fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

“É provável que o coronavírus chegue ao Acre”, diz infectologista sobre vírus que se espalha facilmente

Publicado

em

Na conversa, o especialista explica o que é a doença, se o sentimento de pânico entre a população é necessário e, principalmente, o que todo mundo quer saber, se o coronavírus pode chegar ao Acre.

“O coronavírus também é frequente no reino animal. O que ocorreu dessa vez foi uma mutação no vírus e o vírus novo que circulava nos animais passou a circular entre nós seres humanos”.

Por Leônidas Badaró

O mundo tem uma nova preocupação na área de saúde que atende pelo nome de coronavírus. Já são mais de 80 mil casos em 50 países, sendo a maior parte ainda concentrada na China, onde surgiu a doença. Na mesma velocidade que sobe o número de casos, também crescem as notícias falsas sobre a doença. As ‘fake news’ são tamanhas que obrigaram o Ministério da Saúde a criar um selo de informação verdadeiro ou falso para orientar a população.

Como as pessoas ainda têm muitas dúvidas em relação à doença, a reportagem conversou como médico Thor Dantas, um dos mais respeitados infectologistas do Acre. Na conversa, o especialista explica o que é a doença, se o sentimento de pânico entre a população é necessário e, principalmente, o que todo mundo quer saber, se o coronavírus pode chegar ao Acre.

O que é o coronavírus?

Médico Thor Dantas – “Coronavírus é um grupo de vírus que ocorre com muita frequência nas infecções entres seres humanos, sendo responsável por 30% dos resfriados que ocorrem entre a gente. Só que o coronavírus também é frequente no reino animal. O que ocorreu dessa vez foi uma mutação no vírus e o vírus novo que circulava nos animais passou a circular entre nós seres humanos promovendo um quadro de infecção respiratória, que na maioria das vezes se apresenta como resfriado comum, mas que também pode se apresentar com quadro grave maior”.

Quais as formas de transmissão?

Médico Thor Dantas – “É por via respiratória, como toda gripe ou resfriado por meio da tosse, do espirro. Mas assim como todos os vírus respiratórios, também é transmitido pelas mãos. Temos o hábito de quando tossimos ou espirramos colocarmos a mão para proteger, ao fazer isso e tocar ou cumprimentar uma pessoa ou até tocar em uma mesa, por exemplo, já existe a possibilidade de outra pessoa se infectar”.

Os sintomas se assemelham a de uma gripe comum. O diagnóstico se torna mais difícil?

Médico Thor Dantas – “A única forma de distinguir o coronavírus de outras gripes ou resfriados comuns é fazendo o exame. Mas esse exame só é necessário se você tem a suspeita de ter tido contado com alguém que tenha o coronavírus. No quadro atual, onde o único caso registrado no Brasil é de alguém que veio da Itália, só se tem suspeita se alguém teve contato com esse paciente ou tenha voltado do exterior”.

Qual o nível de preocupação que a população deve ter em relação ao coronavírus?

Médico Thor Dantas – “Eu diria que o nível de preocupação que devemos ter é o mesmo que qualquer país do mundo está tendo. A gente não tem que ficar em pânico. Se fizemos uma comparação com a gripe, que tem uma vacina e que a gente recomenda que se vacinem, já que muitos idosos morrem todos os anos, é mais ou menos o que tá acontecendo com o coronavírus. Um grupo pequeno de pessoas, geralmente os idosos e quem tem doença crônica são os que têm o risco de um quadro mais grave. A maior parte das pessoas vai ter um quadro leve”.

É questão de tempo para que o coronavírus chegue ao Acre?

Médico Thor Dantas – “É muito provável que chegue, que esse vírus se dissemine por todos os países do mundo porque é muito fácil a transmissão de um vírus respiratório que encontra uma população suscetível. Pode ser que com a vigilância a gente impeça que se espalhe, pode ser que o nosso clima quente ajude, já que os vírus respiratórios se disseminam mais rápido em locais frios. Isso só o tempo vai dizer, mas se chegar, temos que está preparados e sem pânico para enfrentar a situação”.

