Cotidiano
Eleições na Venezuela: votação foi encerrada sem incidentes e os primeiros resultados são esperados nas próximas horas
Milhares de venezuelanos aglomeraram-se nos centros de votação no início da manhã

Os venezuelanos votaram este domingo numa eleição presidencial que poderá marcar a maior mudança política no país no último quarto de século ou prolongar um governo autoproclamado socialista por mais seis anos. Depois do encerramento dos locais de votação, os primeiros resultados são esperados dentro de duas horas, embora nas últimas eleições presidenciais só tenham sido conhecidos ao início da manhã.
O presidente Nicolás Maduro, 61 anos , busca a reeleição para um terceiro mandato e assim estender o projeto político que herdou do falecido presidente Hugo Chávez para mais de 25 anos. Edmundo González, o candidato da oposição de 74 anos , patrocinado pela líder María Corina Machado, pretende tirar-lhe o poder que detém há 11 anos, numa eleição em que analistas e observadores veem que a oposição tem hipóteses de vencer.
Houve também outros oito candidatos à presidência da Venezuela com apoio popular inicial minoritário. Desde cedo houve uma grande participação e agora espera-se que nestas duas horas o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) faça as primeiras contagens e a partir das 20h locais (21h na Argentina) divulgue as primeiras informações oficiais.
Corina Machado garantiu que só houve incidentes em 1.300 mesas das 30.026 instaladas, mas que foi no início do dia eleitoral. Ele observou que depois do meio-dia havia 12 mesas com “alguns problemas”.
Desde as 16h, em resposta à consulta do Clarín, a oposição mostrou-se entusiasmada com os números que administrava extraoficialmente. Pelo menos de duas províncias diferentes tiveram números diferentes de Edmundo González Urrutia , mas uma grande diferença em relação a Maduro.
Depois do meio-dia, Vladimir Padrino López, ministro da Defesa da Venezuela, afirmou que nas primeiras seis horas de votação não houve reclamações. “Não ocorreu nenhum incidente que valha a pena mencionar. O dia passou em paz, com civilidade”, disse Padrino López.
Depois do meio-dia, Maduro lançou: “Não quero manchas, o povo está tranquilo, em paz. Agora começa a sessão da tarde, começa a operação do leilão: 1 por 10, por 7, convencer para vencer, motivar para ter sucesso, organizar para votar e mobilizar, mobilizar”, disse Maduro
Por sua vez, do Comando com a Venezuela, dos adversários María Corina Machado e Edmundo González Urrutia, garantiram que a participação até às 13h tinha sido de 42,1% . “Vimos como os centros estão cheios de gente em todos os centros do país, o que estamos vendo é uma participação tremenda e sinto muito orgulho de ser venezuelano e destas nossas gerações que, num dia como hoje, superando cada um dos obstáculos, estamos realizando um sonho”, disse Machado após encerrar a votação.
Houve movimento em todos os bairros da capital venezuelana. Muitos chegaram de moto aos centros de votação antes das 18h, horário previsto para a abertura das mesas. Os eleitores formaram desde cedo longas filas e se organizaram de acordo com as tabelas para as filas primeiro nas calçadas e depois nas ruas.
A oposição temia que o chavismo criasse obstáculos com as máquinas utilizadas para votar, ou com os cartões de identificação que apresentam ao votar. Machado também pediu para ir mais cedo porque na última hora muitos cidadãos foram trocados de estabelecimento de voto.
Comentários
Cotidiano
Federação faz ajustes nos jogos da 3ª rodada do Estadual

Foto Sueli Rodrigues: Independência estará em campo na abertura da 3ª rodada
O departamento técnico da Federação de Futebol do Acre (FFAC) realizou ajustes nos jogos da 3ª rodada do Campeonato Estadual. A principal alteração é no confronto entre Adesg e Galvez, o jogo estava programado para quarta, 29, e agora será disputado no sábado, 31, às 17 horas, no Tonicão.
“Realizamos os ajustes por causa do fechamento da partida entre Vasco e Adesg. A Adesg não pode terminar a partida nesta segunda(26) e volta a campo na quarta(28). Conseguimos resolver sem causar nenhum problema para as equipes”, explicou o diretor da FFAC, Leandro Rodrigues.
3ª rodada do Estadual
Independência x Humaitá
Na quarta, 28, a partir das 18 horas, no Tonicão
São Francisco x Rio Branco
Na quinta, 29, a partir das 18 horas, na Arena da Floresta
Santa Cruz x Vasco
Adesg x Galvez
No sábado, 31, a partir das 15 horas, no Tonicão
Comentários
Cotidiano
Governo inclui doadoras de leite materno em isenção de taxas de concursos e vestibulares
O governo do Acre alterou a Lei n° 2.974, de 22 de julho de 2015, que trata da isenção de taxas e outras despesas referentes a inscrição em concursos públicos estaduais e vestibulares do estado, incluindo doadoras de leite materno como beneficiadas. Passa a vigorar a Lei n° 4.765, de 19 de janeiro de 2026, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE/AC) desta segunda-feira, 26.

O projeto de lei garante a isenção do pagamento de taxas de inscrição em certames promovidos no âmbito da administração pública direta e indireta no estado às candidatas que tenham doado leite materno em, no mínimo, três ocasiões nos 12 meses anteriores à publicação do edital.
De acordo com a publicação, a isenção será concedida mediante apresentação de documentação expedida por banco de leite humano em regular funcionamento, conforme critérios e prazos definidos no respectivo edital.
A lei também prevê penalidades. A candidata que apresentar informação falsa, com o intuito de obter a isenção, estará sujeita às sanções administrativas, cíveis e penais cabíveis, incluindo o cancelamento da inscrição e a exclusão do certame.
The post Governo inclui doadoras de leite materno em isenção de taxas de concursos e vestibulares appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Cotidiano
Polícia Civil de Manoel Urbano resgata vítima de violência doméstica e recupera mais de R$ 15 mil em bens após perseguição

Motocicleta utilizada na fuga foi apreendida durante a ação policial em Manoel Urbano. Foto: cedida
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia-Geral de Manoel Urbano, realizou na madrugada do último domingo, 25, uma ação rápida e eficaz que resultou no resgate de uma mulher vítima de violência doméstica e familiar, além da recuperação de bens avaliados em mais de R$ 15 mil.
A ocorrência teve início após um chamado de emergência, que mobilizou imediatamente os policiais civis. Ao chegarem ao local, os agentes garantiram a integridade física da vítima e aplicaram todos os protocolos de proteção previstos na Lei Maria da Penha, preservando sua identidade para assegurar sua segurança e privacidade.
Durante a intervenção, o autor da violência tentou fugir em uma motocicleta, dando início a uma intensa perseguição pelas ruas da cidade. Após diligências contínuas, a equipe conseguiu interceptar o suspeito e recuperar diversos bens subtraídos da residência da vítima, além de apreender a motocicleta utilizada na fuga.
Os objetos recuperados foram encaminhados à delegacia para os procedimentos legais cabíveis e posterior devolução. O autor deverá responder por crimes relacionados à violência doméstica e patrimonial, além do crime de desobediência, por ter recusado a ordem policial de parada.
A Delegacia-Geral de Manoel Urbano reforçou que a resposta imediata integra uma diretriz rigorosa de combate à violência contra a mulher. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo número 181 ou diretamente na unidade policial, sendo que o apoio psicológico e jurídico à vítima já foi articulado junto à rede de assistência do município.
Fonte: PCAC

Você precisa fazer login para comentar.