Conecte-se conosco

Extra

Durante ronda: Polícia Militar apreende armas, munições e detém mulher em Brasiléia

Publicado

em

Uma ronda de rotina realizada por uma guarnição do Grupo de Intervenções Rápida e Ostensiva – Giro, que passava pelo Bairro Leonardo Barbosa, localizado na zona periférica de Brasiléia, percebeu que dois indivíduos teriam visto os policiais e em seguida, saíram correndo para dentro do mato.

Ao se aproximarem da casa onde os suspeitos estavam, perceberam que seria de uma mulher que já conhecida da Justiça do Acre, que passou a ser indagada do porquê da fuga desesperada dos dois indivíduos ao avistarem a guarnição.

Tentando se desvencilhar dos policiais com atitudes suspeitas, foi perguntado se poderiam averiguar dentro da casa, sendo permitido e em uma breve busca, perceberam que havia uma mochila debaixo da cama que chamou atenção.

Ao perguntarem o que havia dentro e que pesava, resolveram abrir e constaram o motivo da conversa desconexa da mulher. Havia três pistolas automáticas e aproximadamente 50 munições calibre 9 milímetros.

##

Todas as armas estavam com a numeração raspada, meio utilizado para evitar descobrir sua origem e proprietários, sendo que uma delas é origem chinesa. Também serão levados para a perícia, as munições para descobrir onde foram fabricadas.

A mulher, as armas e munições, foram levados para a delegacia, onde foi realizado o flagrante pelo porte de arma restrita. As investigações estão em andamento e se acredita que seriam entregues a membro de grupos criminosos para possíveis confrontos e roubos pela fronteira.

Nesta operação, em menos de 48 horas, foram cinco armas ilegais retiradas das ruas pela Polícia Militar do Acre na fronteira.

VEJA VÍDEO REPORTAGEM ABAIXO:

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Extra

COMUNICADO IMPORTANTE – TRANS ACREANA

Publicado

em

COMUNICADO – ALTERAÇÃO DE HORÁRIOS

A Trans Acreana informa que, devido aos recentes aumentos no preço do combustível, impactados também por fatores e oscilações do cenário internacional, serão realizados ajustes operacionais em algumas linhas.

A partir do dia 18 de março, passam a vigorar os seguintes horários:

Rio Branco x Bujari

06:00 • 07:00 • 09:30 • 11:30 • 13:50 • 17:30 • 19:30

Bujari x Rio Branco

06:00 • 07:00 • 08:00 • 10:40 • 12:50 • 15:40 • 18:30

——————————————

Rio Branco x Senador Guiomard

06:00 • 07:00 • 09:30 • 12:00 • 14:10 • 17:30 • 19:30

Senador Guiomard x Rio Branco

06:00 • 07:00 • 08:30 • 11:00 • 13:10 • 16:00 • 18:30

——————————————

Rio Branco x Porto Acre

08:00 • 18:30

Porto Acre x Rio Branco

06:00 • 17:00

——————————————

Cruzeiro do Sul x Mâncio Lima

08:00 • 11:30 • 14:30 • 17:00

Mâncio Lima x Cruzeiro do Sul

05:30 • 09:00 • 13:30 • 16:00

As alterações visam manter a continuidade dos serviços e o atendimento aos passageiros.

Comentários

Continue lendo

Extra

MPAC apura irregularidades no Fundo da Criança e do Adolescente em Epitaciolândia

Publicado

em

Procedimento acompanha falhas na gestão e busca garantir regularização e aplicação correta de recursos destinados à infância

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) instaurou procedimento administrativo para acompanhar e fiscalizar a regularização do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Epitaciolândia.

A medida foi formalizada por meio da Portaria nº 0005/2026/PJC/EPITAC, assinada pelo promotor de Justiça Rafael Maciel da Silva, no âmbito do SAJ/MP nº 09.2026.00000214-1.

Irregularidades na gestão do fundo

De acordo com a portaria, o procedimento foi instaurado após a constatação de irregularidades na gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, além de prejuízos decorrentes da ausência de regulamentação adequada.

Segundo o MPAC, a situação compromete a captação e a destinação de recursos para o financiamento de projetos e programas voltados à promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes no município.

O documento também considera informações constantes na Notícia de Fato nº 01.2025.00003996-8.

Medidas adotadas

Com a instauração do procedimento, o Ministério Público determinou:

  • a autuação e registro no Sistema de Automação da Justiça (SAJ/MP);

  • a publicação da portaria no Diário Eletrônico do MPAC;

  • a fixação do prazo de um ano para vigência ordinária do procedimento, com possibilidade de prorrogação fundamentada;

  • o cumprimento de despacho anterior relacionado ao caso.

O procedimento tem como objetivo acompanhar, de forma continuada, as políticas públicas e medidas necessárias para regularizar o Fundo Municipal, garantindo a efetiva aplicação de recursos destinados à infância e adolescência.

Comentários

Continue lendo

Extra

Governo do Acre confirma caso de Mpox na região de fronteira com a Bolívia

Publicado

em

Paciente esteve em observação no hospital regional do Alto Acre, em Brasiléia.

Paciente suspeito já era alvo de especulações; autoridades de saúde iniciam monitoramento e rastreamento de contatos

O Governo do Acre confirmou, na manhã desta terça-feira (17), um caso de Mpox na região de fronteira com a Bolívia. A informação foi divulgada por meio de comunicado oficial da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), após dias de especulações nas cidades acreanas e em Cobija, no lado boliviano.

Inicialmente, havia informações desencontradas sobre o paciente, incluindo a possibilidade de se tratar de um acadêmico de medicina. Também circulavam rumores de que o caso estaria sendo acompanhado fora do Brasil, o que gerou incertezas entre moradores da região.

A Mpox é uma doença viral, anteriormente conhecida como varíola dos macacos, transmitida principalmente por meio do contato direto com lesões na pele, fluidos corporais ou materiais contaminados de pessoas infectadas.

Entre os principais sintomas estão erupções cutâneas, febre, ínguas, dores no corpo e sensação de fraqueza. O quadro clínico costuma durar entre duas e quatro semanas, e o tratamento é voltado para o alívio dos sintomas.

Após a confirmação, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) nacional e o CIEVS de Fronteira foram acionados para dar início aos protocolos de monitoramento. Autoridades sanitárias de São Paulo e de Cobija também foram comunicadas para auxiliar no rastreamento de possíveis contatos.

A Sesacre informou que equipes da Vigilância Epidemiológica, do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e de outros órgãos foram mobilizadas para acompanhar o caso e aplicar as medidas previstas pelo Ministério da Saúde, incluindo o monitoramento e orientação de pessoas que tiveram contato com o paciente.

Segundo dados atualizados, o Brasil segue monitorando casos da doença em 2026, com maior concentração no estado de São Paulo, sem registro de óbitos até o momento.


Nota pública sobre caso de mpox registrado em Brasileia

Comentários

Continue lendo