciar outras culturas e descobrir as belezas que o estado tem a oferecer”, explica o secretário da pasta, Marcelo Messias.
Essa movimentação afeta mais de 50 segmentos ligados ao turismo, como a economia local. Cruzeiro do Sul, por exemplo, é um dos destinos mais procurados, devido aos seus espaços naturais, como o Rio Croa, que, já nos primeiros dias de janeiro registrou, em um único dia, mais de 400 pessoas. Ainda, durante o recesso de fim de ano e o primeiro fim de semana de janeiro, foram pelo menos 2,5 mil pessoas circulando pelo local.
Desde julho de 2023, a comunidade do Rio Croa conta com internet, fruto de uma parceria do governo do Estado com a empresa Omegasul. Um detalhe que faz a diferença, porque os visitantes, do próprio local divulgam as belezas da região.
Foi o que fez o blogueiro Rafael Cavalcante, que esteve na comunidade no dia 27 de dezembro e exibiu detalhes do passeio em sua rede social. Com bom humor, mostrou um dos restaurantes que atendem o público e deu a dica para seus mais de 24 mil seguidores: “Conheça um pouco deste paraíso”.
O secretário Marcelo Messias destaca ainda que somente o Rio Croa, na segunda maior cidade do estado, tem recebido uma média diária de 200 turistas.
“A divulgação dos nossos atrativos nas redes sociais, meios de comunicação, feiras e eventos regionais têm contribuído para despertar o interesse do acreano em conhecer o próprio estado com o olhar de turista. Isso é muito bacana e fortalece o sentido de pertencimento, aumenta o orgulho de ser acreano e o fato de termos tantas belezas naturais, culturais e uma história singular”, avalia.
Turismo internacional
Conhecido pela riqueza de sua cultura, culinária e história, o estado acreano tem chamado cada vez mais a atenção do mundo e se tornado atrativo para quem sonha em conhecer parte da Amazônia, sendo um território que oferece uma imersão nos conhecimentos tradicionais, preservação e valorização histórica. Isso se reflete nos dados divulgados pelo Ministério do Turismo, Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e pela Polícia Federal (PF), que apontam que 19,8 mil turistas internacionais visitaram o Acre em 2024.
O número representa, segundo o levantamento, um aumento de 15,4% em comparação com 2023. Somente em dezembro, 1.714 estrangeiros visitaram o Acre. Segundo o Mapa do Turismo Brasileiro, atualmente sete cidades do Acre são trabalhadas prioritariamente pelo Ministério do Turismo, no âmbito do desenvolvimento das políticas públicas.
Assis Brasil, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Rio Branco, Rodrigues Alves, Tarauacá e Xapuri estão categorizadas como Caminhos do Pacífico, das Aldeias e Biodiversidade e da Revolução.
Rotas que, de acordo com a Sete, movimentam mais de 50 segmentos, fortalecem as culturas locais pela sua floresta, história, culinária e artesanato, permeando o turismo de observação de aves, de aventura, ecológico, religioso, de negócios, etnoturismo e de experiência, entre tantas outras possibilidades do setor, atraindo visitantes de diversos lugares.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.
Comentários
Cotidiano
Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título
Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.
“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.
Grupos do feminino
A
AVQ
Jotas
Teles
Epitaciolândia
B
Tarauacá
Feijó
Cruzeiro do Sul
Mâncio Lima
Chaves do masculino
“A”
Feijó
Teles
Epitaciolândia
Tarauacá
“B”
Corpo
AVQ
Cruzeiro do Sul
Rodrigues Alves

Você precisa fazer login para comentar.