Conecte-se conosco

Extra

Dimas Gurgel – Política, economia e atualidade

Publicado

em

“Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo”.


DIMAS-COLUNADo luxo de Mônaco para Bangu!

Acostumado a refeições de luxo, o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral teve para o café da manhã desta sexta-feira pão com manteiga e café com leite, o mesmo cardápio dos outros detentos. Cabral foi detido ontem na 37ª fase da Operação Lava Jato e está no complexo penitenciário de Gericinó, em Bangu, Zona Oeste do Rio.

Do bacalhau do Antiquarius, para a quentinha

A última refeição também foi bem diferente do que Cabral poderia imaginar: a quentinha servida foi composta por arroz, feijão, macarrão e um punhado de carne moída, que poder trocada por frango ou peixe – mas ainda assim não será como o prato que Cabral costumava pedir, o bacalhau do Antiquarius, um dos mais requintados restaurantes da cidade e vizinho do prédio em que vivia, no Leblon, que Cabral costumava pedir. Legumes, salada, sobremesa e refresco também estão no menu.

Não isento e nem acuso

Acredito que estar sendo feito um trabalho sério na politica nacional, o papel da população é de colocar e tirar do poder através de eleições diretas, logo, cabe ao judiciário, inocentar ou condenar.

Início difícil para Fernanda e Carlinhos

Pelo momento político e economico que se encontra Brasileia, tudo indica que a prefeita eleita Fernanda Hassem (PT) terá um inicio tanto dificil, vai precisar de uma equipe técnica de ótima qualidade e, sobretudo com respaldo com a população.

Pressão

A expectativa é muito grande, logo o mandato de Fernanda já inicia na pressão por respostas positivas que podem ou não acontecer, o tempo dirá.

Um é pouco, Dois é bom, Três é demais

Em 2012 e 2015 o Acre e sobretudo a cidade de Brasileia, enfrentaram as piores enchentes de sua história. Até aqui, pouco ou quase nada foi feito para amenizar o sofrimento da humilde população.

Pode ou não acontecer

Não somos Deus para afirmar, ou não, se haverá uma eventual enchente em 2017. Mas, os próximos gestores podem sim, fazer um planejamento e prevenções, para na prática, se ocorrer, diminuir o sofrimento da população.

Menos fotos, mais atitudes

É comum em época de enchentes, parlamentares de outras localidades se “preocuparem”, isso é bom. Mas, melhor seria menos fotos e mais atitudes, né mesmo deputados?

Não basta decreto

Nas duas situações foram decretados estado de Calamidade pública, mas, em ações e na prática pouco foi feito em prol da população.

Entenda o que significa o ‘Decreto de calamidade’

O estado de calamidade pública é decretado por governantes em situações reconhecidamente anormais, em decorrência de desastres (naturais ou provocados) e que causam danos graves à comunidade, inclusive ameaçando a vida dessa população.

O que pode ser feito em um estado de calamidade pública ?

Nossa carta Magna permite que em casos de calamidade pública o governante tome os chamados empréstimos compulsórios. O governante pode passar a parcelar as dívidas, atrasar a execução de gastos obrigatórios e antecipar o recebimento de receitas. O estado ou município afetado também fica dispensado de realizar licitação em obras e serviços enquanto durar a calamidade. Além disso, a população pode sacar parte do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

A nova politica

Com os últimos acontecimentos políticos, fica claro a necessidade do surgimento de uma nova forma de fazer politica e o surgimento de novos lideres.

Tá com moral

O parlamentar federal Major Rocha (PSDB), foi eleito o melhor congressista do Acre em Brasília, pelo site Ranking Políticos, alcançando 365 pontos dentro do estudo definido pela organização, que envolveu todo Congresso Nacional (senadores e deputados federais). Os quesitos analisados são presença nas sessões, privilégios, processos judiciais e qualidade legislativa

“10 Medidas de Combate à Corrupção”

Deputados de vários partidos deixaram de registrar presença e levaram ao cancelamento da reunião da comissão das “10 Medidas de Combate à Corrupção” . O deputado Carlos Marun (MS), vice-líder do PMDB e do governo, foi um dos que, embora presente na Câmara, não registrou presença. “Isso é uma posição para forçar um acordo. A maioria dos parlamentares de PT, PMDB, PSDB, PSD, PP, PSB, PTB, PRB, PHS e Pros não deram presença. Vários chegaram a passar em frente à comissão.

