Conecte-se conosco

Geral

Em 11 dias de setembro, queimadas no Acre superam todos os outros meses do ano

Publicado

em

De 1 a 11 deste mês, estado registrou 3.794 focos de incêndio, sendo que de janeiro a agosto acumulado foi de 3.088.

Em 11 dias de setembro, queimadas no Acre superam todos os outros meses do ano — Foto: Arquivo/CBM-AC

Em 11 dias de setembro, queimadas no Acre superam todos os outros meses do ano — Foto: Arquivo/CBM-AC

O número de focos de queimadas registradas nos primeiros 11 dias de setembro no Acre já supera os dados de todos os outros meses de 2022. É que aponta o monitoramento de focos ativos feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Enquanto os oito primeiros meses do ano somam 3.088 focos de queimadas, setembro, do dia 1 ao dia 11, já registra um acumulado de 3.794 focos.

Em todo o ano, de janeiro até o dia 11 de setembro, o estado contabiliza 6.882 focos de queimadas.

De acordo com o levantamento, o acumulado de incêndio em setembro superou os dados do mês de agosto que, até então, era o mês deste ano com o maior registro de focos, com 2.638.

Com alto índice de queimadas, Rio Branco chegou a registrar uma poluição de ar 13 vezes maior do que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Rio Acre em Rio Branco; 1,32 metro  — Foto: Andryo Amaral/Rede Amazônica

Rio Acre em Rio Branco; 1,32 metro — Foto: Andryo Amaral/Rede Amazônica

Sem registro de chuvas volumosas, Rio Branco vive uma seca histórica. Nesse domingo (11), o Rio Acre atingiu 1,29 metro e registrou uma nova menor cota desde o início do monitoramento da bacia na capital, que foi em 1971. A menor cota até então tinha sido registrada em 17 de setembro de 2016, quando o manancial chegou a 1,30 metro.

Nesta segunda (12), o manancial apresentou oscilação e registrou 1,32 metro. No entanto, a previsão da Defesa Civil Municipal é que o rio volte a ficar abaixo da cota da cota histórica nos próximos dias.

Desde o início de setembro, o Rio Acre tem batido recordes para o dia com relação ao nível das águas. Na sexta (9), por exemplo, o rio registrou a pior cota dos últimos 10 anos para o dia 9 de setembro.

“Infelizmente, não temos previsão de que ele vai aumentar mais esse nível, apesar de que ainda na manhã desta segunda houve mais uma oscilação na região de Capixaba e também no Espalha, após uma chuva na região da Transacreana. Mesmo assim, ele deve estabilizar e depois voltar a decrescer, podendo, inclusive, superar a marca de ontem de 1,29. Nós temos o resto desse mês com toda possibilidade de decréscimo e aí depois disso, em outubro, é que começa a ter perspectiva de aumento”, afirmou o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, coronel Cláudio Falcão.

Com operação que usa carros-pipas para levar água potável, o órgão municipal atende 31 comunidades rurais, com 3,3 mil famílias atendidas por, o que dá cerca de 14 mil pessoas. A distribuição de água ocorre diariamente como forma de amenizar os impactos da seca.

Abastecimento de água em Rio Branco pode ficar comprometido, devido à seca do rio — Foto: Saerb

Abastecimento na capital

O Rio Acre é a única fonte de captação de água para abastecimento na capital. Enoque Pereira, presidente do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), disse que estuda maneiras de que essa seca não interfira na distribuição de água, mas alega que o serviço já teve alguns prejuízos.

“Vamos tentar ver se conseguimos manter a captação de água normalmente. Com essa baixa vazão, o rio fica com a água bastante espalhada e nossas bombas precisam captar águas mais profundas. Então, quando baixa, fica ruim de adaptar e, a depender da situação, vamos ver com os órgãos ambientais se conseguimos fazer alguma intervenção no rio nesse intuito de concentrar mais água no local de captação”, explica.

Essa intervenção seria, por exemplo, fazer um aterro, ou criar alguma tipo de barreira para que o acúmulo de água no ponto de captação tenha um nível maior.

Pereira destaca ainda que a prefeitura tem feito estudos para que o abastecimento de água não dependa mais apenas do Rio Acre. A intenção é furar poços no Segundo Distrito da capital para ajudar nessa distribuição de água. Porém, ainda há um processo a ser feito até que isso aconteça.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Brasileia conquista Selo Ouro e alcança marca histórica em transparência pelo Radar Nacional da Transparência Pública

Publicado

em

Por Fernando Oliveira- Secom/ Prefeitura de Brasileia

O município de Brasileia, alcançou, pela primeira vez, o Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), consolidando-se como referência estadual e nacional em transparência e gestão pública responsável.

O resultado foi divulgado oficialmente nesta quinta-feira (04), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Florianópolis (SC).

Com nota de 86,28%, Brasileia atingiu um dos níveis mais elevados.

Comentários

Continue lendo

Geral

Adolescente de 17 anos é encontrado morto dentro de casa em Feijó; polícia apura possibilidade de suicídio

Publicado

em

Wesley Correia, conhecido na comunidade por praticar vôlei, teve o corpo encaminhado ao IML; laudo pericial deve esclarecer as circunstâncias do óbito

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de práticas esportivas, especialmente o vôlei. Foto: captada 

O adolescente Wesley Correia da Costa Nascimento, de 17 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa na manhã desta sexta-feira (5), em Feijó. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do óbito, e informações preliminares apontam para a possibilidade de suicídio, hipótese que ainda não foi confirmada oficialmente.

De acordo com o delegado Dione Lucas, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML)e passará por exames periciais para esclarecer a causa da morte. Apenas após a conclusão dos laudos será possível determinar com precisão o que ocorreu.

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de atividades esportivas, especialmente de vôlei. A notícia de sua morte causou grande comoção entre familiares e amigos, que manifestaram tristeza e surpresa nas redes sociais.

A Polícia Civil continua com as investigações e aguarda o resultado oficial da perícia para dar andamento ao caso.

Comentários

Continue lendo

Geral

PCAC prende homem de 45 anos por estupro de vulnerável em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas

DEMPCA efetua prisão de homem por estupro de vulnerável nesta sexta-feira em Cruzeiro do Sul. Foto: cedida

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Proteção da Criança e do Adolescente (DEMPCA), realizou mais uma prisão nesta sexta-feira, 5, em Cruzeiro do Sul, reforçando as ações de combate à violência e proteção às vítimas no município.

O detido, identificado pelas iniciais D.G.A., de 45 anos, foi preso em cumprimento de mandado decorrente de condenação por estupro de vulnerável.

A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas, duas por violência doméstica e duas por estupro de vulnerável.

“As operações refletem o comprometimento das equipes da DEMPCA e demais unidades policiais em garantir a proteção de mulheres, crianças e adolescentes, além de assegurar a responsabilização de agressores”, declarou o delegado Vinícios Almeida.

Almeida destaca que seguirá empenhada no enfrentamento firme e contínuo aos crimes que atingem grupos vulneráveis, reforçando a importância das denúncias e da atuação integrada para coibir abusos e assegurar justiça às vítimas.

Comentários

Continue lendo