Cotidiano
Educação promove escutas com núcleos do Alto Acre
Com o intuito de ouvir as demandas dos professores e servidores de Educação do Alto Acre, a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Socorro Neri, acompanhada de sua equipe de diretores, realizou reuniões nos municípios de Assis Brasil, Epitaciolândia e Brasileia na última quinta e sexta-feira, 24 e 25.
Na oportunidade, a gestora ainda explicou com detalhes as 11 propostas pactuadas pelo governador Gladson Cameli, que visam valorizar e dar melhores condições de trabalho aos servidores deste setor.
O Alto Acre foi a primeira região visitada pela secretária desde que assumiu a pasta e, segundo ela, nas próximas semanas irá aos núcleos de outras cidades.

Conhecer as demandas e estreitar laços com as equipes do interior foram os principais objetivos da secretária nessa primeira visita. Foto: Márcia Moreira/Ascom SEE
“É um trabalho que estamos fazendo por recomendação do governador Gladson Cameli, que desde sua primeira conversa comigo, pontuou que temos que ir aos municípios para conversar com quem faz a execução e com quem é atendido com as políticas públicas, além de também estreitar relações com os prefeitos”, pontuou Socorro Neri.
A gestora ainda destacou a importância de ouvir de perto quem está no convívio diário dos municípios, para que ela conheça as dificuldades que precisam ter suas soluções encontradas com urgência, e também saber das ações que estão sendo implantadas. “Pudemos ver de perto alguns espaços onde o governo do Estado fará a construção de quadras coberta e sintética, e ainda definimos e anunciamos para breve a construção de uma nova escola em Brasileia”.
Diálogos que visam avanços para a Educação
O município de Assis Brasil foi o primeiro a receber a equipe para a escuta. De acordo a coordenadora do Núcleo da cidade, Gleiciany Amorim, os gestores locais ficaram empolgados com a conversa. “Conseguimos traçar nossos objetivos para a Educação Rural, Indígena e Regular. Sabemos que vamos ter grandes desafios, mas certamente vamos chegar ao nosso objetivo que é o avanço da Educação de nossa cidade”, frisou.
Em Epitaciolândia, a equipe fez uma longa e receptiva conversa: “É a primeira vez que temos uma reunião deste tipo, em que pudemos pontuar todas as nossas necessidades diretamente para a gestora da Educação. De fato, é algo que nos motiva e nos faz acreditar que seguiremos trabalhando como uma equipe que tem como único objetivo seguir avançando na Educação de nosso estado”, relatou a coordenadora Rosimari Ferreira.

Em Brasileia, além de ouvir as demandas, ficou definida a construção de uma nova escola, que já conta com seu terreno identificado Foto: Márcia Moreira/ Ascom SEE
Já em Brasileia, além de ouvir as demandas, ficou definida a construção de uma nova escola, que já conta com seu terreno identificado. O anúncio foi comemorado pela equipe.
A coordenadora do núcleo da cidade, Vanilda Galli, ainda elogiou a disposição da secretária e equipe de diretores em dialogar com a comunidade escolar.
“Isso é uma ponte para que a gente possa sanar nossas principais necessidades, com foco nos recursos humanos, transportes e logística. A secretária se mostra muito receptiva e empática com as nossas situações do dia a dia”, pontuou.

Reunião da secretária Socorro Neri e equipe com o Núcleo de Brasileia. Foto: Márcia Moreira/ Ascom SEE
Comentários
Cotidiano
CBF amplia Série D para 96 clubes a partir de 2026 e Acre terá três representantes
Competição passa a oferecer seis acessos à Série C e mantém 24 datas no calendário nacional
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou o novo calendário do futebol nacional com mudanças significativas nas competições organizadas pela entidade. Entre as principais alterações está a ampliação da Série D do Campeonato Brasileiro, que a partir de 2026 passará de 64 para 96 clubes, além do aumento no número de acessos: seis equipes conquistarão vaga na Série C.
A reformulação beneficia diretamente os clubes que avançaram à segunda fase da Série D desta temporada. Como quatro dessas equipes — Barra-SC, Santa Cruz, Maranhão e Inter de Limeira — já garantiram o acesso, a CBF optou por redistribuir as vagas remanescentes, concedendo quatro vagas extras às federações, com base no Ranking Nacional de Federações, que será divulgado ao final do ano.
Outra novidade é a adoção do Ranking Nacional de Clubes (RNC) como um dos critérios para a definição das vagas na competição. Apesar do aumento expressivo no número de participantes, a Série D manterá o mesmo número de datas, totalizando 24 jogos no calendário.
Com as mudanças, o Acre terá três representantes na Série D de 2026. Pelos critérios de desempenho nos campeonatos estaduais e copas regionais, Independência-AC e Galvez já estão garantidos. A vaga via Ranking Nacional de Clubes ficará com o Humaitá, atualmente o clube acreano mais bem posicionado no ranking da CBF.
A Série D do Campeonato Brasileiro de 2026 está prevista para começar no dia 5 de abril e seguirá até 13 de setembro.
Comentários
Cotidiano
Chuvas intensas provocam alagamentos em ruas de Rio Branco e deixam capital em estado de atenção
Volume de precipitação já ultrapassa 70 mm e afeta vias importantes, como a Avenida Maria José de Oliveira
As fortes chuvas que atingem Rio Branco desde a noite de quinta-feira (25) continuam causando transtornos à população. Além da elevação do nível do Rio Acre e de outros mananciais da bacia, as precipitações já provocam alagamentos em diversas ruas da capital, incluindo a Avenida Maria José de Oliveira, principal via do bairro Universitário.
Imagens divulgadas por internautas nas redes sociais mostram a avenida tomada pela água, o que dificulta a passagem de veículos e o deslocamento de moradores da região.
De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Cláudio Falcão, em entrevista concedida na manhã desta sexta-feira (26), o volume de chuva já ultrapassa 70 milímetros em Rio Branco. Segundo ele, a previsão indica a continuidade das chuvas ao longo do dia, mantendo o município em estado de atenção para a possibilidade de novos alagamentos.
A Defesa Civil segue monitorando a situação e orienta a população a evitar áreas de risco e a acionar os órgãos competentes em caso de emergência.
Comentários
Cotidiano
CBF confirma realização da Copa do Brasil Sub-15 em 2026

Foto Sueli Rodrigues: Santa Cruz será o representante do Acre no torneio
O departamento técnico da CBF divulgou nesta quinta, 25, o calendário do futebol base masculino para a temporada de 2026. A novidade será a realização da Copa do Brasil Sub-15, competição programada entre os meses de abril e agosto.
“Essa é mais uma competição importante para a base do futebol acreano. A CBF mantém essa política crescente de investimentos nas competições e isso também significa oportunidade para as nossas equipes e atletas”, declarou o presidente da Federação de Futebol do Acre (FFAC), Adem Araújo.
Santa Cruz é o representante
O Santa Cruz, atual tricampeão Estadual Sub-15, será o representante do Acre na Copa do Brasil. A FFAC vai manter o critério e as equipes campeãs seguem como representantes do Estado nos torneios nacionais.


Você precisa fazer login para comentar.