Geral
Educação prepara gestores e professores para ano letivo de 2021
A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio da Diretoria de Ensino, realiza uma sequência de formações online, para as equipes gestoras dos Núcleos da SEE no interior, equipes gestoras das escolas e professores de todas as modalidades de educação básica do Estado, em preparação ao ano letivo de 2021, que irá começar no dia 3 de maio.

A formação é continuada e unificada, será realizada por meio da plataforma educ.see.ac.gov.br, do dia 12 ao 16, para as equipes dos núcleos da SEE no interior; do dia 19 ao 23, para as equipes gestoras das escolas de Rio Branco; e de 26 a 28, para todos os professores da rede estadual.
A SEE tem a preocupação de garantir que o professor, o gestor e o coordenador do núcleo façam inscrição e concluam o percurso formativo, e para isso disponibiliza o link de inscrição: educ.see.ac.gov.br/pagina/formacao-unificada-2021-inscricoes. Em cada módulo, o participante realiza uma atividade que a SEE tem como monitorar e saber se o cursista fez ou não a formação.
“Esse percurso é de suma importância, pois o ano letivo de 2021 vem cheio de desafios e adequações das práticas exitosas que tivemos em 2020. É importante que todos os inseridos no processo educacional realizem a formação, para que possamos conduzir da melhor forma possível”, conclui a diretora de Ensino da SEE, Denise dos Santos.
A formação é dividida por módulos, contempla todas as modalidades da educação básica e as equipes dos núcleos foram as primeiras a serem contempladas, para que possam replicar os conteúdos nos municípios, tanto com os gestores, como com os professores.

Mesmo antes de iniciar as formações, equipes da educação básica realizaram reuniões via web para alinhar e explicar como seria desenvolvida a formação na plataforma. A cada dia, foram repassadas as informações sobre as diversas modalidades de ensino.
As equipes de Rio Branco preparam os gestores e professores locais, enquanto os núcleos da SEE nos municípios estão replicando as informações obtidas na formação.
A grande novidade de 2021 na formação continuada é a oferta de mentorias durante o curso, para que os participantes possam tirar as dúvidas relacionadas aos conteúdos da formação, com direito ao agendamento de horário para atendimento.

A SEE tem parceria com as redes municipais em todo percurso formativo realizado e abre vagas para as secretarias interessadas em participar da formação. Basta enviar os nomes dos cursistas para receber o link de inscrição.
Comentários
Geral
Interdição de presídio faz 10 detentas serem liberadas e 7 transferidas no Acre
Com a interdição da Penitenciária Feminina Guimarães Lima, em Cruzeiro do Sul, das 17 presas da unidade, 7 foram soltas nessa sexta-feira , 19, com o uso de tornozeleira eletrônica. As outras 10 serão transferidas para o presídio Presídio Moacir Prado, em Tarauacá, neste sábado (20). A informação foi confirmada ao ac24horas pela Chefia de Segurança do Presídio Feminino de Cruzeiro do Sul.
A unidade prisional de Cruzeiro do Sul, construída há mais de 50 anos, foi interditada pela Justiça do Acre, a pedido do Ministério Público, devido a graves falhas estruturais que colocam em risco a vida de detentas e servidores.
A maioria das reeducandas de Cruzeiro do Sul cumpre pena por tráfico de drogas, conforme dados do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen).
A decisão judicial proíbe a entrada de novas detentas e orienta os juízos competentes a avaliarem opções como prisão domiciliar com ou sem tornozeleira eletrônica, ou transferência para outras unidades.
Providências
Equipes do Iapen, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e da Secretaria de Estado de Obras (SEOP),já realizaram uma inspeção estrutural na Unidade Penitenciária Feminina Guimarães Lima. A ação faz parte de um estudo técnico que irá subsidiar as adequações estruturais recomendadas pelo Ministério Público para a reestruturação da unidade.
Comentários
Geral
Ex-sargento da PM vai a júri popular por tentativa de homicídio em Epitaciolândia
Erisson de Melo Neri é acusado de atirar quatro vezes contra estudante de medicina em 2021; julgamento começa na segunda-feira (22)

Foto: Rede Social/Reprodução
O Conselho de Sentença do Tribunal do Júri da Vara Criminal da Comarca de Epitaciolândia julgará, na próxima segunda-feira (22), o ex-sargento da Polícia Militar Erisson de Melo Neri, acusado de tentar matar o estudante de medicina Flávio Hendrick de Jesus Ferreira, em 2021.
O réu responderá pelos crimes de tentativa de homicídio, porte ilegal de arma de fogo e lesão corporal. O julgamento terá início às 8h, no Fórum Desembargador Francisco das Chagas Praça, e deve se estender até a terça-feira (23), quando está prevista a leitura do veredicto. Ao todo, 18 testemunhas serão ouvidas.
O caso ocorreu na madrugada de 28 de novembro de 2021, em uma boate de Epitaciolândia. Neri, então sargento da PM, discutiu com o estudante e, em seguida, sacou uma pistola, efetuando quatro disparos contra a vítima.
Mesmo após o jovem cair ao chão gravemente ferido, o policial ainda o agrediu com chutes, sendo contido apenas com a ajuda de suas acompanhantes.
Hendrick foi socorrido ao Hospital de Brasileia e depois transferido para o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), onde passou por tratamento intensivo.
O julgamento será acompanhado de perto pela comunidade, já que o caso gerou grande repercussão na região.
Comentários
Geral
Polícia Militar prende líder de organização criminosa em operação conjunta entre Acre e Santa Catarina
A Polícia Militar do Acre, em ação integrada com a Polícia Militar de Santa Catarina, prendeu um homem conhecido como “Barba Negra”, apontado como o principal líder de organização criminosa em Brasileia.
O criminoso foi localizado no interior de Santa Catarina, onde vinha residindo, e acabou capturado pelas equipes especializadas de inteligência. Após a prisão, ele foi conduzido e permanece à disposição da Justiça.
A operação é mais um importante resultado no combate ao crime organizado, reforçando o compromisso das polícias militares em proteger a sociedade e atuar de forma articulada com outras instituições de segurança pública em todo o país.
Você precisa fazer login para comentar.