Conecte-se conosco

Acre

Dia do Basta repercute na Aleac e deputados pedem reforma política

Publicado

em

“Não é uma manifestação contra um partido, e sim contra o sistema”, declarou deputado.

Gina Menezes, da Agência ContilNet

Um dos assuntos mais abordados neste momento nas redes sociais, as manifestações contra a corrupção em várias capitais brasileiras e que acontecerá no próximo sábado (22) em Rio Branco, no evento intitulado Dia do Basta, foi o tema preferido dos deputados estaduais.

Todos os parlamentares que usaram a tribuna da Casa para discursar não se eximiram de opinar sobre o assunto.

Todos os parlamentares que usaram a tribuna da Casa para discursar não se eximiram de opinar sobre o assunto/Foto: Assessoria Aleac

Todos os parlamentares que usaram a tribuna da Casa para discursar não se eximiram de opinar sobre o assunto/Foto: Assessoria Aleac

O líder do governo, Astério Moreira, oficialmente fez um discurso de apoio aos manifestos realizados por jovens, como resultado de mobilização feita através das redes sociais. Nas entrelinhas, ele deu a entender que pode haver por trás dos atos algum interesse de grupos políticos contrários aos que estão governando atualmente.

Sobrou até para a imprensa, a quem o líder do governo acusou de servir de massa de manobra, algumas vezes. “Muitas vezes, a imprensa é instrumentalizada por grupos políticos”, diz.

O parlamentar, que dispôs de 17 minutos para fazer a defesa governamental, fez questão de dizer que os manifestos que estão ocorrendo em todo o Brasil não são contra um partido especificamente, no caso o PT, e sim contra todo um ordenamento partidário.

“Não é uma manifestação contra um partido, e sim contra o sistema”, declarou.

Coube ao deputado Edvaldo Souza (PSDC), jornalista, assim como o colega de parlamento Astério Moreira, fazer a defesa da imprensa. Ele afirmou que a imprensa cumpre um papel fundamental, que é o de manter a população a par dos escândalos e desvios de dinheiro.

“Sem a imprensa, não teríamos conhecimento dos escândalos que levaram à renúncia do governador do Distrito Federal, Inácio Arruda (DEM); não teríamos conhecimento do Mensalão e de tantos outros casos, ao lado da nossa história. Cabe ao repórter reportar os fatos”, pontuou.

Eduardo Farias (PCdoB) foi  outro parlamentar a falar das manifestações populares que ocorreram nos últimos dias e diz que falta, neste processo atual, uma figura carismática que aglutine todos os anseios populares.

“Na minha época, se seguia Lula, Miguel Arraes. Estamos vivendo um novo momento onde as lideranças nascem da espontaneidade das redes sociais.”, diz.

Farias afirma que está chegando o momento de políticos da mesma época que ele ficarem em casa e virarem expectadores das novas revoluções sociais.

“Está chegando o momento onde ficarei em casa e assistirei o desenrolar disso e o surgimento de novas lideranças. Poderei ficar tranqüilo e dizer que fiz minha parte e que agora é hora de novos atores”, especulou.

A reforma política

O líder do PT na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Geraldo Pereira, usou  a tribuna durante a sessão de quarta-feira (19) para falar a respeito dos protestos e dizer que o País vive a expectativa de mudanças na política brasileira.

Pereira chegou a dizer que consideraria lindo um gesto de renúncia coletiva e a defesa de mandatos de dois anos. “Seria lindo uma renúncia coletiva”, declarou.

Quanto aos mandatos de dois anos, o líder petista diz que esta seria uma boa maneira de ter mandatos mais propositivos e úteis.

“Tem gente que não consegue dar conta do mandato porque só pensa na reeleição”, diz.

Pereira afirma que encara com naturalidade as manifestações e diz que isso é uma continuação do descontentamento já externado através das urnas.

“A população já havia dado o recado através das urnas; era um recado da insatisfação que tomou o País com relação ao sistema eleitoral vigente.”, diz.

Luiz Tchê (PDT) aproveitou a discussão sobre reforma política e voltou a defender a unificação das eleições.

