Acre
Desembargadora do G 7 vai relatar intervenção federal no MP do Acre
A desembargadora Denise Bonfim, que mandou prender mais de 20 empreiteiros e gestores públicos na Operação G-7 (maior escândalo financeiro da gestão do PT), será a relatora do processo que pede intervenção federal no Ministério Público do Acre. O procurador-geral de justiça, Oswaldo D `Albuquerque de Lima Neto, é acusado de descumprir ordem judicial após mudar a Lei Orgânica da instituição durante processo de promoção de promotores do interior para a capital. A manobra gerou descontentamentos do Tribunal de Justiça, que, em sentença prolatada no fim do mês de julho, atribuiu ao procurador-geral a culpa por causar “tensão entre os poderes”. Por duas vezes, Oswaldo foi orientado a desfazer promoções irregulares. Ele deixou de atender à ordem do TJ, que teve como relator o desembargador já aposentado, Adair Longuini.
Em seu despacho, o magistrado esclarece que, em caso de descumprimento, a intervenção federal devia ser levada á apreciação do Pleno do Tribunal de Justiça. Denise Bonfim é vice-presidente do TJ-AC e só deve se manifestar sobre o assunto no seu voto, durante sessão que pode ocorrer na próxima terça-feira (18). A intervenção, se aceita, será feita pelo Conselho Nacional do Ministério Público. O promotor Rodrigo Fontoura de Carvalho, um dos que deveriam ser promovidos pelo critério de antiguidade, também pede o afastamento de Oswaldo D ´Albuquerque.
A presidente do TJ-AC, desembargadora Maria Cezarinete, pediu, por ofício, que o corregedor nacional do CNMP, Alessandro Tramujas Assad, se manifeste sobre o assunto. O procurador do MP do Acre para assuntos jurídicos, Cosmo de Souzas, também recebeu a recomendação. A defesa do procurador-geral consta num embargo de declaração com efeitos de infringência, assinado pela procuradora de Recursos do MPE, Giselle Mubárac.
Fonte: ac360graus
Comentários
Acre
Médico retira prego do intestino de criança de 3 anos por colonoscopia no Hospital do Juruá
Procedimento evitou cirurgia invasiva; menino havia ingerido o objeto há oito dias e passa bem
Comentários
Acre
Riozinho do Rola apresenta leve recuo e indica estabilidade no nível do Rio Acre
Afluente do Rio Acre caiu cerca de 6 centímetros nas últimas horas, segundo o SGB, enquanto o rio principal segue acima da cota de transbordamento em Rio Branco

Comentários
Acre
Rio Acre atinge 14,26 metros e segue acima da cota de transbordamento

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre alcançou 14,26 metros na medição das 9h deste sábado, 17, mantendo-se acima da cota de transbordamento em Rio Branco, que é de 14,00 metros, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal.
De acordo com os dados oficiais, o rio apresentou elevação em relação à primeira medição do dia. Às 5h, o nível estava em 14,22 metros, indicando uma subida de 4 centímetros em poucas horas. A situação reforça o estado de atenção para áreas ribeirinhas da capital acreana.
Nas últimas 24 horas, o volume de chuva registrado foi de 2,40 milímetros, quantidade considerada baixa, mas que ainda contribui para a manutenção do nível elevado do manancial, somando-se ao volume de água proveniente das cabeceiras e de afluentes.
A cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros, já havia sido ultrapassada anteriormente, e o cenário atual mantém a Defesa Civil em monitoramento permanente.


Você precisa fazer login para comentar.