Acre
Disputa pela presidência do MDB no Acre gera tensão e governo nega envolvimento
Eleição entre Vagner Sales e deputado Tanízio Sá na sexta-feira (29) mobiliza bastidores; vice-governadora Mailza Assis e secretário Luiz Calixto afirmam neutralidade

A corrida pela liderança da sigla coloca frente a frente o atual presidente Vagner Sales e o deputado estadual Tanízio Sá. Foto: captada
A eleição para a presidência regional do MDB, marcada para sexta-feira (29), acirrou os ânimos nos bastidores políticos acreanos e colocou em confronto o atual presidente Vagner Sales e o deputado estadual Tanízio Sá. Rumores sobre suposto envolvimento do governo estadual como “cabo eleitoral” de Tanízio foram veementemente negados pela vice-governadora Mailza Assis (PP) e pelo secretário de Governo, Luiz Calixto.
Em áudio enviado ao Blog do Crica, Mailza Assis deixou clara sua neutralidade: “Não participarei da disputa interna do MDB, não me envolverei de forma alguma e só voltarei a conversar com o partido depois da nova executiva formada”. Calixto reforçou: “A questão do MDB é resolvida pelo MDB. O governo não se mete em eleição do partido”.
Apesar da tensão, ambos os candidatos buscam demonstrar civilidade. Vagner Sales afirmou que “as divergências sempre foram resolvidas pelo voto”, enquanto Tanízio Sá defendeu a alternância de poder como processo natural. Marcus Alexandre, presidente do diretório municipal e vice na chapa de Sales, confirmou ter sido abordado por Tanízio, mas manteve lealdade ao atual presidente, projetando unificação do partido após o pleito.

Apesar da tensão nos bastidores, tanto Vagner Sales quanto Tanízio Sá buscam demonstrar que a eleição será marcada pelo respeito às regras democráticas internas. Foto: captada
Comentários
Acre
Deracre executa limpeza de acesso à área da ZPE em Senador Guiomard

Foto: Ascom/Deracre
O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), executa nesta segunda-feira, 21, serviços de limpeza e organização do acesso à Zona de Processamento de Exportação (ZPE), localizada no município de Senador Guiomard. A presidente do Deracre, Sula Ximenes, destacou que a ação atende à orientação do governador Gladson Camelí de cuidar da infraestrutura estratégica do estado.
“Estamos executando a limpeza e a organização do acesso à ZPE para garantir um ambiente adequado, seguro e funcional. Esse cuidado com a infraestrutura é fundamental para apoiar o desenvolvimento econômico e criar condições para atrair novos investimentos”, afirmou.
As frentes de trabalho concentram-se na limpeza da área de acesso, retirada de resíduos, desobstrução de trechos e adequação do entorno, garantindo melhores condições de circulação e melhor apresentação do espaço. A intervenção contribui para a organização visual e funcional da ZPE, que conta com 117 terrenos disponíveis para a instalação de empresas.
O trabalho do Deracre integra o processo de reestruturação física, regulatória e operacional do complexo, iniciado após a atualização da legislação federal das Zonas de Processamento de Exportação, em 2023. Nesta etapa, o governo do Estado atua de forma integrada, com a participação de secretarias, autarquias e da Prefeitura de Senador Guiomard, em ações voltadas à infraestrutura, organização do espaço e articulação logística.
Com os serviços executados, o acesso à ZPE passa a oferecer melhores condições para a circulação de veículos, a realização de visitas técnicas e futuras operações, reforçando o compromisso do governo do Acre com o fortalecimento da industrialização e da capacidade exportadora do estado.
Comentários
Acre
Rio Acre inicia vazante em Rio Branco, mas segue acima da cota de transbordamento
Mesmo em descida, nível do rio permanece 1,31 metro acima do limite crítico, segundo a Defesa Civil

Foto: Jardy Lopes
O Rio Acre começou a apresentar vazante em Rio Branco na manhã desta terça-feira (3). De acordo com boletim divulgado pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, o nível do manancial foi registrado em 15,31 metros às 5h16, já com indicação de descida.
Apesar da redução, o rio segue acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros, permanecendo 1 metro e 31 centímetros acima do limite considerado crítico. A cota de alerta no município é de 13,50 metros.
Ainda segundo a Defesa Civil, não houve registro de chuva nas últimas 24 horas, com acumulado de 0,00 milímetro no período, fator que contribuiu para a tendência de vazante observada.
O comportamento de descida do rio já havia sido identificado na noite desta segunda-feira (2). Às 18h, o nível estava em 15,43 metros e, às 21h, marcou 15,42 metros, confirmando o início da vazante.
As informações foram repassadas pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, que segue monitorando o nível do Rio Acre.


Você precisa fazer login para comentar.