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

OAB/AC prorroga benefício para jovens advogados que participaram de solenidade de entrega de carteira

Publicado

em

Prazo para adesão vai de 09 de fevereiro a 04 de março de 2026

Os Jovens advogados que participaram da solenidade de entrega da carteira profissional em 06 de fevereiro de 2025 poderão registrar sociedade de advocacia sem pagar taxa de inscrição, desde que formalizem o pedido em até 15 dias úteis após a cerimônia e estejam com a anuidade regularizada.

A medida concede desconto de 100% na taxa de inscrição de sociedade de advocacia para os profissionais que atendam às condições estabelecidas na resolução 29/2025. Caso o prazo seja perdido, permanece a possibilidade de desconto de 50% para sociedades formadas exclusivamente por advogados com até cinco anos de inscrição.

“É uma medida que busca incentivar e dar apoio aos profissionais que estão iniciando na carreira. É um benefício que já oferecemos desde 2023 e, para 2026, decidimos prorrogar”, finalizou o presidente da Ordem, Rodrigo Aiache.

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo intensifica ações preventivas e reforça proteção de crianças e adolescentes durante o Carnaval no Acre

Publicado

em

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), intensifica, durante o período carnavalesco, ações preventivas voltadas à proteção de crianças e adolescentes. A iniciativa integra a política estadual de promoção e defesa de direitos e reforça o compromisso da gestão com a segurança e o bem-estar da população.

As equipes da SEASDH atuam com atividades educativas e informativas nos espaços de maior circulação de público, orientando sobre a prevenção à violência, o enfrentamento à exploração sexual, o combate ao trabalho infantil e a proibição da venda de bebidas alcoólicas a menores de idade. As abordagens também destacam que toda forma de discriminação é crime, promovendo o respeito à diversidade e à comunidade LGBTQIA+.

Equipes atuam com atividades educativas e informativas nos espaços de maior circulação de público. Foto: Ingrid Kelly/Secom

A diretora de Direitos Humanos, Joelma Pontes, destacou a importância da atuação do Estado durante o período festivo. “A presença da Secretaria durante o Carnaval reforça o compromisso do governo com a proteção da população, especialmente de crianças e adolescentes. Nosso trabalho vai além da orientação: buscamos sensibilizar a sociedade para que cada cidadão compreenda seu papel na garantia de direitos, no enfrentamento à violência e no respeito à diversidade. Queremos que a festa aconteça com alegria, mas também com responsabilidade, assegurando que o Acre seja um espaço cada vez mais seguro, humano e inclusivo para todos”, afirmou.

De acordo com a Secretaria, o objetivo é garantir que a festa popular seja um ambiente de celebração cultural, mas também de conscientização e responsabilidade social. As ações são realizadas de forma integrada com órgãos parceiros, fortalecendo a rede de proteção e ampliando o alcance das orientações à população.

Avanços e fortalecimento das políticas públicas

Nos últimos anos, a SEASDH tem ampliado sua presença nos grandes eventos públicos, consolidando uma atuação preventiva mais efetiva e estratégica. Entre os avanços estão o fortalecimento das campanhas educativas, a intensificação das articulações com a rede socioassistencial e a ampliação das ações de sensibilização direcionadas à sociedade.

A Secretaria também vem investindo no fortalecimento das políticas públicas voltadas às populações em situação de vulnerabilidade, com foco na promoção de direitos, no atendimento humanizado e na garantia da proteção integral de crianças e adolescentes, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A atuação durante o Carnaval reafirma o papel institucional da SEASDH como órgão responsável pela coordenação das políticas de assistência social e direitos humanos no Acre, promovendo ações que contribuem para uma sociedade mais justa, inclusiva e comprometida com a defesa da dignidade humana.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre atinge 10,14 metros em Rio Branco e segue abaixo da cota de alerta

Publicado

em

Defesa Civil registrou 1,40 mm de chuva nas últimas 24 horas; nível ainda está distante do transbordo

Foto: Jardy Lopes

O nível do Rio Acre marcou 10,14 metros às 5h20 desta sexta-feira (13), em Rio Branco, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal. O dado indica elevação no volume de água, mas ainda distante das cotas de alerta e de transbordo estabelecidas para a capital.

De acordo com o informativo, nas últimas 24 horas foram registrados 1,40 milímetros de chuva. A cota de alerta é de 13,50 metros, enquanto a cota de transbordo está fixada em 14,00 metros.

A Defesa Civil segue monitorando o comportamento do rio diante do período chuvoso.

Comentários

Continue lendo