Cotidiano
Eleições na Venezuela: votação foi encerrada sem incidentes e os primeiros resultados são esperados nas próximas horas
Milhares de venezuelanos aglomeraram-se nos centros de votação no início da manhã

Os venezuelanos votaram este domingo numa eleição presidencial que poderá marcar a maior mudança política no país no último quarto de século ou prolongar um governo autoproclamado socialista por mais seis anos. Depois do encerramento dos locais de votação, os primeiros resultados são esperados dentro de duas horas, embora nas últimas eleições presidenciais só tenham sido conhecidos ao início da manhã.
O presidente Nicolás Maduro, 61 anos , busca a reeleição para um terceiro mandato e assim estender o projeto político que herdou do falecido presidente Hugo Chávez para mais de 25 anos. Edmundo González, o candidato da oposição de 74 anos , patrocinado pela líder María Corina Machado, pretende tirar-lhe o poder que detém há 11 anos, numa eleição em que analistas e observadores veem que a oposição tem hipóteses de vencer.
Houve também outros oito candidatos à presidência da Venezuela com apoio popular inicial minoritário. Desde cedo houve uma grande participação e agora espera-se que nestas duas horas o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) faça as primeiras contagens e a partir das 20h locais (21h na Argentina) divulgue as primeiras informações oficiais.
Corina Machado garantiu que só houve incidentes em 1.300 mesas das 30.026 instaladas, mas que foi no início do dia eleitoral. Ele observou que depois do meio-dia havia 12 mesas com “alguns problemas”.
Desde as 16h, em resposta à consulta do Clarín, a oposição mostrou-se entusiasmada com os números que administrava extraoficialmente. Pelo menos de duas províncias diferentes tiveram números diferentes de Edmundo González Urrutia , mas uma grande diferença em relação a Maduro.
Depois do meio-dia, Vladimir Padrino López, ministro da Defesa da Venezuela, afirmou que nas primeiras seis horas de votação não houve reclamações. “Não ocorreu nenhum incidente que valha a pena mencionar. O dia passou em paz, com civilidade”, disse Padrino López.
Depois do meio-dia, Maduro lançou: “Não quero manchas, o povo está tranquilo, em paz. Agora começa a sessão da tarde, começa a operação do leilão: 1 por 10, por 7, convencer para vencer, motivar para ter sucesso, organizar para votar e mobilizar, mobilizar”, disse Maduro
Por sua vez, do Comando com a Venezuela, dos adversários María Corina Machado e Edmundo González Urrutia, garantiram que a participação até às 13h tinha sido de 42,1% . “Vimos como os centros estão cheios de gente em todos os centros do país, o que estamos vendo é uma participação tremenda e sinto muito orgulho de ser venezuelano e destas nossas gerações que, num dia como hoje, superando cada um dos obstáculos, estamos realizando um sonho”, disse Machado após encerrar a votação.
Houve movimento em todos os bairros da capital venezuelana. Muitos chegaram de moto aos centros de votação antes das 18h, horário previsto para a abertura das mesas. Os eleitores formaram desde cedo longas filas e se organizaram de acordo com as tabelas para as filas primeiro nas calçadas e depois nas ruas.
A oposição temia que o chavismo criasse obstáculos com as máquinas utilizadas para votar, ou com os cartões de identificação que apresentam ao votar. Machado também pediu para ir mais cedo porque na última hora muitos cidadãos foram trocados de estabelecimento de voto.
Comentários
Cotidiano
Diretoria do Rio Branco acerta o retorno do atacante Raphael

Foto Sueli Rodrigues: Raphael disputou o Estadual Sub-20 pelo Estrelão
O atacante Raphael, um dos destaques da equipe Sub-20, seguirá no Rio Branco para a disputa do Campeonato Estadual 2026. O atleta desembarca na capital acreana no próximo dia 8 para ser integrado ao restante do elenco.
“Voltar ao Rio Branco para atuar no profissional é uma grande oportunidade. Sabemos das metas do clubes e vou tentar ajudar marcando muitos gols”, declarou Raphael.
Segue com preparação
O elenco do Rio Branco realizou nesta sexta, 26, mais um trabalho físico sob o comando do professor Selcimar Maciel. “Vamos aproveitar todos dias. Se tivermos um dia chuvoso, faremos trabalhos físicos na academia”, disse Selcimar Maciel.
1º Amistoso
O Rio Branco deve enfrentar o Santa Cruz no próximo dia 30, no CT do Cupuaçu, no primeiro amistoso da fase de preparação. O Estrelão joga contra o Vasco no sábado, 17 janeiro, no Tonicão, na estreia do Estadual 2026.
Comentários
Cotidiano
Acre terá quase 30 dias de feriados e pontos facultativos em 2026