Dólar

O aumento da atuação do Banco Central no mercado de câmbio ajudou a interromper a escalada de alta do dólar desde a vitória de Donald Trump na eleição presidencial americana e contribuiu para que a moeda americana encerrasse a semana em queda frente real. O dólar comercial encerrou a sexta-feira em queda de 1,06% a R$ 3,3865.

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Extra

Pastor morre atropelado ao deixar culto na Estrada do Calafate, em Rio Branco

Publicado

em

Motociclista de 18 anos não possui habilitação e apresentava sinais de ingestão de álcool

O pastor da Igreja Assembleia de Deus, Leonildo Ferreira de Souza, de 65 anos, morreu na manhã deste sábado (15) após ser atropelado na Estrada do Calafate, no bairro Calafate, em Rio Branco. O acidente ocorreu no momento em que o líder religioso saía de um culto e tentava atravessar a via.

Segundo testemunhas, Leonildo foi atingido por uma motocicleta modelo Titan, de cor vermelha e placa SQR-6H83, conduzida por Bruno Eduardo Lima da Silva, de 18 anos, que seguia no sentido bairro–centro. De acordo com relatos, o jovem não possui Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e apresentava sinais de possível ingestão de bebida alcoólica.

Fiéis que estavam no local acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou equipes de suporte básico e avançado. Ao chegarem, os socorristas constataram o óbito do pastor ainda na via.

O condutor da motocicleta sofreu escoriações e foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Baixada da Sobral. Após receber alta médica, ele deverá ser conduzido à Delegacia de Flagrantes (Defla), onde serão adotadas as medidas cabíveis.

Policiais militares isolaram a área para os trabalhos da perícia técnica e confeccionaram o Boletim de Acidente de Trânsito (BAT). O corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para exames cadavéricos. A motocicleta envolvida no acidente foi retirada do local com o auxílio de um guincho.

Comentários

Continue lendo

Extra

Segunda noite de carnaval é considerada tranquila na região do Alto Acre

Publicado

em

Forças de segurança reforçam policiamento e registram poucas ocorrências durante as festividades

A segunda noite de carnaval na região do Alto Acre foi avaliada como tranquila pelas forças de segurança. A atuação integrada contou com reforço do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), da Polícia Militar, por meio do 5º Batalhão, e da Polícia Civil.

De acordo com o comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, major Thales Rafael, não foram registradas ocorrências relevantes relacionadas às festividades em Brasiléia, onde ocorre um evento privado, e o clima foi considerado pacífico também nas demais áreas monitoradas.

Em Xapuri, houve o registro de uma ocorrência de tráfico de drogas durante o evento, além de uma situação isolada de vias de fato. Ainda assim, segundo o comandante, o cenário geral foi de tranquilidade.

O policiamento foi intensificado, especialmente nas pontes da região, com atuação conjunta da Polícia Militar e do Gefron. A medida tem como objetivo prevenir crimes como roubos e coibir ações criminosas na faixa de fronteira com a Bolívia.

As forças de segurança seguem com operações durante o período carnavalesco para garantir a ordem pública e a segurança dos foliões.

Comentários

Continue lendo

Extra

Homem é baleado em tentativa de homicídio atrás de escola em Brasiléia

Publicado

em

Imagem ilustrativa

Criminosos em três motocicletas efetuaram disparos e fugiram; vítima foi socorrida pelo Samu

Uma tentativa de homicídio foi registrada na noite desta sexta-feira (13), por volta das 20h45, na Rua Ayrton Senna, no bairro Leonardo Barbosa, em Brasiléia. O crime ocorreu em via urbana, nos fundos da Escola Elson Dias Dantas.

De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar, a guarnição foi acionada via Copom para averiguar uma ocorrência envolvendo disparos de arma de fogo. Ao chegar ao local, os policiais encontraram um homem caído ao solo, com uma perfuração na região do tórax, possivelmente provocada por tiro.

Testemunhas relataram que a vítima estava sentada sob uma árvore quando três motocicletas passaram pelo local. Os ocupantes efetuaram diversos disparos e fugiram em seguida, tomando rumo ignorado.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e realizou os primeiros atendimentos ainda no local. Em seguida, a vítima foi encaminhada ao hospital para avaliação médica.

A Polícia Militar realizou buscas nas imediações na tentativa de localizar os suspeitos, mas até o momento ninguém foi preso. O caso foi encaminhado à delegacia para adoção das medidas cabíveis e deverá ser investigado.

Comentários

Continue lendo