Há algo que cada pessoa pode fazer para evitar a disseminação do vírus?

Médico Thor Dantas – “Existem medidas de âmbito individual e coletivo. Na questão individual, qualquer um que está com uma infecção respiratória precisa adotar o chamamos de etiqueta respiratória, que é evitar contato com outras pessoas, aglomerações, evitar beijos e abraços, é preciso evitar também tossir ou respirar sem o lenço e logo após, além de descartar esse lenço, lavar bem as mãos com água e sabão ou com álcool gel. Na parte coletiva, a saúde pública tem o papel que é identificar o primeiro caso e evitar que esse caso se torne em novos casos. Se identifica, se isola esse paciente para que ele não entre em contato com outras pessoas, pode ser até na sua própria casa, e isso já faz com que se evite passar o vírus para outras pessoas”.

O Acre está preparado para identificar e tratar possíveis casos de coronavírus?

Médico Thor Dantas – “Eu diria que ninguém tá 100% preparado para encarar uma doença que não existia antes. O que a gente está fazendo, que é o que todo estado está fazendo, é se preparando. Tenho visto o Acre se preparando com as áreas técnicas da Sesacre, fazendo capacitação, organizando as redes de assistência, os fluxos de atendimento, de coleta e diagnóstico. Se preparando é que se faz o dever de casa. Estamos todos nos preparando e vejo um grande empenho da secretaria nesse sentido”, finaliza.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Vem aí, a 1ª Corrida pela Saúde da Prefeitura de Rio Branco! Saiba como participar

Publicado

em

A população está convidada a participar junto com a Secretaria Municipal de Saúde nesse movimento pela saúde”, disse o secretário municipal de Saúde, Rennan Biths

Os participantes da corrida irão percorrer um trajeto sinalizado de 5 km, com início no Centro de Convenções da Ufac. Foto: cedida 

É hora de dar a largada! A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoverá no dia 12 de abril, na Universidade Federal do Acre, a 1ª Corrida pela Saúde. A data foi escolhida estrategicamente em alusão a duas importantes comemorações: Dia Mundial da Educação Física e Dia Mundial da Saúde.

O evento foi idealizado como uma iniciativa de incentivo à prática esportiva e de conscientização sobre a prevenção de doenças e a promoção da qualidade de vida.

A ação é voltada para toda a população, incluindo (acadêmicos, servidores públicos, atletas amadores e profissionais). Ao longo do percurso serão disponibilizados postos de hidratação e apoio do Corpo de Bombeiros que utilizará o mangueirão para refrescar os participantes.

O secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, destacou a importância do evento, “A 1ª Corrida pela Saúde é uma iniciativa que alia esporte e prevenção, incentivando hábitos saudáveis e reforçando a importância do cuidado com a saúde. Espero que esse evento inspire e conscientize as pessoas sobre a importância da saúde e do bem-estar. Que seja um grande sucesso e que todos aproveitem esse momento de integração e superação!”

A diretora de Vigilância em Saúde, Socorro Martins, convida toda a população para praticar atividades físicas. “Venham todos! Vamos começar com um alongamento, com o apoio da Academia da Saúde. Será um ótimo momento para iniciarmos a prática de atividades físicas e trazer isso para o nosso dia a dia. A população está convidada a participar junto com a Secretaria Municipal de Saúde nesse movimento pela saúde”, disse.

Como faço para participar da corrida?

As inscrições para o evento podem ser feitas por meio do QR code disponível no card de divulgação ou diretamente pelo link: https://forms.gle/F5oUBwcji1SMgVzZ6. Os participantes deverão retirar a camiseta, na sede da diretoria de Vigilância em Saúde, localizada na Rua Coronel José Galdino, 704, no bairro Bosque.