Os servidores do Poder Executivo do Acre terão, em 2026, um total de 26 dias de folga entre feriados nacionais, feriados estaduais e pontos facultativos. A distribuição dessas datas ao longo do ano possibilita períodos prolongados de descanso em diferentes meses, como janeiro, fevereiro, abril, maio, setembro, novembro e dezembro.
O calendário foi definido em decreto do governo do Acre, publicado no Diário Oficial do Estado, na última segunda-feira, 22, que organiza o funcionamento dos órgãos públicos estaduais ao longo do próximo ano. Conforme o documento, apenas os serviços considerados essenciais devem manter funcionamento regular nas datas previstas como feriado ou ponto facultativo.
Apesar do grande número de dias de folga, alguns feriados cairão em finais de semana. O Dia Internacional da Mulher e a Proclamação da República, por exemplo, serão em um domingo.
Por outro lado, datas como o Dia do Trabalho, o Dia da Consciência Negra e o Natal coincidem com uma sexta-feira, favorecendo a formação de feriado prolongado.
No período do Carnaval, o governo estadual estabeleceu ponto facultativo por três dias consecutivos, segunda, terça e quarta-feira de Cinzas, impactando diretamente o funcionamento das repartições públicas e a rotina administrativa nesse intervalo.
Ao longo do ano, o calendário inclui datas como a Confraternização Universal, em 1º de janeiro, além de feriados estaduais tradicionais, como o Dia do Católico, o Dia do Evangélico, o Aniversário do Estado do Acre, o Tratado de Petrópolis e o Dia da Amazônia.
Também constam feriados nacionais como Tiradentes, Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Finados e Natal e pontos facultativos na véspera de Natal, no dia 24, feriado nacional no dia 25, e ponto facultativo na véspera de Ano Novo, no dia 31.
Comentários
Cotidiano
Próximo passo do projeto do novo estádio do Flamengo pode levar quatro anos
Luiz Eduardo Baptista, presidente rubro-negro, detalhou o processo junto à Prefeitura
O presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista (Bap), afirmou que o projeto do estádio próprio no terreno do Gasômetro avançou em segurança jurídica e planejamento financeiro, durante reunião com sócios realizada na sede da Gávea, na última terça-feira (23). O próximo passo, contudo, pode levar até quatro anos.
Segundo o dirigente, o clube já tem a posse documentada do terreno adquirido em 2024, ajustou custos após estudos da FGV e pretende criar uma poupança prévia antes de decidir o modelo da obra, enquanto aguarda a saída da empresa Naturgy — condição necessária para a descontaminação total da área.

Imagem do projeto do estádio do Flamengo • Reprodução
“Agora temos um prazo estendido e o compromisso documentado, o terreno (do Gasômetro) é do Flamengo. Os estudos da FGV ajustaram o projeto e custos associados. Vamos criar uma poupança prévia para que na hora certa decida se faz e como fazer o estádio. O próximo passo é a saída da Naturgy do terreno, ela pode sair em até quatro anos. A gente espera que seja o mais rápido possível. A gente só pode fazer uma descontaminação mais profunda (do terreno) quando eles saírem”, afirmou Bap.

Imagem do projeto do estádio do Flamengo • Reprodução
O terreno do Gasômetro foi comprado pelo Flamengo em 2024, na gestão anterior a de Luiz Eduardo Baptista. A direção do presidente Rodolfo Landim havia estabelecido a inauguração do estádio para o dia 15 de novembro de 2029, aniversário de 127 anos do clube.
A ideia, contudo, foi descartada com o início do mandato de Luiz Eduardo Baptista, que não deseja comprometer o desempenho esportivo do Flamengo para a construção do estádio.

Imagem do projeto do estádio do Flamengo • Reprodução
De acordo com os estudos da FGV e Arena, o Rubro-Negro conseguirá reduzir o valor do projeto de mais de R$ 3 bilhões para R$ 2,2 bilhões.
Fonte: CNN


Você precisa fazer login para comentar.