Conecte-se conosco

Cotidiano

“Dizer que voto auditável gerará compra de voto não acrescenta nada”, diz Alessandra Marques

“Porque no Brasil sempre houve compra de voto e curral eleitoral com ou sem urna eletrônica”, continuou a promotora

Publicado

em

POR EVERTON DAMASCENO

Repercutindo seu posicionamento a respeito do voto auditável, a promotora Alessandra Marques usou novamente suas redes sociais nesta segunda-feira (2) para explicar que o assunto não pode ser foco de uma “briga entre os dois extremos” no Brasil.

“Neste país onde tudo é partidarizado e judicializado, ainda há vida fora dos extremos sim. Para evitar novos problemas, vou deixar claro que não faço parte da polarização entre voto auditável e voto não auditável que está na crista da onda no país”, escreveu.

“Dos mais de 40 países que usam o voto eletrônico, somente Brasil, Butão e Blangadesh não adotam o voto auditável. Ademais, a maioria já utiliza urnas de segunda geração”, continuou.

Marques, que já respondeu pela Promotoria Eleitoral no ano de 2018, quando aconteceu o último pleito para os cargos de deputado estadual e federal, governador, senador e presidente da República, destacou que “dizer que o voto auditável gerará compra de voto não acrescenta nada”.

“Porque no Brasil sempre houve compra de voto e curral eleitoral com ou sem urna eletrônica, sendo que no tempo do voto escrito ele era facilmente adulterado até por quem trabalhava na eleição”, argumentou.

Alessandra finalizou a publicação dizendo que o eleitor tem direito ao comprovante de votação e o sistema tem que ser e parecer confiável.

“Vamos para o futuro, gente, não só o eleitor tem direito ao comprovante de votação como o sistema tem que ser e parecer confiável. Retirem esse debate da briga entre os extremos que se digladiam, porque isso não leva o país ao desenvolvimento”, concluiu.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Educação do Acre realiza oficina para agentes territoriais do novo Pronacampo

Publicado

em

Os agentes, segundo a professora, irão ajudar a realizar as ações e na supervisão a dinâmica de execução em todo o estado

Ao todo, 16 agentes terrirtoriais participaram da oficina. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) realiza até a próxima sexta-feira, 13, no prédio da secretaria, oficina para agentes territoriais no âmbito do novo programa do governo federal, o Pronacampo. Além da oficina, também está sendo realizada a primeira Jornada Pedagógica da Educação do Campo, no auditório da Biblioteca Pública.

A chefe do Departamento de Educação do Campo da SEE, professora Maria Clara Geraldo Siqueira, explica que a Jornada Pedagógica está sendo ofertada para representantes dos núcleos. “Convidamos os assessores que acompanham as escolas do campo e eles vieram participar dessa formação e quando retornar eles serão agentes multiplicadores”, afirma.

“Paralelo a isso, está acontecendo a oficina para agentes territoriais do novo Pronacampo, que é uma política adotada pelo MEC e que vai trazer ações para ampliar e qualificar a oferta da educação do campo. Essa oficina está sendo oferecida para 16 agentes territoriais”, explicou.

Os agentes, segundo a professora, irão ajudar a realizar as ações e na supervisão a dinâmica de execução em todo o estado. “Eles estão participando de oficinas de direitos humanos, de educação especial, de educação ambiental e, agora, de letramento digital”, disse.

Professora Maria Clara Siqueira: “ampliar e qualificar oferta da educação do campo”. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Maria Clara faz questão de destacar que os agentes não são professores, são pessoas da comunidade e que estão engajados nos movimentos sociais. “Eles passaram por uma seleção, por entrevista e foram selecionados para atuar como agentes do Pronacampo”, frisou.

“Então, eles irão atuar nas ações que o Pronacampo disponibilizar para a educação do campo e a gente vai ter um centro de referência e vamos ter os recursos para essas ações e os agentes estarão ao longo de todo o território, então eles farão uma espécie de articulação”, destacou.

Entre os agentes territoriais que participam da oficina está Rodrigo de Paiva Soares, que atuará nos municípios de Rio Branco e Bujari. Para ele, a oficina tem sido uma experiência enriquecedora para a aprendizagem e para a compreensão de como operacionalizar a política pública da educação do campo.

“É preciso ter um projeto para a escola que foque em melhorar estruturas, ensino e qualidade de vida para a comunidade e, nesse sentido, seremos um elo entre município, Estado, sociedade civil organizada e comunidade, fazendo uma interlocuação para fomentar as políticas voltadas para os territórios”, disse.

Rodrigo Soares: “elo entre municípios, governo e comunidade”. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria do Humaitá regulariza os atacantes Davi e Marcos Rudwere

Publicado

em

Foto Glauber Lima: Elenco do Humaitá trabalha forte para semifinal do Estadual

 

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

ABMAC divulga calendário e confirma 1ª etapa do Circuito 3×3

Publicado

em

Foto FEAB: Circuito 3×3 terá três etapas no interior do Estado

A Associação de Basquete Master do Acre(ABMAC) divulgou o calendário de atividades da temporada de 2026 e o primeiro evento do ano será a 1ª etapa do Circuito 3×3 no dia 28 deste mês.

“Pensamos um calendário extenso e agora chegou o momento de realizar. Vamos realizar o Circuito 3×3 com cinco etapa, inclusive, com disputas no interior”, declarou o presidente da ABMAC, Alberdan Lopes(Dão).

Norte/Nordeste e Brasileiro

A Seleção Acreana estará na disputa da Copa Norte/Nordeste, programada entre os dias 3 e 7 de junho em Macapá, no Amapá, e no Campeonato Brasileiro, entre 30 de outubro a 7 de novembro em Goiânia, Goiás.

“Teremos dois grandes desafios. Vamos montar a equipe para realizar boas campanhas nos dois torneios”, afirmou Alberdan Lopes.

Comentários

Continue lendo