Acre
Desemprego atinge 20% da população de Rio Branco, diz estudo
Pesquisa da Fecomércio-AC mostra ainda que, dentre os entrevistados, 62% dizem estar desempregados há mais de dois anos. Estudo foi feito de 28 a 29 de agosto e entrevistou 200 pessoas na capital.
Pelo menos 20,1% dos rio-branquenses estão em situação de desemprego na capital acreana. Isto é o que aponta uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre (Fecomércio-AC).
O levantamento, feito por meio do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Acre (Ifepac), aponta ainda que aproximadamente 68,3% dos rio-branquenses entrevistados têm emprego fixo.
Com relação à situação de desemprego em Rio Branco, 43,6% dizem não procurar emprego, enquanto 34,6% diz que procura emprego. Deste percentual, 18,2% estão em busca há menos de um ano e, 16,4%, há mais de um ano. Além disso, outros 21,8% afirmam ser trabalhadores aposentados.
Sobre tempo em que estão desempregados:
- 62% dizem estar há mais de dois anos;
- 20%, há menos de um ano;
- 2% diz não lembrar e;
- 8%, há menos de dois anos.
A pesquisa avalia também os números de pessoas com empregos diferentes nos últimos 12 meses. Segundo o levantamento, apenas 9% da população empregada afirma ter trocado de empregos nos últimos doze meses, de modo que a maioria, de 70,9%, diz não experimentar mudança no período e; 20,1% permanecem em condição de desemprego no período superior a doze meses.
Empregados
Com relação à distância do local de trabalho até à moradia do entrevistado, 33,2% da população empregada diz morar longe do emprego; enquanto 25,6% afirmam considerar perto.
Já no que diz respeito aos deslocamentos para o trabalho, 23,6% da população utiliza transporte coletivo; 22,1%, a moto; 7,5%, o carro próprio. Além disso, há as pessoas que fazem o percurso a pé (13,6%) ou de bicicleta (7%).
Segundo o estudo, para 31,7% dos entrevistados, os ganhos mensais são suficientes para as necessidades, enquanto 52,3% se mostram insatisfeitos. Para mais 11,1%, o ganho mensal às vezes atende e, outros 1% se diz sem renda.
Perfil dos entrevistados
O estudo, feito de 28 a 29 de agosto, junto a 200 pessoas economicamente ativas, diz ainda que:
- 8% informam ser aposentados;
- 3,5% afirmam viver de ‘bicos’, ou seja, trabalho informal, sem vínculo trabalhista.
Dos entrevistados, 53,3% eram mulheres e 46,7%, homens. Observando os segmentos de trabalho da população local, a pesquisa destaca que, além dos 27,6% desempregados:
- 35,2% tem vínculo comercial;
- 25,1% estão em atividades no setor de serviços;
- 6,5% são do setor público;
- 4% exercem atividade agrícola; e
- 1,5% trabalham no ramo da indústria.
Comentários
Acre
Inscrições para pesquisas com potencial de inovação de mestres e doutores estão prorrogadas até 9 de março
Podem participar mestres, mestrandos, doutores e doutorandos de diversas áreas
Foi prorrogado para o dia 9 de março o prazo de inscrições para o novo ciclo da jornada Catalisa ICT, programa do Sebrae que tem como objetivo transformar pesquisas com potencial de inovação em soluções de impacto para a sociedade. O edital é voltado para mestres e doutores, com pesquisas concluídas ou em andamento, e que participem desde o primeiro ciclo do programa.
Serão selecionadas cerca de 2 mil pesquisas com potencial de inovação, terão apoio até 300 planos de inovação e até 150 deeptechs serão atendidas. Ao longo de 24 meses, os participantes contarão com capacitação, mentorias, eventos de conexão e, nas etapas subsequentes, receberão fomento para desenvolver suas pesquisas em soluções práticas.
A ação é promovida pelo Sebrae em parceria com diversas entidades do ecossistema nacional de inovação com o objetivo de acelerar negócios inovadores de base tecnológica, além de promover a aproximação entre universidades e mercado.
Catalisa
O Catalisa usa os princípios da inovação aberta para conectar pessoas e organizações com o objetivo de gerar soluções, abrir mercados e ampliar as trocas de conhecimento entre empresas, governos, instituições de ensino e demais players do ecossistema de inovação brasileiro.
Há quatro linhas de atuação: Catalisa HUB, Catalisa Corp, Catalisa ICT e Catalisa GOV. Entre as vantagens do Catalisa para os participantes, destacam-se: acesso à inteligência coletiva para resolver problemas; redução de custos, tempo e riscos dos seus projetos de inovação; e desenvolvimento de novos negócios a partir de pesquisas de base tecnológica.
Para obter mais informações e se inscrever no programa, acesse sebrae.com.br/catalisaict. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: [email protected]
Comentários
Acre
Mototaxista brasileiro é gravemente ferido em atropelamento na Bolívia; motorista embriagado é preso
Adevâncio Chaves da Conceição, de 55 anos, foi transferido para o Acre após ser atingido por caminhonete. Outras vítimas bolivianas também foram socorridas.
Um grave atropelamento ocorrido na última terça-feira (04) na cidade de Porvenir, a cerca de 30 km da capital da Bolívia, deixou várias pessoas feridas, entre elas o brasileiro Adevâncio Chaves da Conceição, de 55 anos. O mototaxista, que trabalha na região, estava parado em um ponto quando foi atingido por uma caminhonete dirigida por um motorista embriagado. Além do brasileiro, outras pessoas bolivianas também foram atropeladas.
As vítimas bolivianas foram socorridas e encaminhadas a hospitais locais. Já Adevâncio, que sofreu trauma no tórax e múltiplas escoriações pelo corpo, foi atendido inicialmente no Hospital Regional de Brasiléia, no Acre. Devido à gravidade dos ferimentos, ele foi transferido na noite desta quinta-feira (06) para o Pronto-Socorro de Rio Branco, onde permanece em estado estável.
O motorista da caminhonete foi preso pelas autoridades bolivianas, e o caso segue sob investigação. O incidente reforça os riscos de acidentes causados por motoristas embriagados e a importância de medidas preventivas para garantir a segurança nas vias.
Comentários
Acre
PRF apreende 3 kg de Skunk e prende suspeitos em operação tática na BR-317
Motocicleta tentou fugir de barreira policial; droga foi arremessada na vegetação durante perseguição. Detidos foram encaminhados à Polícia Civil de Xapuri-AC.
No fim da tarde desta quinta-feira (06/02), uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava uma operação de fiscalização na BR-317 quando flagrou uma motocicleta que tentou fugir ao avistar a barreira policial. Após um acompanhamento tático, os agentes conseguiram interceptar o veículo.
Durante a perseguição, um pacote foi arremessado na vegetação e, com o apoio do Grupo Especial de Fiscalização de Fronteira (GEFRON-AC), foram encontrados 3 kg de Skunk, uma potente variedade de cannabis.
Os dois ocupantes da moto foram detidos e encaminhados à Polícia Civil de Xapuri-AC. A ação reforça o compromisso das forças de segurança no combate ao tráfico de drogas e na proteção da população, especialmente em regiões estratégicas como a fronteira do Acre.
Você precisa fazer login para comentar.