Geral
Sem apoio, acreano improvisa treinos a céu aberto para disputar torneio internacional de boxe
Leandro Cavalcante, 24 anos, treina em terrenos baldios e espaços públicos para se preparar para evento, neste sábado (19), na Bolívia. Pugilista fala sobre expectativa e cita dificuldades
![](https://oaltoacre.com/wp-content/uploads/2021/06/f11a3826-0fd6-4c79-b6dd-c953362fb5ff-660x582.jpeg)
Leandro Cavalcante (D) usa espaços públicos em Rio Branco (AC) para treinar boxe – Foto: Arquivo pessoal/Leandro Cavalcante
Por Kelton Pinho
O pugilista Leandro Cavalcante precisou superar as dificuldades para conseguir confirmar participação em torneio internacional de boxe, que será disputado no próximo sábado (19), em Cobija, na Bolívia. Sem apoio de patrocinadores, o acreano usa espaços a céu aberto em Rio Branco (AC), para se preparar antes de entrar no ringue.
![](https://oaltoacre.com/wp-content/uploads/2021/06/33dee80f-7d3a-4bca-84ed-07a97be55e44-660x663.jpeg)
Terrenos baldios em Rio Branco são usados pelo pugilista para treinar – Foto: Arquivo pessoal/Leandro Cavalcante
Desempregado aos 24 anos, Leandro é um daqueles que veem no esporte uma oportunidade de mudar de vida, mas enfrenta dificuldades. O treinador Cleicimar de Araújo é o único apoio do pugilista. É ele quem planeja a rotina treinos e disponibiliza materiais básicos como luvas e aparador de socos, por exemplo.
– Nós estamos sem academia. A gente treinava na academia do professor (treinador), mas por causa das dificuldades da pandemia teve que fechar. Nós estamos treinando ao ar livre mesmo, onde tiver um espaço nós estamos treinando, não tem canto específico – revela.
– É no quintal de casa, no quintal da casa dele. Tem um limpão (terreno baldio) perto de casa, um espaço bem grande, aí a gente treina. Pracinha, campo, quadra, onde tiver espaço a gente tá treinando – completa o pugilista.
Leandro Cavalcante pratica Artes Marciais Mistas (MMA) há mais de seis anos e tem experiência lutando jiu-jítsu e kung-fu. No boxe, ele tem 50% de aproveitamento em competições oficiais, sendo uma vitória e uma derrota.
Para este torneio na Bolívia, o pugilista foi convidado no início de maio e teve menos de 40 dias de preparação. Leandro vai lutar contra o boliviano José Luiz, na categoria peso leve até 65kg.
Apesar de ter intensificado os treinamentos nos últimos dias, o tempo de preparação não foi o ideal. Mesmo assim, ele espera conseguir um bom resultado.
– Minha expectativa é ir, dar o melhor de mim e conseguir a vitória, que é o mais importante – destaca.
![](https://oaltoacre.com/wp-content/uploads/2021/06/23ed92e1-510a-46d6-b78d-37f116a53771-660x525.jpeg)
Leandro Cavalcante (D) ao lado do treinador Cleicimar de Araújo (E) – Foto: Arquivo pessoal/Leandro Cavalcante
Diante das dificuldades enfrentas, o pugilista conta que precisa de apoio para uma suplementação ideal, academia, além de recursos para compra de materiais próprios para treinamentos .
– Tudo isso seria bom para o treino, para meu desenvolvimento – afirma.
Apesar de tudo, Leandro confirmou ao ge a ida dele e do treinador ao evento em Cobija. Os dois viajam de carro na madrugada de sábado. O torneio será disputado a partir das 19h, no Coliseu Alfredo Huari, na cidade boliviana.
Comentários
Geral
ApexBrasil e Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar levarão 24 empresas brasileiras para Alemanha
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio da Embaixada em Berlim, levará 24 empresas brasileiras para a, a maior feira de produtos orgânicos da Europa, que acontecerá entre os dias 11 e 14 de fevereiro, em Nuremberg, na Alemanha. Essa será a 8ª vez consecutiva que a ApexBrasil promove a participação brasileira no evento. Um dos objetivos é estabelecer e incrementar as exportações brasileiras de orgânicos para a Alemanha e o restante da Europa, além de fortalecer a imagem do Brasil como um dos líderes no setor.
Conhecido por sua rica biodiversidade e práticas agrícolas sustentáveis, o Brasil tem fortalecido sua posição como um dos principais exportadores mundiais de produtos orgânicos. Os compradores internacionais podem se conectar de forma rápida e fácil com empresas participantes do evento por meio da Buy Brazil, uma plataforma digital da ApexBrasil que ajuda clientes de todo o mundo a encontrar produtos brasileiros de qualidade e fornecedores confiáveis. Eles oferecem alguns dos principais produtos orgânicos do Brasil, incluindo mel, frutas, açaí, açúcar, chá de erva-mate, castanha de caju, vinho entre outros.
