Conecte-se conosco

Geral

Do PCC ao CV: como facções elegem políticos e contaminam o governo

Publicado

em

Mirelle Pinheiro

Nos últimos anos, diversas operações policiais têm revelado a perigosa ligação entre políticos e facções

A infiltração do crime organizado na política brasileira é uma realidade cada vez mais presente e preocupante. Facções criminosas, como o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV), têm buscado eleger prefeitos, vereadores e deputados para garantir seus interesses, lavar dinheiro do tráfico e obter informações privilegiadas.

Nos últimos anos, diversas operações policiais têm revelado a perigosa ligação entre políticos e facções, levando à prisão de agentes públicos em vários estados do país.

A estratégia das facções criminosas é controlar o poder local para facilitar suas atividades ilícitas. Ao eleger prefeitos e vereadores, as facções conseguem acesso a contratos públicos, que são utilizados para lavar dinheiro do tráfico de drogas e de outros crimes.

Além disso, os políticos cooptados pelo crime organizado fornecem informações privilegiadas sobre operações policiais e atuam como braço político das facções, defendendo seus interesses nas câmaras municipais e assembleias legislativas.

Um levantamento do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) revelou que, nas eleições de 2024, 12 pessoas com ligações com o crime organizado foram eleitas no estado, sendo 10 vereadores e dois prefeitos. No Ceará, a situação é ainda mais alarmante. Segundo o Ministério Público, o PCC e o CV controlam cerca de 80 prefeituras no estado.

Conexão criminosa

Nos últimos anos, diversas operações da Polícia Federal e dos Ministérios Públicos estaduais têm desarticulado esquemas de corrupção envolvendo políticos e facções criminosas. Na última semana, a Operação Zargun, da PF, prendeu o deputado estadual do Rio de Janeiro TH Jóias, suspeito de intermediar a compra e venda de armas para o Comando Vermelho.

Em abril de 2024, uma operação do Ministério Público de São Paulo prendeu quatro vereadores de cidades da Grande São Paulo e da Baixada Santista, suspeitos de envolvimento em um esquema de fraudes em licitações com o PCC. A investigação revelou que os vereadores direcionavam contratos de prestação de serviços para empresas ligadas à facção.

Cubatão

Um dos casos mais emblemáticos da infiltração do crime organizado na política é o do vice-prefeito de Cubatão, Márcio José de Oliveira, preso em 2021 na Operação Soldi Sporchi (dinheiro sujo, em italiano).

A investigação revelou que o vice-prefeito era o principal elo do PCC na cidade e que ele utilizava seu cargo para beneficiar a facção em contratos públicos.

Segundo o Ministério Público, a quadrilha movimentou cerca de R$ 200 milhões em contratos com a prefeitura de Cubatão e com outras prefeituras da Baixada Santista. O dinheiro, proveniente do tráfico de drogas, era lavado por meio de empresas de fachada que prestavam serviços para as prefeituras.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Polícia Federal deflagra operação contra comércio ilegal de armas no Acre

Publicado

em

A Polícia Federal realizou na quinta-feira, 29, a operação Ghost Serial, com o objetivo de investigar e coibir a comercialização irregular de armas de fogo na cidade de Cruzeiro do Sul.

Segundo a PF, a ação é resultado de apurações que indicaram negociações clandestinas de armamento e estratégias para ocultar a origem das armas, incluindo registros fraudulentos e adulteração de sinais identificadores.

Durante a diligência, foram apreendidas armas, munições, instrumentos para adulteração de numeração, dispositivos eletrônicos e mídias digitais, além de registros de comunicação que possam ajudar na identificação de outros envolvidos e na interrupção da atividade ilegal.

A operação faz parte das ações contínuas da Polícia Federal no Acre para combater crimes relacionados a armas de fogo e garantir a segurança pública na região.

 

Comentários

Continue lendo

Geral

Homem é preso em flagrante por dirigir sob efeito de álcool e droga em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Condutor trafegava na contramão e foi flagrado com cocaína durante abordagem da Polícia Militar

Um homem de 26 anos, identificado como Moacir, foi preso em flagrante pela Polícia Militar na noite desta quinta-feira (29), em Cruzeiro do Sul, pelos crimes de dirigir sob influência de substância psicoativa, transitar na contramão em via de sentido único e portar entorpecente.

A prisão ocorreu durante patrulhamento da Polícia Militar na região do cais do município. Os policiais se depararam com dois homens trafegando em uma motocicleta pela contramão, momento em que foi dada ordem de parada ao condutor.

Durante a abordagem, Moacir informou que retornava para um bar localizado no ponto conhecido como “Palha de Arroz”. Os militares constataram que ele apresentava forte odor etílico, olhos avermelhados e fala arrastada. Na revista pessoal, a guarnição encontrou uma trouxinha de cocaína em posse do suspeito.

Segundo a PM, o homem admitiu ter ingerido duas garrafas de cerveja do tipo “litrão” e relatou que havia comprado duas porções de cocaína, tendo feito uso de uma delas pouco antes da abordagem policial. Moacir também se recusou a realizar o teste do etilômetro.

Diante dos fatos, ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Cruzeiro do Sul, onde ficou à disposição da Justiça.

Comentários

Continue lendo

Geral

Rio Acre continua acima da cota de transbordamento em Rio Branco

Publicado

em

Foto: Jardy Lopes/ac24horas

O Rio Acre permanece acima da cota de transbordamento em Rio Branco nesta sexta-feira (30).

De acordo com o boletim da Defesa Civil Municipal, às 05h17, o nível do rio estava em 14,39 metros, superando a cota de transbordo, que é de 14 metros, e mantendo a situação de alerta para áreas ribeirinhas da capital.

Nas últimas 24 horas, a região registrou 1,00 mm de chuva, informou Cláudio Falcão, coordenador municipal de Defesa Civil.

 

Comentários

Continue lendo