Itinerário da corrida

Os participantes da corrida irão percorrer um trajeto sinalizado de 5 km, com início no Centro de Convenções da Ufac. Durante o percurso, serão disponibilizados seis pontos de hidratação: Centro de Convenções, Quiosque Encontros, Horta da Ufac, Bloco de Medicina Veterinária, Quiosque do Coco, com o encerramento novamente no Centro de Convenções.

A 1ª Corrida pela Saúde. A data foi escolhida estrategicamente em alusão a duas importantes comemorações: Dia Mundial da Educação Física e Dia Mundial da Saúde. Foto: cedida 

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Assis Brasil discute adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar em reunião com governo do Acre

Publicado

em

Prefeitura recebeu equipe estadual para debater políticas públicas de alimentação; adesão ao SISAN pode trazer recursos federais e fortalecer programas locais

Foram discutidos benefícios da adesão ao SISAN, políticas públicas à alimentação adequada sustentável, e programas e recursos federais destinados à área. Foto: cedida 

A Prefeitura de Assis Brasil recebeu representantes do Departamento Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Acre para discutir a adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). O encontro contou com a presença da secretária municipal de Assistência Social, do vice-prefeito e de técnicos do governo estadual.

Durante o encontro, foram apresentados os benefícios da integração ao SISAN, como o acesso a recursos federais e o fortalecimento de políticas públicas voltadas à garantia do direito humano à alimentação adequada.

As autoridades destacaram a importância da articulação entre diferentes setores e da participação social na construção dessas políticas.

A equipe técnica também destacou a importância da intersetorialidade e da participação social na construção e execução dessas políticas. Foto: cedida 

Presentes no encontro:

Secretária Municipal de Assistência Social, Ana Cláudia da Silva, acompanhada da assessora Rejane Oliveira, e do Vice-Prefeito Reginaldo Martins.

Representando o Governo do Estado, estiveram no encontro, Nilciany de Oliveira Vilaço, Chefe do Departamento Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional; Daiane Alves, Nutricionista e Chefe da Divisão de Articulação do SISAN; e Lorraine Anastácia Britto Ribeiro, Chefe da Divisão de Articulação com a Câmara Intersetorial de SAN e o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.

A visita reforça o compromisso do governo com a gestão municipal, segurança alimentar e a parceria do estado para implementar ações que melhorem a qualidade de vida da população da tríplice fronteira.

A adesão ao sistema nacional pode representar um avanço significativo no combate à fome e na promoção da soberania alimentar no município fronteiriço.

A visita no município de Assis Brasil com a promoção da segurança alimentar e nutricional, e reforça a parceria com o Governo do Estado. Foto: cedida 

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Flamengo marca no final e bate o Vitoria no Barradão

Publicado

em

Arrascaeta abre o caminho da vitória rubro-negra – Gilvan de Souza/Flamengo

Em confronto rubro-negro, Arrascaeta e Bruno Henrique confirmam a primeira vitória da equipe carioca no campeonato

Placar

O Flamengo conseguiu sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro 2025neste domingo, 6, fora de casa. Em confronto rubro-negro, a equipe carioca fez 2 a 1 diante do Vitória no Barradão. Os foram anotador por Arrascaeta e Bruno Henrique, na reta final, após Wellington Rato ter arrancado o empate parcial.

Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias. Acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.

O roteiro foi semelhante aos últimos jogos do Flamengo, em que, mesmo fora de casa, a equipe controlou as ações e teve maior volume de jogo, mas teve dificuldades para transformar o domínio em gols.

A equipe carioca ameaçou o Vitória ao menos em três oportunidades no primeiro tempo e ainda parou no travessão em finalização de Juninho.

O cenário só foi mudar mesmo na etapa final. Aos 17 minutos, Arrascaeta roubou a bola, deixou a marcação para trás e marcou um golaço.

O Vitória foi buscar o empate aos 32 minutos, com Wellington Rato batendo para o gol e contando com o desvio em Gerson. Exatamente 10 minutos depois, Bruno Henrique apareceu para decidir a favor do time carioca: 2 a 1 Flamengo no Barradão.

Comentários

Continue lendo