As empresas selecionadas para estar na Biofach apresentaram certificação de orgânico reconhecida pelos organizadores da feira e a presença de mulheres em postos de liderança foi um dos diferenciais levados em consideração para a seleção. A feira é uma oportunidade para empresas brasileiras se conectarem diretamente com compradores, distribuidores e formadores de opinião em um dos mercados mais exigentes quanto aos aspectos de sustentabilidade e o segundo maior consumidor do segmento de orgânicos, atrás apenas dos Estados Unidos.
Para o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, a Biofach é uma das grandes oportunidades que o país tem para promover a sociobiodiversidade no exterior. Segundo Viana, o aumento da demanda por produtos orgânicos é uma realidade e o Brasil se posiciona com grande potencial de expansão de negócios no setor. “A participação na Biofach busca incrementar o potencial exportador do segmento, que fortalece a bioeconomia nacional e impulsiona iniciativas sustentáveis”, afirmou. Entre as 24 empresas brasileiras participantes, 18 foram selecionadas pela ApexBrasil e 6 pelo MDA. Eles representam setores como chás, especiarias, castanhas, frutas, derivados de mel, sucos, açúcar, álcool, açaí, café e bebidas alcóolicas entre outros.
Histórico
Desde 2016, a ApexBrasil participa da Biofach em parceria com empresas brasileiras, ministérios e Setor de Promoção Comercial e Investimentos (SECOM) do MRE. Na última edição, em 2024, a feira registrou mais 2,5 mil expositores de 94 países. A participação brasileira contou com 21 empresas que geraram quase US$ 17 milhões em negócios.
Comentários
Geral
Vídeo; Homem é filmado roubando moto durante a madrugada em bairro de Cobija, na Bolívia
Câmeras de segurança capturaram o momento em que suspeito forçou o guidom e fez ligação direta para levar o veículo. Autoridades pedem ajuda da população para identificá-lo.
Um homem foi filmado praticando o roubo de uma moto na madrugada desta terça-feira (06/02) no bairro Santa Clara, em Cobija, capital do estado de Pando, na Bolívia. As imagens, capturadas por câmeras de segurança, mostram o momento em que o indivíduo forçou o guidom do veículo e fez uma ligação direta para levar a moto. O crime ocorreu por volta das 04h30.
A proprietária do veículo está pedindo a colaboração da população para ajudar a identificar o suspeito. As autoridades policiais locais estão analisando as gravações e buscando mais detalhes para localizar e prender o responsável pelo roubo.
O caso reforça a importância de sistemas de segurança e da vigilância comunitária no combate à criminalidade. Qualquer informação que possa auxiliar na investigação deve ser repassada às autoridades competentes.
Comentários
Geral
Prefeito Carlinhos do Pelado e DNIT discutem melhorias na infraestrutura de Brasiléia
Reunião tratou de correções na BR-317, instalação de quebra-molas e escoamento de bueiros. Obras já avançam em vias como a Avenida Rui Lino e Marinho Monte.
Nesta quinta-feira (6), o prefeito de Brasiléia, Carlinhos do Pelado, acompanhou uma equipe do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para discutir melhorias na infraestrutura do perímetro urbano e rural do município. O foco da reunião foi a BR-317, no sentido de Assis Brasil, onde foram identificados pontos críticos que necessitam de intervenções.
Entre as principais demandas estão correções nos acostamentos, instalação de dois quebra-molas próximo ao hospital e outros dois em frente ao clube da Polícia Militar, além da melhoria no escoamento de um bueiro localizado ao lado da borracharia 24 horas. Essas ações visam aumentar a segurança viária e facilitar o tráfego na região.
O DNIT já vem realizando obras de recuperação na BR-317, com a conclusão dos trabalhos na Avenida Rui Lino e a continuidade dos serviços na Avenida Marinho Monte. O prefeito Carlinhos do Pelado destacou a importância das parcerias com órgãos federais para o desenvolvimento do município.
“Temos reforçado e agradecido sempre as parcerias que beneficiam o povo brasileense. Essas melhorias são fundamentais para garantir mais segurança e qualidade de vida para nossa população”, afirmou o prefeito.
As intervenções discutidas na reunião devem contribuir para a melhoria da mobilidade urbana e a redução de acidentes, além de promover o desenvolvimento econômico e social de Brasiléia. A expectativa é que as obras avancem rapidamente, beneficiando moradores e visitantes da região.
Você precisa fazer login para comentar.