Cotidiano
‘É uma questão de somar’, diz Mourão sobre Ministério da Saúde ter deixado de divulgar total de mortes por coronavírus
Ministério da Saúde deixou de divulgar acumulado de casos e mortes pela Covid-19 desde o início da pandemia. Vice-presidente deu entrevista coletiva em Porto Velho.

O total de casos e de mortes deixou de ser informado, com apresentação apenas dos dados das últimas 24 horas. Na noite de domingo, o governo divulgou dois balanços de mortes e casos por Covid-19 com números diferentes e não explicou o motivo da divergência.
Por Diêgo Holanda, G1 RO — Porto Velho
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, afirmou no domingo (7) em entrevista coletiva em Porto Velho não estar preocupado com as mudanças na forma como o Ministério da Saúde divulga os números da pandemia do novo coronavírus. Segundo ele, “é uma questão de somar”.
Desde sexta-feira (5), o ministério mudou a forma de divulgação dos indicadores da doença no país, deixando de apresentar alguns dados consolidados. O total de casos e de mortes deixou de ser informado, com apresentação apenas dos dados das últimas 24 horas. Na noite de domingo, o governo divulgou dois balanços de mortes e casos por Covid-19 com números diferentes e não explicou o motivo da divergência.
Durante entrevista coletiva no domingo, o vice do presidente Jair Bolsonaro afirmou que a decisão pela mudança no formato de divulgação dos boletins da Covid-19 não passa por ele, mas acredita que os órgãos de controle devem apontar caso ocorra alguma irregularidade na divulgação dos boletins.
_______________
“Em relação ao dados do Ministério da Saúde, a única coisa que eu vi, essas decisões não passam por mim, foi que os dados tão sendo transmitidos mais pra tarde, dentro de uma questão de buscar os dados mais corretos e não está havendo somatória. Eles estão divulgando o número de casos confirmados e aquele dado que nenhum de nós gosta que é de óbitos. É uma questão de somar os dados”, disse.
_______________
O boletim diário do Ministério da Saúde sobre o novo coronavírus divulgado na última sexta-feira trazia apenas o número de recuperados, novos casos e mortes registrados nas últimas 24 horas. Antes, o quadro apresentava também os números totais, registrados desde o início da pandemia.
“Eu não tenho preocupação com isso [a forma como os dados são divulgados] porque os organismos de controle, nós temos o Tribunal de Contas, a Controladoria Geral da União, Ministério Público, e se houver alguma irregularidade no governo aí ela será apontada”, declarou Mourão, que esteve em Porto Velho para se reunir com integrantes da operação Verde Brasil 2, contra crimes ambientais na Amazônia.
Outra alteração na divulgação de dado pelo Ministério da Saúde é o horário. O boletim passou a ser divulgado pelo ministério por volta das 22h. Inicialmente, essa divulgação ocorria às 17h, depois passou para 19h.
Desde o dia 16 de maio, o Ministério da Saúde não tem um ministro titular. O general Eduardo Pazuello assumiu como interino após a demissão de Nelson Teich (a segunda em meio à pandemia). Desde então, 25 militares já foram nomeados para substituir técnicos da pasta.
Comentários
Cotidiano
3ª rodada do Campeonato Acreano começa neste sábado com dois jogos na Arena da Floresta
Independência enfrenta o São Francisco à tarde, e Vasco encara a Adesg à noite em confrontos decisivos pela reação no estadual.

Foto: Samuel Moura/Secom
Comentários
Cotidiano
Independência terá mudanças contra o São Francisco

Foto Sueli Rodrigues: O atacante Kaike(bola) confia em uma grande atuação contra o São Francisco
Independência e São Francisco fazem neste sábado, 24, a partir das 15 horas, na Arena da Floresta, mais uma partida da 2ª rodada da fase de classificação do Campeonato Estadual Sicredi de 2026. As duas equipes irão em busca da primeira vitória na competição e terão mudanças.
Independência
No Independência, o técnico Ivan Mazzuia confirmou as entradas do lateral direito Rafael França, do zagueiro Bruno Santos e do atacante Pitel na equipe titular.
“Realizamos as alterações para deixar o time mais forte. Essa variação de atletas de um jogo para outro é natural e a ideia é sempre tirar o máximo do grupo”, explicou o comandante do Tricolor.
São Francisco
O atacante Adriano, com uma lesão no tornozelo, será o desfalque do São Francisco. O técnico Daniel Pereira vai promover a estreia do lateral esquerdo Gustavo, mas a definição dos titulares vai ocorrer somente na Arena.
Trio definido
Fábio Santos apita Independência e São Francisco. Verônica Severino e Douglas Santos serão os auxiliares.
Comentários
Cotidiano
Vasco e Adesg terão estreias em um duelo importante

Foto Sueli Rodrigues: Manga reestreia no Vasco com a missão de aumentar a criatividade
Vasco e Adesg fecham neste sábado, 24, a partir das 17 horas, na Arena da Floresta, a 2ª rodada da fase de classificação do Campeonato Estadual Sicredi de 2026. Os dois times terão mudanças e irão tentar a primeira vitória no torneio.
Vasco
Depois da derrota para o Rio Branco na estreia, o técnico Erick Rodrigues resolveu promover mudanças no Vasco. O volante Zueirinha e o meia Manga serão as novidades e a equipe da Fazendinha será ofensiva.
Adesg
O técnico Rodrigo Deião ganhou reforços na Adesg e resolveu mudar o time. Breno e Gabriel entram nas vagas de Daniel e Thalis e a ideia é tornar o Leão mais ofensivo para conquistar o primeiro triunfo.
No apito
O jogo Vasco e Adesg terá o comando de Marcos Santos. Rodrigo Sousa e Jackson da Silva serão os auxiliares.

Você precisa fazer login para comentar.